Logo
Regional

Aldeia de Arcos de Valdevez limpa área ardida e inicia reflorestação

30 Setembro, 2024 | 13:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, Arcos de Valdevez, uma das mais afetadas pelos fogos deste verão, inicia em outubro sementeiras com recurso a ‘drones’ e a plantação de espécies autóctones, disse hoje Horácio Cerqueira.

O presidente da União de Freguesias de São Jorge e Ermelo adiantou passados cinco dias dos incêndios dos início do mês, que consumiram 1.300 hectares, que “foi iniciado “um plano de estabilização urgente para que a área ardida não sofresse ainda mais perdas de biodiversidade”.

Segundo Horário Cerqueira, “a União de Freguesias, os baldios e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com o apoio da Câmara de Arcos de Valdevez, começaram a criar barreiras para evitar o deslizamento de terras e a cortar a matéria morta que sobrou do incêndio”.

“Percebemos, rapidamente, que tínhamos de juntar forças e fazer algo pela preservação do nosso território. Com a passagem de um incêndio não nos podemos dar ao luxo de esperar que a natureza faça tudo sozinha. Temos de trabalhar em soluções rápidas e que ajudem na recuperação do território. Temos de prevenir os deslizamentos de terras e evitar que as cinzas dos incêndios vão diretamente para as linhas de água”, apontou.

O autarca lembrou que com a chegada do “outono, e a caminhar para o inverno, é fundamental que estas medidas sejam de rápida eficácia”.

Já a reflorestação da área ardida vai começar na quarta e quintas-feiras, a partir das 09:00 horas e, em simultâneo, com sementeiras de herbáceas de crescimento rápido como o azevém e a festuca, feitas com recurso a ‘drone’ e plantação de cerca de 250 quilogramas de bolotas.

“Vamos fazer uma sementeira com recurso a drone que irá espalhar cerca de 1.500 quilómetros destas sementes pela área ardida de mais difícil acesso, pois estamos a falar de zonas onde a inclinação do terreno chega a ser de 20 por cento”, sublinhou Horácio Cerqueira.

O autarca referiu que, “no total, esta ação de estabilização de emergência vai durar cerca de um mês”.

Para Horácio Cerqueira, “o importante é promover a recuperação do território o mais rapidamente possível, preservar a biodiversidade que sobreviveu e fomentar o crescimento de espécies autóctones”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Fevereiro, 2026

Mercado imobiliário em Viana do Castelo dispara 16,8% em um ano

Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança campanha solidária para apoiar vítimas da tempestade Kristin

O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Paredes de Coura celebra fevereiro com cultura, teatro e tradições do Entrudo

Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo: Reunião camarária aborda revisão orçamental, mobilidade e protocolos sociais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.

Cultura 2 Fevereiro, 2026

Viana Jazz entre os 10 melhores festivais ibéricos

O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Valença desafia casais a eternizar o amor em concurso de fotografia

Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Escuteiros de Viana do Castelo apoiam populações afetadas pela depressão Kristin

A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.