Logo
Regional

Aldeia de Arcos de Valdevez limpa área ardida e inicia reflorestação

30 Setembro, 2024 | 13:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, Arcos de Valdevez, uma das mais afetadas pelos fogos deste verão, inicia em outubro sementeiras com recurso a ‘drones’ e a plantação de espécies autóctones, disse hoje Horácio Cerqueira.

O presidente da União de Freguesias de São Jorge e Ermelo adiantou passados cinco dias dos incêndios dos início do mês, que consumiram 1.300 hectares, que “foi iniciado “um plano de estabilização urgente para que a área ardida não sofresse ainda mais perdas de biodiversidade”.

Segundo Horário Cerqueira, “a União de Freguesias, os baldios e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com o apoio da Câmara de Arcos de Valdevez, começaram a criar barreiras para evitar o deslizamento de terras e a cortar a matéria morta que sobrou do incêndio”.

“Percebemos, rapidamente, que tínhamos de juntar forças e fazer algo pela preservação do nosso território. Com a passagem de um incêndio não nos podemos dar ao luxo de esperar que a natureza faça tudo sozinha. Temos de trabalhar em soluções rápidas e que ajudem na recuperação do território. Temos de prevenir os deslizamentos de terras e evitar que as cinzas dos incêndios vão diretamente para as linhas de água”, apontou.

O autarca lembrou que com a chegada do “outono, e a caminhar para o inverno, é fundamental que estas medidas sejam de rápida eficácia”.

Já a reflorestação da área ardida vai começar na quarta e quintas-feiras, a partir das 09:00 horas e, em simultâneo, com sementeiras de herbáceas de crescimento rápido como o azevém e a festuca, feitas com recurso a ‘drone’ e plantação de cerca de 250 quilogramas de bolotas.

“Vamos fazer uma sementeira com recurso a drone que irá espalhar cerca de 1.500 quilómetros destas sementes pela área ardida de mais difícil acesso, pois estamos a falar de zonas onde a inclinação do terreno chega a ser de 20 por cento”, sublinhou Horácio Cerqueira.

O autarca referiu que, “no total, esta ação de estabilização de emergência vai durar cerca de um mês”.

Para Horácio Cerqueira, “o importante é promover a recuperação do território o mais rapidamente possível, preservar a biodiversidade que sobreviveu e fomentar o crescimento de espécies autóctones”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.