A Biblioteca Municipal de Caminha é palco este sábado, dia 11 de novembro, pelas 17h00, de uma tertúlia que tem por tema o centenário de Agustina Bessa Luís, com a participação de Mónica Baldaque e Isabel Pires de Lima e que terá como moderador Fontaínhas Fernandes.
A iniciativa integra-se nas comemorações dos 30 anos deste equipamento cultural e do Museu Municipal de Caminha.
A tertúlia tem organização da Câmara Municipal de Caminha e dos Amigos da Rede de Bibliotecas de Caminha. O Município associou-se desde o início às celebrações dos 100 anos da prestigiada autora portuguesa, apoiando o filme e a série “A Sibila”, uma produção baseada no romance com o mesmo nome, que já estreou no concelho, coincidindo aliás com a estreia nacional da obra.
No sábado ainda, pelas 21h30, “A Sibila” voltará a ser exibido no Cineteatro de Vila Praia de Âncora, com entrada gratuita, sujeita a reserva de bilhetes.
Sobre as duas convidadas para esta tertúlia, Isabel Pires de Lima é professora Emérita da Universidade do Porto e foi ministra da Cultura de Portugal entre 2005 e 2008.

Mónica Baldaque é filha de Agustina Bessa-Luiz e profissionalmente está ligada à museologia, sendo conservadora principal de museus.

O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.
Viana do Castelo vai transformar-se, entre 5 de dezembro e 5 de janeiro, num grande palco festivo com a nova edição do “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reduziu, nos últimos quatro anos, a dívida de médio e longo prazo em cinco milhões de euros, passando de 27 para 22 milhões, anunciou o presidente Luís Nobre durante a reunião do executivo realizada na terça-feira.
A Câmara Municipal de Valença lançou um novo concurso público para a reabilitação do bairro social de Friestas, prevendo um investimento mínimo de 1,2 milhões de euros. O anúncio foi publicado no Diário da República e fixa um prazo de execução de 365 dias.
Viana do Castelo vai ser, no último fim de semana de novembro, o palco de dois dos maiores eventos regionais dedicados às artes marciais e ao Judo. O Pavilhão Municipal José Natário acolhe, nos dias 29 e 30, iniciativas organizadas pelo Sport Clube Vianense em parceria com a Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo (AJDVC), que devem reunir cerca de 550 atletas.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinalou 40 anos de atividade, destacando o impacto da instituição na formação de profissionais e no desenvolvimento regional, e apresentando os desafios e prioridades para a próxima década.
A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, realizada entre 15 e 22 de novembro, encerrou com um balanço extremamente positivo, registando níveis de participação superiores aos de todas as edições anteriores. O evento, promovido pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, voltou a destacar-se pela diversidade artística e pelo compromisso exemplar com a acessibilidade.