O presidente da Assembleia da Republica, José Pedro Aguiar Branco, disse em Matosinhos acreditar que moção de confiança do Governo seja aprovada, em nome do "interesse nacional".
“Devo dizer que eu tenho confiança que ainda seja possível aprovar esta moção de confiança, porque acredito que o interesse nacional irá prevalecer, como aconteceu quando foi o Orçamento de Estado, e também para que as moções de censura [apresentada pelos partidos] não tivessem a sua aprovação”, afirmou Aguiar Branco, lembrando que existe a possibilidade da abstenção.
Em declarações aos jornalistas na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, o presidente da Assembleia da República disse acreditar que “os portugueses não desejam eleições”, considerando que “o superior interesse nacional exige que também neste momento essa avaliação do interesse nacional esteja bem presente quando for a hora de votar”.
“Eu acredito que o superior interesse nacional seja, na hora da sua votação, prioritário, tal como também foi nas moções de censura, e tal como aconteceu também na votação do Orçamento de Estado”, frisou.
Contudo, referiu que “em democracia não há impasses e, como não há impasses, a situação das eleições são sempre, em última análise, a alternativa que existe”.
“Creio interpretar a vontade do povo português de que não haja, neste momento, instabilidade que leve a eleições. Está nas mãos dos partidos, na hora de votar, também colocarem, tal como colocaram no Orçamento, tal como colocaram na moção de censura, colocar agora também na moção de confiança o interesse nacional acima de qualquer interesse partidário”, acrescentou.
A cerca de 48 horas da moção de confiança ser discutida no parlamento, insistiu na ideia de que “haja todo esse processo de reflexão, de recolocação como prioridade o interesse nacional”.
“E eu, como presidente da Assembleia da República, desejaria que assim fosse. E, portanto, quero trabalhar na hipótese de, até terça-feira, ser possível que se coloque o interesse nacional acima de qualquer interesse partidário”, disse.
E se o interesse nacional “for colocado em primeiro lugar, relembro que até pela via da abstenção, ela poderá ser aprovada e, portanto, o país poderá continuar a contar com a estabilidade”, frisou.
O projeto Atlantic Sunset inaugurou, no Farol de Montedor, em Carreço, a primeira placa identificativa do “último pôr-do-sol de Portugal continental”, acompanhada por uma mesa interpretativa dedicada à observação do fenómeno solar.
O Município de Ponte de Lima volta a destacar a tradição e a qualidade dos seus produtos locais com a realização do Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota, que decorre entre os dias 21 e 23 de novembro, integrado no programa municipal “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”.
A CP – Comboios de Portugal vai distribuir 10 mil vouchers para viagens gratuitas na Linha da Beira Alta, recentemente reaberta na totalidade após obras de modernização concluídas em setembro. A iniciativa pretende incentivar a utilização do comboio, promover a mobilidade sustentável e atrair novos passageiros, assim como reconquistar os clientes habituais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou esta terça-feira que o projeto “Bairro Comercial Digital – Bairro do Coração”, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estará totalmente concluído até março de 2026. A garantia foi dada durante a apresentação da nova aplicação móvel Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso, que recompensa consumidores que realizam compras no comércio local.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai marcar presença, até domingo (20 a 23 de novembro), na 26ª edição do XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza. O município volta a apostar neste certame, considerado o maior evento ibérico de turismo gastronómico, reforçando a promoção da sua oferta turística num mercado galego que continua a ser estratégico para a região.
Valença volta a promover, no próximo sábado, 22 de novembro, às 10h30, uma ação de plogging nas margens do Rio Minho, iniciativa que junta desporto ao compromisso ambiental. A atividade integra a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e é organizada pela Câmara Municipal de Valença.
Esta quarta-feira, 19 de novembro, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe às 21h00, “Rei Lear”, da Companhia do Chapitô, no Festival de Teatro da capital do Alto Minho.