Logo
Nacional

Aguiar Branco apela à aprovação de moção de confiança

10 Março, 2025 | 9:25
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O presidente da Assembleia da Republica, José Pedro Aguiar Branco, disse em Matosinhos acreditar que moção de confiança do Governo seja aprovada, em nome do "interesse nacional".

“Devo dizer que eu tenho confiança que ainda seja possível aprovar esta moção de confiança, porque acredito que o interesse nacional irá prevalecer, como aconteceu quando foi o Orçamento de Estado, e também para que as moções de censura [apresentada pelos partidos] não tivessem a sua aprovação”, afirmou Aguiar Branco, lembrando que existe a possibilidade da abstenção.

Em declarações aos jornalistas na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, o presidente da Assembleia da República disse acreditar que “os portugueses não desejam eleições”, considerando que “o superior interesse nacional exige que também neste momento essa avaliação do interesse nacional esteja bem presente quando for a hora de votar”.

“Eu acredito que o superior interesse nacional seja, na hora da sua votação, prioritário, tal como também foi nas moções de censura, e tal como aconteceu também na votação do Orçamento de Estado”, frisou.

Contudo, referiu que “em democracia não há impasses e, como não há impasses, a situação das eleições são sempre, em última análise, a alternativa que existe”.

“Creio interpretar a vontade do povo português de que não haja, neste momento, instabilidade que leve a eleições. Está nas mãos dos partidos, na hora de votar, também colocarem, tal como colocaram no Orçamento, tal como colocaram na moção de censura, colocar agora também na moção de confiança o interesse nacional acima de qualquer interesse partidário”, acrescentou.

A cerca de 48 horas da moção de confiança ser discutida no parlamento, insistiu na ideia de que “haja todo esse processo de reflexão, de recolocação como prioridade o interesse nacional”.

“E eu, como presidente da Assembleia da República, desejaria que assim fosse. E, portanto, quero trabalhar na hipótese de, até terça-feira, ser possível que se coloque o interesse nacional acima de qualquer interesse partidário”, disse.

E se o interesse nacional “for colocado em primeiro lugar, relembro que até pela via da abstenção, ela poderá ser aprovada e, portanto, o país poderá continuar a contar com a estabilidade”, frisou.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 28 Janeiro, 2026

Viana do Castelo disponível para apoiar municípios mais afetados pela tempestade Kristin

Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.

Desporto 28 Janeiro, 2026

Morreu Fernando Mamede, lenda do atletismo nacional

Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos. 

Nacional 28 Janeiro, 2026

Quercus alerta para pressão política sobre o ICNF e defende autonomia técnica

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Tempestade Kristin provoca duas mortes e deixa milhares sem eletricidade

O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.

Regional 28 Janeiro, 2026

Homem resgatado em Monção após ficar isolado pela subida do rio Minho

Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo realizam treino de resgate na Serra da Estrela

Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.

Regional 28 Janeiro, 2026

Baile de Carnaval promete animar Santa Marta de Portuzelo

A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.