A Águas do Norte vai investir 2,4 milhões de euros para "aumentar a resiliência” do abastecimento de água, em alta, com origem na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Insalde, Paredes de Coura, foi hoje divulgado.
Em resposta, por escrito, a um pedido de esclarecimento da agência Lusa, a empresa explicou que o investimento, atualmente em fase de concurso público, vem na sequência de um outro, realizado em 2021, naquele concelho do distrito de Viana do Castelo, no valor de 3,2 milhões de euros, para “promover uma resolução imediata do abastecimento à zona industrial de Paredes de Coura”.
O concurso público em curso foi publicado em Diário da República (DR), em abril, com prazo para apresentação de propostas marcado para quinta-feira.
Na terça-feira, de acordo com uma alteração publicada em DR, aquele prazo foi prorrogado para 12 julho.
O procedimento inclui duas empreitadas de conceção-construção para a reabilitação das ETA de Paredes de Coura.
A primeira, diz respeito à conceção-construção para a reabilitação da ETA de Insalde e construção do reservatório de Formariz, com o preço base de 1.250.000 euros.
A segunda, é relativa à conceção-construção para a reabilitação da ETA da Castanheira e construção do reservatório de Mozelos, em Paredes de Coura, com o preço base 1.150.000 euros.
O prazo de execução do contrato é de 735 dias.
Em 2021, a Águas do Norte investiu cerca de 3,2 milhões de euros para garantir o reforço do abastecimento de água no sistema das freguesias de Castanheira e Insalde, com o consequente fornecimento de água ao parque industrial de Paredes de Coura, para responder à instalação da empresa farmacêutica grupo espanhol Zendal.
Em causa estão os reservatórios de Mozelos, Formariz, Ferreira, Linhares e Cossourado, em Paredes de Coura, bem como a expansão para a adução às freguesias de Gondar, Mentrestido, Sapardos e Candemil, no concelho vizinho de Vila Nova de Cerveira.
Responsável pela gestão da rede de abastecimento de água em alta e de saneamento básico de 63 municípios, a Águas do Norte iniciou atividade em 2015.
A empresa resultou da agregação das empresas Águas do Douro e Paiva, Águas do Noroeste, Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Simdouro – Saneamento do Grande Porto, integradas no grupo Águas de Portugal (AdP), detendo “a concessão por 30 anos da exploração e gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal”.
Um total de 330 jornalistas encontrava-se detido em todo o mundo no final de 2025, devido ao exercício da sua profissão, segundo o Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ). Embora ligeiramente abaixo do recorde de 384 registado em 2024, o número mantém-se acima dos 300 pelo quinto ano consecutivo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.