A Águas do Norte vai investir 2,4 milhões de euros para "aumentar a resiliência” do abastecimento de água, em alta, com origem na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Insalde, Paredes de Coura.
A empresa explicou que o investimento, atualmente em fase de concurso público, vem na sequência de um outro, realizado em 2021, naquele concelho do distrito de Viana do Castelo, no valor de 3,2 milhões de euros, para “promover uma resolução imediata do abastecimento à zona industrial de Paredes de Coura”.
O concurso público em curso foi publicado em Diário da República (DR), em abril, com prazo para apresentação de propostas marcado para quinta-feira.
Na terça-feira, de acordo com uma alteração publicada em DR, aquele prazo foi prorrogado para 12 julho.
O procedimento inclui duas empreitadas de conceção-construção para a reabilitação das ETA de Paredes de Coura.
A primeira, diz respeito à conceção-construção para a reabilitação da ETA de Insalde e construção do reservatório de Formariz, com o preço base de 1.250.000 euros.
A segunda, é relativa à conceção-construção para a reabilitação da ETA da Castanheira e construção do reservatório de Mozelos, em Paredes de Coura, com o preço base 1.150.000 euros.
O prazo de execução do contrato é de 735 dias.
Em 2021, a Águas do Norte investiu cerca de 3,2 milhões de euros para garantir o reforço do abastecimento de água no sistema das freguesias de Castanheira e Insalde, com o consequente fornecimento de água ao parque industrial de Paredes de Coura, para responder à instalação da empresa farmacêutica grupo espanhol Zendal.
Em causa estão os reservatórios de Mozelos, Formariz, Ferreira, Linhares e Cossourado, em Paredes de Coura, bem como a expansão para a adução às freguesias de Gondar, Mentrestido, Sapardos e Candemil, no concelho vizinho de Vila Nova de Cerveira.
Responsável pela gestão da rede de abastecimento de água em alta e de saneamento básico de 63 municípios, a Águas do Norte iniciou atividade em 2015.
A empresa resultou da agregação das empresas Águas do Douro e Paiva, Águas do Noroeste, Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Simdouro – Saneamento do Grande Porto, integradas no grupo Águas de Portugal (AdP), detendo “a concessão por 30 anos da exploração e gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal”.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.
A construção da nova ponte que vai ligar a Estrada Nacional 203, em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, Viana do Castelo, entrou numa fase decisiva com o início da betonagem da estrutura. O avanço dos trabalhos assinala mais um marco numa obra considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região.
O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.
O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.