A Águas do Norte vai investir 2,4 milhões de euros para "aumentar a resiliência” do abastecimento de água, em alta, com origem na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Insalde, Paredes de Coura.
A empresa explicou que o investimento, atualmente em fase de concurso público, vem na sequência de um outro, realizado em 2021, naquele concelho do distrito de Viana do Castelo, no valor de 3,2 milhões de euros, para “promover uma resolução imediata do abastecimento à zona industrial de Paredes de Coura”.
O concurso público em curso foi publicado em Diário da República (DR), em abril, com prazo para apresentação de propostas marcado para quinta-feira.
Na terça-feira, de acordo com uma alteração publicada em DR, aquele prazo foi prorrogado para 12 julho.
O procedimento inclui duas empreitadas de conceção-construção para a reabilitação das ETA de Paredes de Coura.
A primeira, diz respeito à conceção-construção para a reabilitação da ETA de Insalde e construção do reservatório de Formariz, com o preço base de 1.250.000 euros.
A segunda, é relativa à conceção-construção para a reabilitação da ETA da Castanheira e construção do reservatório de Mozelos, em Paredes de Coura, com o preço base 1.150.000 euros.
O prazo de execução do contrato é de 735 dias.
Em 2021, a Águas do Norte investiu cerca de 3,2 milhões de euros para garantir o reforço do abastecimento de água no sistema das freguesias de Castanheira e Insalde, com o consequente fornecimento de água ao parque industrial de Paredes de Coura, para responder à instalação da empresa farmacêutica grupo espanhol Zendal.
Em causa estão os reservatórios de Mozelos, Formariz, Ferreira, Linhares e Cossourado, em Paredes de Coura, bem como a expansão para a adução às freguesias de Gondar, Mentrestido, Sapardos e Candemil, no concelho vizinho de Vila Nova de Cerveira.
Responsável pela gestão da rede de abastecimento de água em alta e de saneamento básico de 63 municípios, a Águas do Norte iniciou atividade em 2015.
A empresa resultou da agregação das empresas Águas do Douro e Paiva, Águas do Noroeste, Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Simdouro – Saneamento do Grande Porto, integradas no grupo Águas de Portugal (AdP), detendo “a concessão por 30 anos da exploração e gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal”.
Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.
A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).