As Águas do Alto Minho e as Águas do Norte garantem "não existir quaisquer registos positivos dos agentes legionella no histórico de resultados, tanto os mais recentes, como no restante ano 2023".
Segundo uma nota publicada por ambas as entidades, que abastecem, atualmente, de água as freguesias de Vila Praia de Âncora, Moledo e Vilarelho, no concelho de Caminha (onde foram detetados os oito casos de legionella), “estes resultados, em conjunto com os resultados dos restantes parâmetros monitorizados, e o cuidado tratamento e desinfeção garantem a qualidade e segurança da água distribuída para consumo humano e demais usos domiciliares”.
No comunicado, lê-se ainda que as Águas do Alto Minho estão a acompanhar em colaboração com a Autoridade de Saúde, a situação de ocorrência de alguns casos positivos de legionella nas mesmas freguesias, “no sentido de identificação das causas, controlo e mitigação das mesmas”.
Ambas as entidades, garantem estar a implementar rigorosos sistemas de monitorização e controlo da qualidade da água, nomeadamente no sistema de abastecimento de água até à entrada das redes prediais dos clientes. “Esta atividade é ainda complementada com a realização de múltiplas análises a diversos parâmetros da qualidade da água, com recurso a laboratórios externos acreditados, parâmetros que incluem a pesquisa e quantificação periódica de bactérias do género legionella”, completa.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a acolher a tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro com abertura de portas às 23h00. O evento promete muita animação, surpresas e música, prolongando-se até às 06h00.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.