Logo
Regional

Água fornecida no Alto Minho apresenta indicador de segurança de 99,32%

12 Outubro, 2023 | 13:40
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A água para consumo humano distribuída no Alto Minho apresenta, um indicador de água segura de 99,32% de acordo com o relatório anual da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

O “Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal – RASARP”, no qual a ERSAR divulga os dados da qualidade da água distribuída para consumo humano de 2022, veio confirmar que a água distribuída pela Águas do Alto Minho, possui um indicador de água segura igual a 99,32 %, reflexo da qualidade e segurança da água distribuída.

De acordo com a ERSAR os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença e Viana do Castelo apresentaram um indicador de Água Segura superior a 99%. Vila Nova de Cerveira também se destaca pela positiva por ter subido o seu indicador de água segura de 97,73%, em 2021, para 98,14%, em 2022, o que representa um aumento muito significativo da qualidade de água em apenas um ano.

No global regista-se uma evolução favorável da percentagem de água segura o que vai de encontro às expetativas dos 7 municípios do Alto Minho quando decidiram agregar-se e criar a empresa Águas do Alto Minho.

De acordo com António Maria Lisboa, o responsável pela Qualidade da Água da Águas do Alto Minho, “a evolução dos índices de qualidade da água fornecida pela Águas do Alto Minho aos seus Clientes, demonstra o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela empresa desde a data da sua criação. Estes resultados devem-se a uma série de melhorias que têm vindo a ser implementadas, tais como a construção, reforço e melhoria de postos de tratamento de água, cuidados de higienização regular das infraestruturas (reservatórios e redes de distribuição), equipas dedicadas e rotinas sistematizadas de monitorização e controlo da qualidade da água, acompanhamento e limpeza das origens de água, entre outros aspetos.” Reforça, ainda, que “para se atingirem estes níveis de excelência, nunca será demais, destacar a dedicação e empenho das equipas operacionais que intervêm diariamente na infraestrutura de abastecimento de água.”

Os resultados evidenciam o forte compromisso da Águas do Alto Minho para com os seus Clientes e Municípios Parceiros, na prestação de um serviço de excelência.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 7 Dezembro, 2023

Já começaram as obras para requalificar a Avenida do Cabedelo

Já arrancou a empreitada de 615 mil euros para requalificação da Avenida do Cabedelo, na freguesia de Darque, em Viana do Castelo.

Regional 7 Dezembro, 2023

Chegada do Pai Natal e do Grinch surpreende multidão presente em Vila Nova de Cerveira

Ao cair da noite desta quarta-feira, o mítico "Senhor das Barbas Brancas" surgiu no céu, aterrando o seu trenó no centro histórico de Vila Nova de Cerveira.

Regional 7 Dezembro, 2023

CIM Alto Minho promove workshops temáticos em dezembro para migrantes no Alto Minho

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) organiza durante o mês de dezembro, em colaboração com os municípios da região, diversos workshops temáticos intitulados “Múltiplas Literacias”, com o objetivo de facilitar múltiplas aprendizagens, num contexto informal, a migrantes residentes no Alto Minho e favorecer a sua integração.

Regional 7 Dezembro, 2023

Valença distinguido, pela primeira vez, como “Autarquia Familiarmente Responsável”

O Município de Valença foi distinguido com o título de "Autarquia Familiarmente Responsável". 

Regional 7 Dezembro, 2023

“Palavras com Som – Projeto de Promoção da Comunicação Humana” apoia 131 crianças em Viana

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, ao longo do ano letivo 2023/2024, vai implementar o projeto “Palavras com Som – Projeto de Promoção da Comunicação Humana” em jardins de infância do município, levando um terapeuta da fala à escola.

Regional 7 Dezembro, 2023

Viana: Tradicionais “Pinheiros de Natal” podem ser levantados, a partir de hoje, no Mercado Municipal

A partir desta quinta-feira, 7 de dezembro, os tradicionais "Pinheirinhos de Natal" naturais já estão disponíveis para serem levantados, gratuitamente, no Mercado Municipal, em Viana do Castelo. 

Regional 7 Dezembro, 2023

Ponte de Lima quer implementar, até ao final do ano, 14 ecolugares

Ponte de Lima vai receber 14 Ecolugares no âmbito de uma iniciativa da Resulima cofinanciada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR).