A água para consumo humano distribuída no Alto Minho apresenta, um indicador de água segura de 99,32% de acordo com o relatório anual da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
O “Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal – RASARP”, no qual a ERSAR divulga os dados da qualidade da água distribuída para consumo humano de 2022, veio confirmar que a água distribuída pela Águas do Alto Minho, possui um indicador de água segura igual a 99,32 %, reflexo da qualidade e segurança da água distribuída.
De acordo com a ERSAR os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença e Viana do Castelo apresentaram um indicador de Água Segura superior a 99%. Vila Nova de Cerveira também se destaca pela positiva por ter subido o seu indicador de água segura de 97,73%, em 2021, para 98,14%, em 2022, o que representa um aumento muito significativo da qualidade de água em apenas um ano.
No global regista-se uma evolução favorável da percentagem de água segura o que vai de encontro às expetativas dos 7 municípios do Alto Minho quando decidiram agregar-se e criar a empresa Águas do Alto Minho.
De acordo com António Maria Lisboa, o responsável pela Qualidade da Água da Águas do Alto Minho, “a evolução dos índices de qualidade da água fornecida pela Águas do Alto Minho aos seus Clientes, demonstra o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela empresa desde a data da sua criação. Estes resultados devem-se a uma série de melhorias que têm vindo a ser implementadas, tais como a construção, reforço e melhoria de postos de tratamento de água, cuidados de higienização regular das infraestruturas (reservatórios e redes de distribuição), equipas dedicadas e rotinas sistematizadas de monitorização e controlo da qualidade da água, acompanhamento e limpeza das origens de água, entre outros aspetos.” Reforça, ainda, que “para se atingirem estes níveis de excelência, nunca será demais, destacar a dedicação e empenho das equipas operacionais que intervêm diariamente na infraestrutura de abastecimento de água.”
Os resultados evidenciam o forte compromisso da Águas do Alto Minho para com os seus Clientes e Municípios Parceiros, na prestação de um serviço de excelência.
Viana do Castelo vai ser palco de um espetáculo único de K-Pop no próximo sábado, 11 de abril, no Centro Cultural Viana do Castelo, a partir das 15h00.
Estão oficialmente abertas as candidaturas para a escolha da Mordoma do Cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026, a figura que irá representar a festa mais emblemática da cidade.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, no Pavilhão José Natário, a equipa do HC Cambra, em jogo referente à 17.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
O Município de Viana do Castelo continua a celebrar o amor e a tradição cultural junto da comunidade migrante, promovendo uma das mais belas expressões do património local: o Lenço dos Namorados.
A transportadora rodoviária de longa distância FlixBus anunciou que disponibiliza 150 mil viagens a preços reduzidos, válidas entre 23 de fevereiro e 29 de março, numa iniciativa para apoiar a mobilidade e a recuperação das regiões afetadas pela depressão Kristin.
Monção prepara-se para receber este fim de semana, dias 21 e 22 de fevereiro, a emblemática edição XLVII do Rali à Lampreia, um dos eventos de maior prestígio do calendário automóvel nacional. A prova, realizada na histórica Praça Deu-la-Deu, atrai milhares de visitantes de Portugal e Espanha, combinando adrenalina, tradição e gastronomia local.
Viana do Castelo será palco este sábado, dia 21 de fevereiro, de um duelo de elevada importância na Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore às 18h00, no Pavilhão Municipal José Natário, em partida da 17.ª jornada da fase regular.