O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, hasteou a bandeira da Eco Escola, na escola sede.
A escola de Valença tem implementado, ao longo dos últimos anos, o projeto Eco-Escolas, no âmbito da Associação Bandeira Azul da Europa. “As iniciativas decorrem ao longo do ano e pretendem estimular uma intervenção cívica, mais atividade, da comunidade escolar, na redução da pegada carbónica e por um mundo mais sustentável”, realçou o Município de Valença em nota.
O ato contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, da vice-presidente, Ana Paula Xavier, do vereador da Educação, Arlindo de Sousa bem como da direção, professores, alunos e funcionários, associação de estudantes e associação de pais, da escola sede.
A Eco-Escola de Valença está vocacionada para a educação ambiental e para a cidadania, constituindo um apoio/incentivo a muitos projetos desenvolvidos pela escola valenciana. O estudo da biodiversidade, da floresta, da água, da energia entre outras temáticas ambientais são linhas desenvolvidas pelos alunos valencianos.
A implementação do projeto junto dos alunos permite a sua sensibilização para a preservação do ambiente e dos respetivos agregados familiares.
A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), entidade promotora, é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.

A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.