O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, hasteou a bandeira da Eco Escola, na escola sede.
A escola de Valença tem implementado, ao longo dos últimos anos, o projeto Eco-Escolas, no âmbito da Associação Bandeira Azul da Europa. “As iniciativas decorrem ao longo do ano e pretendem estimular uma intervenção cívica, mais atividade, da comunidade escolar, na redução da pegada carbónica e por um mundo mais sustentável”, realçou o Município de Valença em nota.
O ato contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, da vice-presidente, Ana Paula Xavier, do vereador da Educação, Arlindo de Sousa bem como da direção, professores, alunos e funcionários, associação de estudantes e associação de pais, da escola sede.
A Eco-Escola de Valença está vocacionada para a educação ambiental e para a cidadania, constituindo um apoio/incentivo a muitos projetos desenvolvidos pela escola valenciana. O estudo da biodiversidade, da floresta, da água, da energia entre outras temáticas ambientais são linhas desenvolvidas pelos alunos valencianos.
A implementação do projeto junto dos alunos permite a sua sensibilização para a preservação do ambiente e dos respetivos agregados familiares.
A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), entidade promotora, é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.

O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.