O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, recebeu esta quinta-feira, 15 de novembro, o seminário “Educação Diversidade Interculturalidade e Cidadania”.
Ao longo do seminário foram apresentados os dois projetos de Valença focados, sobretudo, na integração de imigrantes, o Qualifica e o Ambientaliza-te+, dinamizados pelo Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.
O projeto Qualifica conta, atualmente, com 350 alunos, de 31 nacionalidades, distribuídos por oito turmas de iniciação à aprendizagem do português e uma turma de aprofundamento dos conhecimentos da língua portuguesa. O projeto Ambientaliza-te+, também, se dinamiza no Agrupamento de Escolas e desenvolve, entre outras áreas, um trabalho de acolhimento, acompanhamento e integração dos jovens alunos, oriundos de outros países, que chegam à escola.
O número de alunos a frequentar os vários níveis de ensino do Agrupamento de Escolas, oriundos de outros países, é de 365 representativos de 27 nacionalidades diferentes, a grande maioria é do Brasil, seguidos da Argentina , Espanha, Índia, França, Colômbia, Marrocos.
Na abertura do seminário a vice-presidente da Câmara, Ana Paula Xavier, salientou a importância deste seminário decorrer no Agrupamento de Escolas, “o espaço onde primeiro se sentem as realidades do multiculturalismo e onde há necessidade de intervir com políticas e ações facilitadoras da integração”.

No total foram seis intervenções presenciais e online que analisaram as diversas dinâmicas facilitadoras de uma boa integração da comunidade imigrante no concelho, apresentando exemplos dos programas que estão a ser dinamizados em Valença e no resto do país.
Este seminário decorreu no âmbito do projeto Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho (AMAM) que está a ser dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).
A iniciativa partiu da Câmara Municipal de Valença, em parceria com a CIM Alto Minho e a Logframe.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.