O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, recebeu esta quinta-feira, 15 de novembro, o seminário “Educação Diversidade Interculturalidade e Cidadania”.
Ao longo do seminário foram apresentados os dois projetos de Valença focados, sobretudo, na integração de imigrantes, o Qualifica e o Ambientaliza-te+, dinamizados pelo Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.
O projeto Qualifica conta, atualmente, com 350 alunos, de 31 nacionalidades, distribuídos por oito turmas de iniciação à aprendizagem do português e uma turma de aprofundamento dos conhecimentos da língua portuguesa. O projeto Ambientaliza-te+, também, se dinamiza no Agrupamento de Escolas e desenvolve, entre outras áreas, um trabalho de acolhimento, acompanhamento e integração dos jovens alunos, oriundos de outros países, que chegam à escola.
O número de alunos a frequentar os vários níveis de ensino do Agrupamento de Escolas, oriundos de outros países, é de 365 representativos de 27 nacionalidades diferentes, a grande maioria é do Brasil, seguidos da Argentina , Espanha, Índia, França, Colômbia, Marrocos.
Na abertura do seminário a vice-presidente da Câmara, Ana Paula Xavier, salientou a importância deste seminário decorrer no Agrupamento de Escolas, “o espaço onde primeiro se sentem as realidades do multiculturalismo e onde há necessidade de intervir com políticas e ações facilitadoras da integração”.

No total foram seis intervenções presenciais e online que analisaram as diversas dinâmicas facilitadoras de uma boa integração da comunidade imigrante no concelho, apresentando exemplos dos programas que estão a ser dinamizados em Valença e no resto do país.
Este seminário decorreu no âmbito do projeto Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho (AMAM) que está a ser dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).
A iniciativa partiu da Câmara Municipal de Valença, em parceria com a CIM Alto Minho e a Logframe.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.