O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, recebeu esta quinta-feira, 15 de novembro, o seminário “Educação Diversidade Interculturalidade e Cidadania”.
Ao longo do seminário foram apresentados os dois projetos de Valença focados, sobretudo, na integração de imigrantes, o Qualifica e o Ambientaliza-te+, dinamizados pelo Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.
O projeto Qualifica conta, atualmente, com 350 alunos, de 31 nacionalidades, distribuídos por oito turmas de iniciação à aprendizagem do português e uma turma de aprofundamento dos conhecimentos da língua portuguesa. O projeto Ambientaliza-te+, também, se dinamiza no Agrupamento de Escolas e desenvolve, entre outras áreas, um trabalho de acolhimento, acompanhamento e integração dos jovens alunos, oriundos de outros países, que chegam à escola.
O número de alunos a frequentar os vários níveis de ensino do Agrupamento de Escolas, oriundos de outros países, é de 365 representativos de 27 nacionalidades diferentes, a grande maioria é do Brasil, seguidos da Argentina , Espanha, Índia, França, Colômbia, Marrocos.
Na abertura do seminário a vice-presidente da Câmara, Ana Paula Xavier, salientou a importância deste seminário decorrer no Agrupamento de Escolas, “o espaço onde primeiro se sentem as realidades do multiculturalismo e onde há necessidade de intervir com políticas e ações facilitadoras da integração”.

No total foram seis intervenções presenciais e online que analisaram as diversas dinâmicas facilitadoras de uma boa integração da comunidade imigrante no concelho, apresentando exemplos dos programas que estão a ser dinamizados em Valença e no resto do país.
Este seminário decorreu no âmbito do projeto Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho (AMAM) que está a ser dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).
A iniciativa partiu da Câmara Municipal de Valença, em parceria com a CIM Alto Minho e a Logframe.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.