Logo
Cultura

Agrupamento de Escolas de Monserrate leva exposição ao Parlamento Europeu

31 Maio, 2023 | 18:41
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Agrupamento de Escolas de Monserrate inaugurou hoje no Parlamento Europeu em Bruxelas, a Exposição  “A União Europeia em flor”. A iniciativa contou com o apoio do eurodeputado José Manuel Fernandes e ainda com a presença das delegações de vários países assim como o embaixador português na Bélgica, Jorge Cabral. 

A exposição, baseada na tradição dos cestos floridos da Festa das Rosas de Vila Franca, é constituída por 27 cestos confecionados com materiais reutilizáveis, onde cada um dos mesmos representa um dos países da União Europeia.

A Exposição conta ainda com um cesto representativo da sede do Parlamento Europeu em Estrasburgo, e um outro, original, que integrou as festividades deste ano.

O projeto está integrado no âmbito do EPAS (Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu), e resulta do trabalho conjunto de cerca de 2000 pessoas de várias instituições, nomeadamente, de jardins de infância, de escolas de todos os graus de ensino, da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela), da Junta de Freguesia de Vila Franca , de associações de pais e de associações culturais e recreativas, lares e centros de dia.

A Exposição permitiu que o Agrupamento, o concelho de Viana do Castelo e a tradição dos cestos de Vila Franca – Património  Cultural Imaterial – fossem reconhecidos por todos os que a visitaram.

Jorge Cabral afirmou que este é “um bom exemplo dos valores da sustentabilidade, da cooperação e da união na diversidade, preconizados na União Europeia”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 21 Janeiro, 2026

Viana do Castelo e Figueira da Foz recebem sessões sobre impactos da energia eólica offshore

Nos dias 28 e 29 de janeiro, Viana do Castelo e Figueira da Foz acolhem duas sessões públicas dedicadas à análise dos impactos da energia eólica offshore na economia regional, no âmbito do projeto INOVSEA OFFSHORE, promovido pela AEDVC-CCI e pela ACIFF.

Regional 21 Janeiro, 2026

Câmara de Viana aprova concurso público para requalificação da Estrada de Santa Luzia

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de um concurso público no valor de 1,2 milhões de euros para a requalificação de 230 metros da Estrada de Santa Luzia, entre o hospital e o entroncamento de acesso ao santuário homónimo.

Regional 21 Janeiro, 2026

Novo Conselho Técnico-Científico toma posse na Escola Superior de Desporto e Lazer

O novo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tomou posse esta terça-feira, num ato que reforça o papel da escola na investigação e desenvolvimento académico.

Regional 21 Janeiro, 2026

CIM Alto Minho aprova orçamento de 17,7 milhões para 2026 com foco nos transportes

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, um aumento de cerca de 7% face a 2025. Cerca de 50% da despesa destina-se aos transportes, incluindo obrigações de serviço público, passes gratuitos para jovens e redução tarifária.

Regional 21 Janeiro, 2026

Viana do Castelo vai renovar frota de recolha de resíduos com novos veículos

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de concurso público para a aquisição de duas viaturas de recolha de resíduos, incluindo um equipamento 100% elétrico para biorresíduos.

Regional 21 Janeiro, 2026

Caminha aprova novo regulamento para habitação municipal com arrendamento apoiado

A Câmara Municipal de Caminha aprovou o Regulamento de Acesso, de Atribuição e de Gestão da Habitação Municipal, que define os critérios para a atribuição de habitações em regime de arrendamento apoiado. O documento foi publicado no Diário da República e estabelece um quadro objetivo para apoiar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade habitacional.

Nacional 21 Janeiro, 2026

Estudo: Construção de Casas em Portugal Cumpre Prazos e Orçamentos

A maioria dos portugueses que construiu casa nos últimos dois anos conseguiu cumprir prazos e orçamentos, segundo o estudo “Construir Casa: Motivações e experiências de quem construiu casa”, realizado pela UCI com a SPIRITUC.