Logo
Cultura

Agrupamento de Escolas de Monserrate leva exposição ao Parlamento Europeu

31 Maio, 2023 | 18:41
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Agrupamento de Escolas de Monserrate inaugurou hoje no Parlamento Europeu em Bruxelas, a Exposição  “A União Europeia em flor”. A iniciativa contou com o apoio do eurodeputado José Manuel Fernandes e ainda com a presença das delegações de vários países assim como o embaixador português na Bélgica, Jorge Cabral. 

A exposição, baseada na tradição dos cestos floridos da Festa das Rosas de Vila Franca, é constituída por 27 cestos confecionados com materiais reutilizáveis, onde cada um dos mesmos representa um dos países da União Europeia.

A Exposição conta ainda com um cesto representativo da sede do Parlamento Europeu em Estrasburgo, e um outro, original, que integrou as festividades deste ano.

O projeto está integrado no âmbito do EPAS (Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu), e resulta do trabalho conjunto de cerca de 2000 pessoas de várias instituições, nomeadamente, de jardins de infância, de escolas de todos os graus de ensino, da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela), da Junta de Freguesia de Vila Franca , de associações de pais e de associações culturais e recreativas, lares e centros de dia.

A Exposição permitiu que o Agrupamento, o concelho de Viana do Castelo e a tradição dos cestos de Vila Franca – Património  Cultural Imaterial – fossem reconhecidos por todos os que a visitaram.

Jorge Cabral afirmou que este é “um bom exemplo dos valores da sustentabilidade, da cooperação e da união na diversidade, preconizados na União Europeia”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 14 Janeiro, 2026

Politécnico de Viana do Castelo lança workshops gratuitos de cibersegurança para empresas do Alto Minho

O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.

Regional 14 Janeiro, 2026

Escolas da Meadela e São João Bosco levam tradição à Câmara de Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.

Cultura 14 Janeiro, 2026

VII Encontro de Reis juntou tradição e comunidade em Ponte da Barca

A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.

Regional 14 Janeiro, 2026

Sacerdote de Viana do Castelo defende tese de doutoramento em Roma

O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.

Cultura 14 Janeiro, 2026

Exposição fotográfica de Rosalina Santos chega a Ponte da Barca

Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.

Música 14 Janeiro, 2026

Jazz contemporâneo regressa ao Cine Teatro João Verde com DUK

O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.

Regional 14 Janeiro, 2026

Ponte de Lima certifica primeiros restaurantes para servir Arroz de Sarrabulho como Especialidade Tradicional Garantida

A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.