Logo
Regional

Agrupamento de Escolas de Freixo ganhou um novo espaço de aprendizagem

21 Dezembro, 2023 | 13:20
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Já foi inaugurado o "Makerspace", o novo espaço pedagógico do Agrupamento de Escolas de Freixo, em Ponte de Lima.

De acordo com Jorge Dias, diretor do Agrupamento de Escolas de Freixo, o Makerspace é “um espaço de aprendizagem que pode ser formal ou não formal” e que pretende “dar resposta aos projetos já consolidados no agrupamento”. Para além disso contribuirá para a motivação dos alunos e “por extensão, a comunidade para o empreendedorismo, para o desenvolvimento de projetos” sendo nessa perspetiva que querem “dinamizar este espaço, não só para a escola e para os alunos, mas também aberto à comunidade”.

Em simultâneo à inauguração do Makerspace, mas nele integrado, foi também inaugurado o Laboratório de Educação Digital (LED), nas áreas da robótica e multimédia.

Vasco Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, considerou que “a comunidade escolar tem que fazer uma adaptação muito grande e muito rápida a aquilo que é a utilização das novas tecnologias por parte dos alunos. Este espaço é um espaço que vem, efetivamente, a ajudar a que isso se faça com alguma proximidade e criatividade. Estamos dentro do Espaço Maker onde eles trabalham, numa grande parte ou desenvolvem muito aquilo que é o ensino da robótica. Isso faz com que a aproximação aos meios tecnológicos seja feita de uma forma diferente.”

Também presente, esteve o diretor geral dos Estabelecimentos Escolares, João Miguel Gonçalves que destacou que “esta escola tem um histórico muito grande, tornou-se muito famosa devido à sua adesão à inovação, ao digital e à introdução da inovação do digital e da tecnologia no âmbito da aprendizagem”.

makerspace_freixo_3

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 21 Julho, 2024

Feira do Livro de Ponte de Lima termina hoje

A XVIII Feira do Livro de Ponte de Lima, a decorrer na Expolima, termina hoje.

Música 20 Julho, 2024

Banda vianense estreia-se na Casa da Música

A banda Coisa Mansa, com músicos de Viana do Castelo, vai estar no Porto, na Casa da Música, no evento "Verão da Casa", iniciativa que, até setembro, dá palco a dezenas de propostas musicais em diferentes formatos.

Desporto 20 Julho, 2024

Ponte de Lima homenageia Fernando Pimenta e Hélio Lucas com mural de Arte Urbana

O Município de Ponte de Lima promoveu a execução de um mural de Arte Urbana em homenagem a Fernando Pimenta e Hélio Lucas, num dos pilares da Ponte Nossa Senhora da Guia.

Nacional 20 Julho, 2024

Tribunal decreta serviços mínimos para greve na CP dias 22 e 24 de julho

O Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos de 20% para a greve na CP - Comboios de Portugal, convocada por vários sindicatos, entre as 00h00 e as 24h00 dos dias 22 e 24 de julho.

Regional 20 Julho, 2024

Mulher de 30 anos residente em Mazarefes foi detida pela PSP por suspeitas dos crimes de burla

Uma mulher de 30 anos, desempregada, residente na freguesia de Mazarefes, em Viana do Castelo, foi detida pela PSP, na sexta-feira, por suspeitas dos crimes de burla, furto, abuso de confiança, abuso de cartão de garantia ou dados de pagamento e falsidade informática.

Desporto 20 Julho, 2024

Portugal joga com Azerbaijão nos play-offs de acesso ao Euro2025 feminino

A seleção portuguesa feminina de futebol vai defrontar o Azerbaijão na primeira ronda dos play-offs de acesso ao Campeonato da Europa de 2025, ditou o sorteio realizado na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça.

Internacional 20 Julho, 2024

Bienal Internacional de Arte de Cerveira começa hoje a refletir sobre Liberdade

A XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira realiza-se entre hoje e 30 de dezembro, com um convite para artistas e pensadores refletirem sobre a Liberdade e tem 56 obras de 12 países em concurso, revelou a organização.