Já foi inaugurado o "Makerspace", o novo espaço pedagógico do Agrupamento de Escolas de Freixo, em Ponte de Lima.
De acordo com Jorge Dias, diretor do Agrupamento de Escolas de Freixo, o Makerspace é “um espaço de aprendizagem que pode ser formal ou não formal” e que pretende “dar resposta aos projetos já consolidados no agrupamento”. Para além disso contribuirá para a motivação dos alunos e “por extensão, a comunidade para o empreendedorismo, para o desenvolvimento de projetos” sendo nessa perspetiva que querem “dinamizar este espaço, não só para a escola e para os alunos, mas também aberto à comunidade”.
Em simultâneo à inauguração do Makerspace, mas nele integrado, foi também inaugurado o Laboratório de Educação Digital (LED), nas áreas da robótica e multimédia.
Vasco Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, considerou que “a comunidade escolar tem que fazer uma adaptação muito grande e muito rápida a aquilo que é a utilização das novas tecnologias por parte dos alunos. Este espaço é um espaço que vem, efetivamente, a ajudar a que isso se faça com alguma proximidade e criatividade. Estamos dentro do Espaço Maker onde eles trabalham, numa grande parte ou desenvolvem muito aquilo que é o ensino da robótica. Isso faz com que a aproximação aos meios tecnológicos seja feita de uma forma diferente.”
Também presente, esteve o diretor geral dos Estabelecimentos Escolares, João Miguel Gonçalves que destacou que “esta escola tem um histórico muito grande, tornou-se muito famosa devido à sua adesão à inovação, ao digital e à introdução da inovação do digital e da tecnologia no âmbito da aprendizagem”.
![]()
A depressão Leonardo está hoje a atravessar Portugal continental, trazendo chuva persistente e por vezes forte durante a manhã, devendo evoluir para aguaceiros ao longo do dia, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.