Logo
Nacional

Agricultores do Norte afetados pelos incêndios declaram 2,4 milhões de euros de prejuízos

2 Novembro, 2024 | 15:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Os agricultores afetados pelos incêndios de setembro na região Norte declararam, até hoje, 2,4 milhões de euros de prejuízos, de acordo com informação disponível no portal da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

De acordo com um portal criado na sequência dos incêndios de setembro, 621 agricultores declararam prejuízos totais de 2,4 milhões de euros em candidaturas aceites pela CCDR-N, sendo que, como o limite de apoios é de seis mil euros, o valor considerado pela comissão regional vai apenas até 1,7 milhões de euros.

O montante do capital produtivo afetado ascende também a 2,4 milhões de euros, sendo que o valor que diz respeito à alimentação animal é de 239 mil euros e o referente à morte de animais foi quantificado em 54 mil euros.

No dia 23 de outubro, 369 agricultores tinham reportado 1,4 milhões de euros de prejuízos.

De acordo com os pedidos já aceites pela CCDR-N, o concelho com maior montante de prejuízo declarado foi Cinfães (distrito de Viseu) com 341 mil euros, seguido de Baião (Porto) com 312 mil euros, Resende (distrito de Viseu) com 283 milhões de euros Cabeceiras de Basto (Braga) com 232 mil euros e Vila Pouca de Aguiar (Vila Real) com 187 mil euros.

Cinfães lidera também o número de candidaturas na região Norte, com 119, seguido de Resende com 90, Baião com 83, Vila Pouca de Aguiar com 74 e Cabeceiras de Basto com 72.

De acordo com o mesmo portal da CCDR-N, no total terão sido afetados na região Norte 3.203 agricultores inscritos em parcelário, com território correspondente a 8.169 hectares parcelados.

O número de parcelas afetadas é de 1.621, o número de declarações apresentadas desde 12 de setembro é de 795 e o número de construções agrícolas afetadas foi de 284.

Porém, no total, na região arderam 69.830 hectares, dos quais 28.116 de matos, 17.049 de florestas de eucaliptos, 7.211 de floresta de pinheiro bravo, 3.940 de florestas de outros carvalhos e 3.068 de florestas de outras folhosas.

Completam a área ardida, em menor dimensão, culturas temporárias de sequeiro e regadio, vegetação esparsa, agricultura com espaços naturais e seminaturais, florestas de outras resinosas e florestas de espécies invasoras.

No mês de setembro, os grandes incêndios das regiões Norte e Centro do país provocaram nove mortos, mais de 170 feridos e a destruição de dezenas de habitações.

Segundo o sistema europeu de observação terrestre Copernicus, só entre os dias 15 e 20 de setembro arderam em Portugal continental cerca de 135.000 hectares, dos quais mais de 116.000 no Norte e Centro, que assim concentraram a maior parte da área ardida em território nacional.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 1 Fevereiro, 2026

Juventude Viana goleia Académica de Coimbra e reforça liderança na 2.ª Divisão

A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.

Regional 1 Fevereiro, 2026

Valença leva o Museu às Escolas para despertar orgulho local

O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Ryanair confirma saída dos Açores a partir de 29 de março

A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Mau tempo mantém distritos do Norte sob avisos meteorológicos este domingo

Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Votação antecipada da segunda volta das presidenciais começa hoje

Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Governo reúne-se hoje para avaliar situação de calamidade causada pela depressão Kristin

O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.

Regional 31 Janeiro, 2026

Navio Hospital Gil Eannes assinala 28 anos do resgate e regresso a Viana do Castelo

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.