Os agricultores afetados pelos incêndios de setembro na região Norte declararam, até hoje, 2,4 milhões de euros de prejuízos, de acordo com informação disponível no portal da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
De acordo com um portal criado na sequência dos incêndios de setembro, 621 agricultores declararam prejuízos totais de 2,4 milhões de euros em candidaturas aceites pela CCDR-N, sendo que, como o limite de apoios é de seis mil euros, o valor considerado pela comissão regional vai apenas até 1,7 milhões de euros.
O montante do capital produtivo afetado ascende também a 2,4 milhões de euros, sendo que o valor que diz respeito à alimentação animal é de 239 mil euros e o referente à morte de animais foi quantificado em 54 mil euros.
No dia 23 de outubro, 369 agricultores tinham reportado 1,4 milhões de euros de prejuízos.
De acordo com os pedidos já aceites pela CCDR-N, o concelho com maior montante de prejuízo declarado foi Cinfães (distrito de Viseu) com 341 mil euros, seguido de Baião (Porto) com 312 mil euros, Resende (distrito de Viseu) com 283 milhões de euros Cabeceiras de Basto (Braga) com 232 mil euros e Vila Pouca de Aguiar (Vila Real) com 187 mil euros.
Cinfães lidera também o número de candidaturas na região Norte, com 119, seguido de Resende com 90, Baião com 83, Vila Pouca de Aguiar com 74 e Cabeceiras de Basto com 72.
De acordo com o mesmo portal da CCDR-N, no total terão sido afetados na região Norte 3.203 agricultores inscritos em parcelário, com território correspondente a 8.169 hectares parcelados.
O número de parcelas afetadas é de 1.621, o número de declarações apresentadas desde 12 de setembro é de 795 e o número de construções agrícolas afetadas foi de 284.
Porém, no total, na região arderam 69.830 hectares, dos quais 28.116 de matos, 17.049 de florestas de eucaliptos, 7.211 de floresta de pinheiro bravo, 3.940 de florestas de outros carvalhos e 3.068 de florestas de outras folhosas.
Completam a área ardida, em menor dimensão, culturas temporárias de sequeiro e regadio, vegetação esparsa, agricultura com espaços naturais e seminaturais, florestas de outras resinosas e florestas de espécies invasoras.
No mês de setembro, os grandes incêndios das regiões Norte e Centro do país provocaram nove mortos, mais de 170 feridos e a destruição de dezenas de habitações.
Segundo o sistema europeu de observação terrestre Copernicus, só entre os dias 15 e 20 de setembro arderam em Portugal continental cerca de 135.000 hectares, dos quais mais de 116.000 no Norte e Centro, que assim concentraram a maior parte da área ardida em território nacional.
No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, o Município de Viana do Castelo dinamizou uma ação de literacia em saúde junto do grupo “Diabetes em Movimento”, recorrendo à gamificação para tornar a aprendizagem mais divertida e participativa.
O ciclista português Iúri Leitão, natural de Viana do Castelo, sagrou-se ontem campeão da Europa de omnium, nos Campeonatos de Pista que decorrem em Konya, na Turquia, tornando-se o primeiro português a vencer uma disciplina olímpica nesta competição.
A Câmara Municipal de Monção alertou para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas do rio Minho nos próximos dias, devido à precipitação intensa e ao elevado caudal proveniente da barragem de Frieira.
A depressão Leonardo está hoje a atravessar Portugal continental, trazendo chuva persistente e por vezes forte durante a manhã, devendo evoluir para aguaceiros ao longo do dia, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.