O Largo Capitão Gaspar de Castro, em Lanheses, Viana do Castelo, passou a albergar uma das 150 mil pequenas bibliotecas livres, espalhadas por 120 países, com alguns dos 300 milhões de livros que podem ser lidos por todos os que tem na leitura um hábito saudável. A inauguração da "Little Free Library" (pequena biblioteca livre/grátis) decorreu no dia 25 de abril.
A “Little Free Library” é uma organização sem fins lucrativos que pretende inspirar leitores e facilitar o acesso aos livros. Para isso instala pequenas caixas ou casas onde são colocados livros que podem ser levados gratuitamente e trocados por outros. A pequena casa, instalada na parte nascente do largo da Feira, alberga neste momento algumas dezenas de livros à espera de leitores e doadores.
A iniciativa foi de duas voluntárias da organização, Adriana Quintas e Susana Azevedo, tendo tido, desde logo, o apoio da Junta de Freguesia de Lanheses. “Agora, em Lanheses há uma pequena casa com um mundo lá dentro, que todos podem descobrir nos bancos públicos ou nas esplanadas do Largo Capitão Gaspar de Castro”, salientou a Junta de Freguesia.
Enquanto grande parte do país se prepara para uma subida significativa das temperaturas no fim de semana, o Minho deverá escapar ao calor mais intenso, mantendo-se com valores mais moderados e céu nublado, especialmente nas zonas costeiras.
A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.
A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.
O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo realizou, na primeira semana de setembro, várias operações direcionadas para o combate à criminalidade, fiscalização rodoviária, proteção ambiental e ações de proximidade junto da população.
Está patente no Museu Municipal de Caminha, até 24 de outubro, a exposição “Caminha Vista pelos Estrangeiros – Livros de propaganda de viagem publicados no estrangeiro entre 1820-1974”. A mostra reúne mais de dois mil livros e documentos que retratam a imagem do concelho aos olhos de viajantes estrangeiros ao longo de mais de 150 anos.
A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.