O Largo Capitão Gaspar de Castro, em Lanheses, Viana do Castelo, passou a albergar uma das 150 mil pequenas bibliotecas livres, espalhadas por 120 países, com alguns dos 300 milhões de livros que podem ser lidos por todos os que tem na leitura um hábito saudável. A inauguração da "Little Free Library" (pequena biblioteca livre/grátis) decorreu no dia 25 de abril.
A “Little Free Library” é uma organização sem fins lucrativos que pretende inspirar leitores e facilitar o acesso aos livros. Para isso instala pequenas caixas ou casas onde são colocados livros que podem ser levados gratuitamente e trocados por outros. A pequena casa, instalada na parte nascente do largo da Feira, alberga neste momento algumas dezenas de livros à espera de leitores e doadores.

A iniciativa foi de duas voluntárias da organização, Adriana Quintas e Susana Azevedo, tendo tido, desde logo, o apoio da Junta de Freguesia de Lanheses. “Agora, em Lanheses há uma pequena casa com um mundo lá dentro, que todos podem descobrir nos bancos públicos ou nas esplanadas do Largo Capitão Gaspar de Castro”, salientou a Junta de Freguesia.
Nove distritos das regiões Norte e Centro de Portugal continental, incluindo Viana do Castelo, estarão esta quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Três pessoas foram retiradas preventivamente de uma habitação na freguesia de Nogueira, em Ponte da Barca, na sequência de um segundo deslizamento de terras registado esta terça-feira, confirmou a Proteção Civil.
Um deslizamento de terras ocorrido na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas obrigou à retirada preventiva de 20 pessoas das suas habitações, após uma derrocada considerada “forte” ter destruído parcialmente uma casa e soterrado um veículo ligeiro. Não há registo de vítimas ou feridos.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.