Logo
Regional

AGFAM homenageia Defensor Moura, Flora Silva e Joaquim Ribeiro

4 Março, 2025 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
Menos de 1 minuto de leitura

Na sua habitual Assembleia Geral, que decorreu a 24 de fevereiro de 2025, a Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) distinguiu Defensor Moura, Flora Silva e Joaquim Ribeiro, tornando-os sócios de honra desta instituição.

Este reconhecimento teve como objetivo lembrar o prestimoso, empenhado e abnegado labor dos referidos cidadãos vianenses, na afirmação do trabalho da AGFAM.

Os três homenageados tiveram um papel muito relevante, tanto na reativação da AGFAM, em 1994, como nas primeiras e consequentes edições do Festival de Folclore Internacional Alto Minho, do Festival Nacional de Folclore Cidade de Viana do Castelo e do Festival das Comunidades. Foi também relembrado o papel de especial importância que estes atribuíram aos grupos folclóricos do município, tanto na organização dos momentos etnográficos da Romaria d’Agonia, como no apoio que deram a iniciativas que hoje são imagens de marca da Associação, em especial, ao espetáculo “A Minha Terra é Viana” e às, já indispensáveis, Jornadas de Reflexão.

A AGFAM é um valoroso ativo na afirmação cultural de Viana do Castelo, muito contribuindo para a visibilidade do território, pelo que é importante enaltecer quem ajudou esta Associação a dar os seus primeiros passos e a consolidar a sua atividade junto da comunidade vianense, afirmou o seu presidente Alberto Rego.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo acolhe VII Convenção do Mercado das Viagens sob o lema “Rumo ao Futuro”

Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Residente de Chafé doa cerca de 500 telhas para apoiar zonas afetadas pelo mau tempo

Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.

Regional 10 Fevereiro, 2026

GNR deteve 18 pessoas e registou 54 acidentes na última semana no distrito de Viana do Castelo

O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Valença realoja 34 moradores por risco de cheia do rio Minho

Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Chuva forte mantém Norte e Centro sob aviso laranja esta terça-feira

Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.

Nacional 9 Fevereiro, 2026

Autoridades reforçam alerta à população devido a condições meteorológicas adversas

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Trovoada provoca encerramento temporário do Elevador de Santa Luzia em Viana do Castelo

O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.