Na sua habitual Assembleia Geral, que decorreu a 24 de fevereiro de 2025, a Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) distinguiu Defensor Moura, Flora Silva e Joaquim Ribeiro, tornando-os sócios de honra desta instituição.
Este reconhecimento teve como objetivo lembrar o prestimoso, empenhado e abnegado labor dos referidos cidadãos vianenses, na afirmação do trabalho da AGFAM.
Os três homenageados tiveram um papel muito relevante, tanto na reativação da AGFAM, em 1994, como nas primeiras e consequentes edições do Festival de Folclore Internacional Alto Minho, do Festival Nacional de Folclore Cidade de Viana do Castelo e do Festival das Comunidades. Foi também relembrado o papel de especial importância que estes atribuíram aos grupos folclóricos do município, tanto na organização dos momentos etnográficos da Romaria d’Agonia, como no apoio que deram a iniciativas que hoje são imagens de marca da Associação, em especial, ao espetáculo “A Minha Terra é Viana” e às, já indispensáveis, Jornadas de Reflexão.

A AGFAM é um valoroso ativo na afirmação cultural de Viana do Castelo, muito contribuindo para a visibilidade do território, pelo que é importante enaltecer quem ajudou esta Associação a dar os seus primeiros passos e a consolidar a sua atividade junto da comunidade vianense, afirmou o seu presidente Alberto Rego.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.
O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.
A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.