No âmbito da Operação Polícia Sempre Presente – Páscoa em Segurança, o Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, desenvolveu uma investigação que culminou numa ação operacional, resultado de uma investigação desenvolvida em armas e explosivos que provocou ferimentos leves em agente.
Fonte do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo adiantou que o agente que sofreu ferimentos ligeiros, recebeu tratamento no hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, e recebeu alta hospitalar ao final do dia de segunda-feira.
A fonte explicou que acidente ocorreu quando as equipas de inativação de explosivos procediam “à queima”, no local, no lugar de Vaqueira, freguesia de Miranda, concelho de Arcos de Arcos de Valdevez, “do material mais sensível e instável”.
“Era uma indústria de pirotecnia de foro familiar e muito caseiro, sem qualquer tipo de normas de segurança. Tinha milhares de componentes para o fabrico de produtos pirotécnicos”, explicou a fonte.
Na Operação Polícia Sempre Presente – Páscoa em Segurança, iniciada às 06:00 de segunda-feira, resultou ainda na detenção de dois homens, pai e filho, de 64 e 35 anos.
O pai foi detido por alegada posse de armas ilegais, designadamente uma espingarda calibre 12 GA e calibre 16 GA, bem como um revólver .22 LR.
Foram apreendidos milhares de componentes e matérias utilizadas no fabrico de produtos explosivos e ainda a situação de precariedade das instalações utilizadas no manuseio e fabrico destes produtos altamente perigosos, em localização junto a residências habitacionais.
O filho, homem de 35 anos, proprietário da indústria de pirotecnia, suspeito de posse/produção ilegal e comércio de produtos explosivos, vai ser presente hoje, às 14:00, a primeiro interrogatório judicial, no tribunal de Arcos de Valdevez.
Da operação em concreto resultaram:
A operação de combate ao fabrico e venda ilegal de material explosivo desenvolveu-se com apoio do Departamento de Armas e Explosivos, da Unidade Especial de Polícia (UEP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR).
A destruição de matérias instáveis ficou a cargo da UEP, em local isolado e que reunia as condições de segurança para o efeito.
A Juventude Viana deslocou-se, este domingo, aos Açores, para defrontar o Candelária em jogo atrasado da 17ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. Um auto golo a 16 segundos do fim ditou a derrota da equipa de Viana do Castelo na Ilha do Pico.
Realizaram-se, este domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na primeira divisão cumpriu-se a 23ª jornada, na segunda a 25ª. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para mais uma vitória (1-5) do Desportivo de Monção na casa do Âncora Praia.
O Sport Clube Vianense foi goleado (1-5) em casa pelo Paredes e já não tem possibilidades de discutir a fase de subida do Campeonato de Portugal.
Procurando assinalar a quadra pascal junto da população mais jovem, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira volta a sugerir uma tarde de aventura e superação de desafios, em harmonia com o património natural! Trata-se de mais uma edição do Peddy-Paper Caça aos Ovos, dedicado "À Descoberta na Natureza", agendado para dia 18 de abril, entre as 14h00 e as 16h30, no Parque de Lazer do Castelinho, e cujas inscrições já estão a decorrer.
O Município de Ponte de Lima vai promover a palestra “500 anos do nascimento de Luís de Camões (1525-2025)”, destinada ao público escolar, no dia 24 de março, às 10h30, para recordar e celebrar a vida e obra do maior poeta da literatura portuguesa.
A Mamãs Sem Dúvidas, uma plataforma online criada pela BebéVida para orientar futuras famílias, e o Lusíadas Knowledge Center vão organizar no próximo dia 18 de março, entre as 21h00 e as 22h30, o evento online "EGO – Especial Grávida", uma iniciativa destinada a casais que aguardam a chegada do seu bebé.
O Voleibol Clube de Viana começou a lutar pela manutenção no Campeonato Nacional da 1ª Divisão com uma derrota (3-1) em São Mamede de Infesta. A equipa vianense ganhou (21-27) o 1º set, mas acabou por perder os restantes (25-19, 25-22, 25-21).