Nem a chuva intensa que caiu no passado sábado dissuadiu os cerca de 60 participantes do I BTT Transibérico Cerveira-Tomiño. A experiência de descoberta em duas rodas das potencialidades turísticas e dos recursos endógenos de ambos os concelhos vizinhos foi muito bem acolhida, garantindo a realização de uma segunda edição para 2025.
Pedalar entre fronteiras pela paisagem, património e produtos locais da Eurocidade Cerveira e Tomiño. Estas foram as três áreas exploradas por ciclistas portugueses e espanhóis, ao longo de 60kms (percurso longo) ou 35km (percurso curto), variando entre os 4m e 484m de altitude.
Um novo desafio transfronteiriço convertido numa jornada desportiva não competitiva e numa experiência de conhecimento por diversos pontos de interesse de Cerveira e de Tomiño, como o Alto de S. Paio (ponto mais alto do percurso), a Serra da Gávea, o Forte de Lovelhe, os vários moinhos de Tomiño (Forcadela, Porto Vilamean, Monte em Cristelos, da Regueiro), a Ponte Romano Hospital, a Capela da Milagrosa, a Igreja de Vilamean, o Castelo de Tebra, o Santuário de San Campio, os Cítricos Rías Baixas ou a plantação de kiwis.
A complementar esta viagem em BTT, um dos elementos diferenciadores foi a degustação de alguns produtos locais, entrando em contacto com alguns comerciantes e empreendedores, como seja a doçaria de Cerveira ou os vinhedos do Alto de Torona, em Tomiño.
A participação e o feedback corroboram a aposta neste novo projeto estritamente ligado à sustentabilidade ambiental e ao desporto, dois dos conceitos âncora destacados para o desenvolvimento de projetos comuns entre Cerveira e Tomiño, pelo que se prevê a realização de uma segunda edição, em 2025, do BTT Transibérico, atraindo mais aficionados do ciclismo associado ao turismo.
Promovida pelos concelhos que formam a Eurocidade Cerveira-Tomiño, em colaboração com as entidades cerveirense Pedal’Arte e a tomiñesa Colibrí ACDR, o BTT Transibérico 2024 enquadra-se na operação 0177_Eurocidade_CT_ADAPT_1_P, cofinanciada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através da convocatória INTERREG VA POCTEP.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.