Nem a chuva intensa que caiu no passado sábado dissuadiu os cerca de 60 participantes do I BTT Transibérico Cerveira-Tomiño. A experiência de descoberta em duas rodas das potencialidades turísticas e dos recursos endógenos de ambos os concelhos vizinhos foi muito bem acolhida, garantindo a realização de uma segunda edição para 2025.
Pedalar entre fronteiras pela paisagem, património e produtos locais da Eurocidade Cerveira e Tomiño. Estas foram as três áreas exploradas por ciclistas portugueses e espanhóis, ao longo de 60kms (percurso longo) ou 35km (percurso curto), variando entre os 4m e 484m de altitude.
Um novo desafio transfronteiriço convertido numa jornada desportiva não competitiva e numa experiência de conhecimento por diversos pontos de interesse de Cerveira e de Tomiño, como o Alto de S. Paio (ponto mais alto do percurso), a Serra da Gávea, o Forte de Lovelhe, os vários moinhos de Tomiño (Forcadela, Porto Vilamean, Monte em Cristelos, da Regueiro), a Ponte Romano Hospital, a Capela da Milagrosa, a Igreja de Vilamean, o Castelo de Tebra, o Santuário de San Campio, os Cítricos Rías Baixas ou a plantação de kiwis.
A complementar esta viagem em BTT, um dos elementos diferenciadores foi a degustação de alguns produtos locais, entrando em contacto com alguns comerciantes e empreendedores, como seja a doçaria de Cerveira ou os vinhedos do Alto de Torona, em Tomiño.
A participação e o feedback corroboram a aposta neste novo projeto estritamente ligado à sustentabilidade ambiental e ao desporto, dois dos conceitos âncora destacados para o desenvolvimento de projetos comuns entre Cerveira e Tomiño, pelo que se prevê a realização de uma segunda edição, em 2025, do BTT Transibérico, atraindo mais aficionados do ciclismo associado ao turismo.
Promovida pelos concelhos que formam a Eurocidade Cerveira-Tomiño, em colaboração com as entidades cerveirense Pedal’Arte e a tomiñesa Colibrí ACDR, o BTT Transibérico 2024 enquadra-se na operação 0177_Eurocidade_CT_ADAPT_1_P, cofinanciada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através da convocatória INTERREG VA POCTEP.
A Romaria em honra de Nossa Senhora da Agonia vai regressar a Viana do Castelo entre os dias 15 e 23 de agosto de 2026. A confirmação foi avançada pela VianaFestas, entidade responsável pela organização das celebrações.
Os contribuintes em Portugal têm até 2 de março para validar as faturas do IRS relativas a 2025, segundo a Autoridade Tributária e Aduaneira.
O secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves, anunciou que o projeto de estabilização e recuperação da Praia de Moledo, no concelho de Caminha, deverá ficar concluído ainda este ano.
Valença celebra o seu Feriado Municipal esta quarta-feira, 18 de fevereiro, com um programa que combina cerimónias institucionais, homenagens e atividades culturais.
O litoral do distrito de Viana do Castelo estará sob aviso amarelo esta quarta-feira à noite e durante a manhã de quinta-feira, devido à previsão de forte agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
O SL Benfica perdeu esta terça-feira em casa frente ao Real Madrid, por 0-1, na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da UEFA Champions League.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reúne amanhã dia 18 de fevereiro, às 14h30, no salão nobre dos Paços do Concelho, em Viana do Castelo, para mais uma reunião ordinária do executivo municipal.