Nem a chuva intensa que caiu no passado sábado dissuadiu os cerca de 60 participantes do I BTT Transibérico Cerveira-Tomiño. A experiência de descoberta em duas rodas das potencialidades turísticas e dos recursos endógenos de ambos os concelhos vizinhos foi muito bem acolhida, garantindo a realização de uma segunda edição para 2025.
Pedalar entre fronteiras pela paisagem, património e produtos locais da Eurocidade Cerveira e Tomiño. Estas foram as três áreas exploradas por ciclistas portugueses e espanhóis, ao longo de 60kms (percurso longo) ou 35km (percurso curto), variando entre os 4m e 484m de altitude.
Um novo desafio transfronteiriço convertido numa jornada desportiva não competitiva e numa experiência de conhecimento por diversos pontos de interesse de Cerveira e de Tomiño, como o Alto de S. Paio (ponto mais alto do percurso), a Serra da Gávea, o Forte de Lovelhe, os vários moinhos de Tomiño (Forcadela, Porto Vilamean, Monte em Cristelos, da Regueiro), a Ponte Romano Hospital, a Capela da Milagrosa, a Igreja de Vilamean, o Castelo de Tebra, o Santuário de San Campio, os Cítricos Rías Baixas ou a plantação de kiwis.
A complementar esta viagem em BTT, um dos elementos diferenciadores foi a degustação de alguns produtos locais, entrando em contacto com alguns comerciantes e empreendedores, como seja a doçaria de Cerveira ou os vinhedos do Alto de Torona, em Tomiño.
A participação e o feedback corroboram a aposta neste novo projeto estritamente ligado à sustentabilidade ambiental e ao desporto, dois dos conceitos âncora destacados para o desenvolvimento de projetos comuns entre Cerveira e Tomiño, pelo que se prevê a realização de uma segunda edição, em 2025, do BTT Transibérico, atraindo mais aficionados do ciclismo associado ao turismo.
Promovida pelos concelhos que formam a Eurocidade Cerveira-Tomiño, em colaboração com as entidades cerveirense Pedal’Arte e a tomiñesa Colibrí ACDR, o BTT Transibérico 2024 enquadra-se na operação 0177_Eurocidade_CT_ADAPT_1_P, cofinanciada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através da convocatória INTERREG VA POCTEP.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.