Nem a chuva intensa que caiu no passado sábado dissuadiu os cerca de 60 participantes do I BTT Transibérico Cerveira-Tomiño. A experiência de descoberta em duas rodas das potencialidades turísticas e dos recursos endógenos de ambos os concelhos vizinhos foi muito bem acolhida, garantindo a realização de uma segunda edição para 2025.
Pedalar entre fronteiras pela paisagem, património e produtos locais da Eurocidade Cerveira e Tomiño. Estas foram as três áreas exploradas por ciclistas portugueses e espanhóis, ao longo de 60kms (percurso longo) ou 35km (percurso curto), variando entre os 4m e 484m de altitude.
Um novo desafio transfronteiriço convertido numa jornada desportiva não competitiva e numa experiência de conhecimento por diversos pontos de interesse de Cerveira e de Tomiño, como o Alto de S. Paio (ponto mais alto do percurso), a Serra da Gávea, o Forte de Lovelhe, os vários moinhos de Tomiño (Forcadela, Porto Vilamean, Monte em Cristelos, da Regueiro), a Ponte Romano Hospital, a Capela da Milagrosa, a Igreja de Vilamean, o Castelo de Tebra, o Santuário de San Campio, os Cítricos Rías Baixas ou a plantação de kiwis.
A complementar esta viagem em BTT, um dos elementos diferenciadores foi a degustação de alguns produtos locais, entrando em contacto com alguns comerciantes e empreendedores, como seja a doçaria de Cerveira ou os vinhedos do Alto de Torona, em Tomiño.
A participação e o feedback corroboram a aposta neste novo projeto estritamente ligado à sustentabilidade ambiental e ao desporto, dois dos conceitos âncora destacados para o desenvolvimento de projetos comuns entre Cerveira e Tomiño, pelo que se prevê a realização de uma segunda edição, em 2025, do BTT Transibérico, atraindo mais aficionados do ciclismo associado ao turismo.
Promovida pelos concelhos que formam a Eurocidade Cerveira-Tomiño, em colaboração com as entidades cerveirense Pedal’Arte e a tomiñesa Colibrí ACDR, o BTT Transibérico 2024 enquadra-se na operação 0177_Eurocidade_CT_ADAPT_1_P, cofinanciada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através da convocatória INTERREG VA POCTEP.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.