A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) deu início, na semana passada, à entrega das primeiras câmaras de filmar que permitirão a transmissão, via streaming, dos jogos do Campeonato SABSEG e da 2.ª Divisão AFVC.
O equipamento, distribuído no âmbito de um protocolo estabelecido entre a AFVC, a empresa tecnológica Bion e os Municípios do distrito, vai possibilitar não só a transmissão em direto dos encontros, como também o acompanhamento e análise da performance desportiva dos atletas.
A cerimónia simbólica decorreu no Estádio Municipal da Coutada, em Arcos de Valdevez, e marcou o arranque de um projeto inovador desenvolvido em parceria com a empresa Bion e os Municípios do distrito.
Anunciado em maio, o protocolo foi apresentado pelo presidente da AFVC, Ricardo Felgueiras, como uma aposta na modernização do futebol distrital. “Este protocolo surge num momento em que o futebol distrital precisa de se reinventar e modernizar, aproveitando as novas tecnologias para apoiar os nossos clubes, treinadores e, sobretudo, os nossos atletas”, afirmou o dirigente.
De acordo com a associação, a nova plataforma permitirá o acesso a relatórios técnicos, métricas de desempenho e transmissões ao vivo, que estarão disponíveis para o público em geral, dentro e fora do país. “O principal objetivo desta colaboração é dar visibilidade ao talento da nossa região e oferecer ferramentas de análise profissional para melhorar o desempenho individual e coletivo”, acrescentou Ricardo Felgueiras.
Os clubes envolvidos terão também acesso a formação gratuita, de forma a conseguirem utilizar as câmaras e divulgar os conteúdos através das suas redes sociais. Além do reforço à vertente desportiva, a AFVC destaca a oportunidade de promoção dos patrocinadores e das agendas culturais e desportivas dos Municípios.
A AFVC torna-se, assim, a primeira associação distrital do país a implementar um projeto com estas características.
A entrega dos equipamentos irá decorrer de forma faseada ao longo das próximas semanas, abrangendo os clubes dos vários concelhos do distrito.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.