A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) deu início, na semana passada, à entrega das primeiras câmaras de filmar que permitirão a transmissão, via streaming, dos jogos do Campeonato SABSEG e da 2.ª Divisão AFVC.
O equipamento, distribuído no âmbito de um protocolo estabelecido entre a AFVC, a empresa tecnológica Bion e os Municípios do distrito, vai possibilitar não só a transmissão em direto dos encontros, como também o acompanhamento e análise da performance desportiva dos atletas.
A cerimónia simbólica decorreu no Estádio Municipal da Coutada, em Arcos de Valdevez, e marcou o arranque de um projeto inovador desenvolvido em parceria com a empresa Bion e os Municípios do distrito.
Anunciado em maio, o protocolo foi apresentado pelo presidente da AFVC, Ricardo Felgueiras, como uma aposta na modernização do futebol distrital. “Este protocolo surge num momento em que o futebol distrital precisa de se reinventar e modernizar, aproveitando as novas tecnologias para apoiar os nossos clubes, treinadores e, sobretudo, os nossos atletas”, afirmou o dirigente.
De acordo com a associação, a nova plataforma permitirá o acesso a relatórios técnicos, métricas de desempenho e transmissões ao vivo, que estarão disponíveis para o público em geral, dentro e fora do país. “O principal objetivo desta colaboração é dar visibilidade ao talento da nossa região e oferecer ferramentas de análise profissional para melhorar o desempenho individual e coletivo”, acrescentou Ricardo Felgueiras.
Os clubes envolvidos terão também acesso a formação gratuita, de forma a conseguirem utilizar as câmaras e divulgar os conteúdos através das suas redes sociais. Além do reforço à vertente desportiva, a AFVC destaca a oportunidade de promoção dos patrocinadores e das agendas culturais e desportivas dos Municípios.
A AFVC torna-se, assim, a primeira associação distrital do país a implementar um projeto com estas características.
A entrega dos equipamentos irá decorrer de forma faseada ao longo das próximas semanas, abrangendo os clubes dos vários concelhos do distrito.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.