Logo
Regional

AECT Rio Minho pede prioridade conjunta de Portugal e Espanha para gestão do rio Minho

19 Outubro, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho apelou aos Governos de Portugal e de Espanha para que assumam a gestão do rio Minho como uma prioridade conjunta na próxima Cimeira Luso-Espanhola, marcada para 5 de novembro.

Segundo o AECT, o assoreamento do rio está a comprometer a navegabilidade e a segurança, dificultando a atividade piscatória e as operações de resgate no troço internacional. Outro problema grave é a proliferação de espécies exóticas invasoras, que ameaça a biodiversidade e as atividades económicas e culturais associadas ao rio, como a pesca artesanal, sendo agravada pelas alterações climáticas.

O agrupamento alerta ainda para os impactos das centrais hidroelétricas espanholas, em particular a barragem de Frieira, que provoca variações bruscas de caudal. Apesar de os valores médios estarem dentro dos limites acordados, estas oscilações prejudicam os ciclos reprodutivos das espécies migradoras, o abastecimento de água às populações ribeirinhas e a atividade nas pesqueiras tradicionais.

“O AECT Rio Minho está empenhado em representar, de forma coordenada e construtiva, os interesses das comunidades ribeirinhas, dando força à sua voz e sensibilizando as autoridades para que os problemas do rio tenham resposta efetiva e duradoura”, afirmou José Manuel Vaz Carpinteira, diretor do AECT.

Criado em 2018 e sediado em Valença, o AECT Rio Minho integra 26 municípios – 10 concelhos do Alto Minho e 16 municípios galegos da província de Pontevedra – abrangendo mais de três mil quilómetros quadrados e uma população superior a 376 mil habitantes. O agrupamento garante que continuará a promover esforços junto das autoridades de ambos os países para alcançar uma gestão integrada e sustentável do rio Minho.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Valença: Feira dos Santos de Cerdal corre Mundo através dos CTT

A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.

Nacional 10 Novembro, 2025

Escolas de Viana do Castelo integram programa internacional de literacia anticorrupção

Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.

Regional 10 Novembro, 2025

Estão abertas as inscrições para o Mercado de Natal 2025 em Vila Nova de Cerveira

A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.

Regional 10 Novembro, 2025

Diocese de Viana do Castelo apela à renovação e compromisso comunitário

Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.