O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho (AECT Rio Minho) assinou o acordo de adesão à Rede Euro Latino Americana de Governação Transfronteiriça das Bacias Hidrográficas (Red EuroLatAm).
A rede é uma aliança de estruturas da Europa e da América Latina que têm como objetivo promover a governança transfronteiriça de bacias hidrográficas internacionais, e com isso o desenvolvimento económico e ambiental sustentável, bem como a coesão social dos territórios de fronteira. O objetivo da rede é incentivar a troca de conhecimento e experiências em matéria de governança transfronteiriça.
O acordo foi assinado por José Manuel Carpinteira, diretor do AECT Rio Minho; por Daniel Bentancur, secretário técnico da rede para a América; e por José Maria Cruz Rodríguez, secretário técnico da rede para a Europa, em representação da Associação Europeia de Regiões Transfronteiriças. O momento contou, também, com a presença de presidentes e Alcaldes do Rio Minho Transfronteiriço, bem como de representantes dos municípios da Barra do Quaraí (Brasil), Monte Caseros (Argentina) e Bella Unión (Uruguai).
Para José Manuel Carpinteira, diretor da AECT Rio Minho do “Os desafios que os rios enfrentam são muitos, quer sejam de índole ambiental, social ou económica, e em contextos transfronteiriços, as soluções tornam-se ainda mais complexas, sendo fundamental adotar modelos de governação integrados. Este acordo abre portas a uma partilha de experiências que vão trazer valor acrescentado à gestão dos nossos territórios e maximizar os benefícios para a vida diária dos nossos cidadãos, empresas e instituições”.
Este acordo decorre do projeto de cooperação REDE_GOV_Minho – Rede de Governação do Rio Minho Transfronteiriço, co financiado em 75% pelo Inter.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.