O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho (AECT Rio Minho) assinou o acordo de adesão à Rede Euro Latino Americana de Governação Transfronteiriça das Bacias Hidrográficas (Red EuroLatAm).
A rede é uma aliança de estruturas da Europa e da América Latina que têm como objetivo promover a governança transfronteiriça de bacias hidrográficas internacionais, e com isso o desenvolvimento económico e ambiental sustentável, bem como a coesão social dos territórios de fronteira. O objetivo da rede é incentivar a troca de conhecimento e experiências em matéria de governança transfronteiriça.
O acordo foi assinado por José Manuel Carpinteira, diretor do AECT Rio Minho; por Daniel Bentancur, secretário técnico da rede para a América; e por José Maria Cruz Rodríguez, secretário técnico da rede para a Europa, em representação da Associação Europeia de Regiões Transfronteiriças. O momento contou, também, com a presença de presidentes e Alcaldes do Rio Minho Transfronteiriço, bem como de representantes dos municípios da Barra do Quaraí (Brasil), Monte Caseros (Argentina) e Bella Unión (Uruguai).
Para José Manuel Carpinteira, diretor da AECT Rio Minho do “Os desafios que os rios enfrentam são muitos, quer sejam de índole ambiental, social ou económica, e em contextos transfronteiriços, as soluções tornam-se ainda mais complexas, sendo fundamental adotar modelos de governação integrados. Este acordo abre portas a uma partilha de experiências que vão trazer valor acrescentado à gestão dos nossos territórios e maximizar os benefícios para a vida diária dos nossos cidadãos, empresas e instituições”.
Este acordo decorre do projeto de cooperação REDE_GOV_Minho – Rede de Governação do Rio Minho Transfronteiriço, co financiado em 75% pelo Inter.
Vila Praia de Âncora volta a vestir-se de festa a partir de hoje para celebrar uma das suas tradições mais queridas: as Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, que decorrem até domingo, 14 de setembro. Este é um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos do Alto Minho, atraindo todos os anos milhares de visitantes, locais e emigrantes.
A banda PUTO, uma das mais irreverentes propostas do dirty-rock nacional, atua este sábado, 13 de setembro, no Festival Viana Bate Forte. O concerto está marcado para a 01h00, no Palco da Erva (Praça da Erva), com entrada livre.
O canoísta de Ponte de Lima, Fernando Pimenta, voltou a afirmar-se como um dos maiores nomes do desporto nacional ao conquistar oito pódios internacionais em 2025, num ano tradicionalmente mais calmo para os atletas, por ser o primeiro do novo ciclo olímpico.
Vila Nova de Cerveira volta a ser palco de um dos eventos gastronómicos mais aguardados da região. De 12 a 14 de setembro, a Praça Alto Minho recebe o Festival da Pizza 2025, uma celebração dedicada à mais emblemática iguaria italiana, com um programa que alia gastronomia, música ao vivo e animação para toda a família.
A Biblioteca Municipal de Valença volta a abrir as portas ao imaginário infantil com mais uma sessão do programa "Histórias em Família", marcada para sábado, 13 de setembro, às 10h30. Desta vez, o convite é feito através do divertido e inspirador conto "Eu Quero Andar Sem Rodinhas", de Tobias Giacomazzi, apresentado por Manuela Fernandes.
É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.
Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.