O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho (AECT Rio Minho) assinou o acordo de adesão à Rede Euro Latino Americana de Governação Transfronteiriça das Bacias Hidrográficas (Red EuroLatAm).
A rede é uma aliança de estruturas da Europa e da América Latina que têm como objetivo promover a governança transfronteiriça de bacias hidrográficas internacionais, e com isso o desenvolvimento económico e ambiental sustentável, bem como a coesão social dos territórios de fronteira. O objetivo da rede é incentivar a troca de conhecimento e experiências em matéria de governança transfronteiriça.
O acordo foi assinado por José Manuel Carpinteira, diretor do AECT Rio Minho; por Daniel Bentancur, secretário técnico da rede para a América; e por José Maria Cruz Rodríguez, secretário técnico da rede para a Europa, em representação da Associação Europeia de Regiões Transfronteiriças. O momento contou, também, com a presença de presidentes e Alcaldes do Rio Minho Transfronteiriço, bem como de representantes dos municípios da Barra do Quaraí (Brasil), Monte Caseros (Argentina) e Bella Unión (Uruguai).
Para José Manuel Carpinteira, diretor da AECT Rio Minho do “Os desafios que os rios enfrentam são muitos, quer sejam de índole ambiental, social ou económica, e em contextos transfronteiriços, as soluções tornam-se ainda mais complexas, sendo fundamental adotar modelos de governação integrados. Este acordo abre portas a uma partilha de experiências que vão trazer valor acrescentado à gestão dos nossos territórios e maximizar os benefícios para a vida diária dos nossos cidadãos, empresas e instituições”.
Este acordo decorre do projeto de cooperação REDE_GOV_Minho – Rede de Governação do Rio Minho Transfronteiriço, co financiado em 75% pelo Inter.
Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) organizou um jantar, intimista e bem-humorado, em honra de Defensor Moura, Flora Silva e Joaquim Ribeiro.
A Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, será palco de um dos mais marcantes espetáculos do teatro contemporâneo português.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira promove uma vasta e diversificada programação cultural para assinalar o 51.º aniversário do 25 de Abril, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à cultura e a valorização da memória histórica. De 24 a 26 de abril, a celebração faz-se com diferentes expressões artísticas - cinema, música, teatro e literatura. Entrada gratuita.
Mais uma vez, a freguesia de Monserrate, na cidade de Viana do Castelo, revive a tradição e recebe a Queima do Judas no sábado de Aleluia, 19 de abril.
O Município de Monção dedica, o último domingo de abril e o primeiro domingo de maio, à promoção e divulgação da etnografia local, através de atuações dos agrupamentos folclóricos do concelho.
Os melhores pilotos do Mundo marcaram presença, no fim de semana, no TrialGP Portugal em Viana do Castelo. Os fãs da modalidade fizeram questão de marcar presença e ficaram encantados com as manobras e com a cidade, que fez de tudo para que a prova fosse um grande sucesso. O ambiente criado pelos vianenses e visitantes em redor do evento tornou a prova muito especial.
Pelo segundo ano consecutivo, o Politécnico de Viana do Castelo integra o prestigiado Times Higher Education World University Rankings by Subject, figurando entre as melhores Instituições de Ensino Superior do mundo.