O Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça – AECT Rio Minho reuniu em Valença, para alinhar as principais linhas estratégicas de atuação, para 2025.
Reforçar a cooperação transfronteiriça, apostando em projetos estratégicos para o desenvolvimento do território e potenciando as sinergias que os 26 municípios da AECT Rio Minho podem aportar é o princípio de atuação para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos desta linha de fronteira.
No ato, marcaram presença José Manuel Carpinteira, diretor da AECT Rio Minho e presidente da Câmara de Valença e Luis López Diéguez, presidente da Deputación Provincial de Pontevedra. A reunião contou, ainda, com a presença de Roberto Álvarez Carrero, vice-diretor da AECT e Alcalde de A Guarda, de Paulo Queiroz, primeiro secretário executivo da CIM Alto Minho.
Para José Manuel Carpinteira, diretor da AECT Rio Minho, esta direção executiva quer “reforçar o papel da AECT com uma atuação de proximidade, de procura soluções concretas para os problemas que mais afetam as pessoas, as empresas e as instituições que vivem neste território”. José Manuel Carpinteira reforçou, ainda, que “temos de potenciar sinergias e envolver todos os concelhos que compõem o AECT Rio Minho no desenvolvimento integrado e sustentado deste espaço de cooperação transfronteiriça.”
Luis López, Presidente da Deputación Provincial de Pontevedra destacou que “A aliança entre a província de Pontevedra e o norte de Portugal é chave para executar planos estratégicos em áreas como o turismo, as infraestruturas, a cultura, o desporto e a economía”.
A AECT Rio Minho é um agrupamento de cooperação territorial transfronteiriça, constituído em 2018 e que abrange 26 municípios, os 10 concelhos do Alto Minho e os 16 galegos da província de Pontevedra. Este organismo abrange um território de mais de três mil quilómetros quadrados onde vivem mais de 376 mil habitantes.
A sede das AECT Rio Minho está localizada na avenida Miguel Dantas, em Valença, nas instalações que acolhem vários organismos de gestão do território.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.
Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.
A Juventude Viana desloca-se este sábado a Espinho, às 21h30, para enfrentar a Associação Académica de Espinho na 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
O Município de Ponte da Barca está a dar um passo importante na aproximação aos munícipes com a reestruturação e modernização do seu portal institucional. O objetivo é tornar a comunicação mais eficiente e melhorar o acesso aos serviços municipais.
Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.