O Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça – AECT Rio Minho reuniu em Valença, para alinhar as principais linhas estratégicas de atuação, para 2025.
Reforçar a cooperação transfronteiriça, apostando em projetos estratégicos para o desenvolvimento do território e potenciando as sinergias que os 26 municípios da AECT Rio Minho podem aportar é o princípio de atuação para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos desta linha de fronteira.
No ato, marcaram presença José Manuel Carpinteira, diretor da AECT Rio Minho e presidente da Câmara de Valença e Luis López Diéguez, presidente da Deputación Provincial de Pontevedra. A reunião contou, ainda, com a presença de Roberto Álvarez Carrero, vice-diretor da AECT e Alcalde de A Guarda, de Paulo Queiroz, primeiro secretário executivo da CIM Alto Minho.
Para José Manuel Carpinteira, diretor da AECT Rio Minho, esta direção executiva quer “reforçar o papel da AECT com uma atuação de proximidade, de procura soluções concretas para os problemas que mais afetam as pessoas, as empresas e as instituições que vivem neste território”. José Manuel Carpinteira reforçou, ainda, que “temos de potenciar sinergias e envolver todos os concelhos que compõem o AECT Rio Minho no desenvolvimento integrado e sustentado deste espaço de cooperação transfronteiriça.”
Luis López, Presidente da Deputación Provincial de Pontevedra destacou que “A aliança entre a província de Pontevedra e o norte de Portugal é chave para executar planos estratégicos em áreas como o turismo, as infraestruturas, a cultura, o desporto e a economía”.
A AECT Rio Minho é um agrupamento de cooperação territorial transfronteiriça, constituído em 2018 e que abrange 26 municípios, os 10 concelhos do Alto Minho e os 16 galegos da província de Pontevedra. Este organismo abrange um território de mais de três mil quilómetros quadrados onde vivem mais de 376 mil habitantes.
A sede das AECT Rio Minho está localizada na avenida Miguel Dantas, em Valença, nas instalações que acolhem vários organismos de gestão do território.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.