O Agrupamento de Cooperação Territorial (AECT) Galiza - Norte de Portugal aprovou hoje o seu Plano de Atividades e Orçamento (PAO) para 2024 focado nas mobilidades académica, científica, cultural, laboral e geográfica, segundo um comunicado.
De acordo com um comunicado hoje divulgado pelo AECT Galiza – Norte de Portugal, a sua Assembleia e o Conselho Superior aprovaram hoje o PAO para 2024, comprometendo-se a incentivar vários tipos de mobilidade, com quatro medidas principais.
A primeira visa “continuar a apoiar a mobilidade académica” através do programa Iacobus de cooperação entre as universidades, que celebra 10 anos em 2024, ampliando-se para uma “Rede Eurorregional de Conhecimento e Inovação”.
“Neste sentido, iremos lançar este ano novas convocatórias para Estadias de investigação, Publicações Científicas e Patentes”, refere o AECT Galiza – Norte de Portugal, presidido por Nuno Almeida.
Já a segunda medida tem como objetivo continuar a “incentivar o intercâmbio cultural na Eurorregião, através do programa Nortear, e a cooperação transfronteiriça noutros setores estratégicos para a Galiza e o Norte de Portugal, como o turismo, através do projecto Clustertur_GNP, que pretende a criação de um ‘cluster’ transfronteiriço na Eurorregião”.
O terceiro compromisso visa a cooperação “no setor aeroespacial, da energia verde e do agroindustrial, através de outros programas em execução pelo AECT”.
Já o quarto ponto tem como objetivo “fomentar a mobilidade geográfica e a cooperação de proximidade”, continuando o AECT envolvido “na reclamação de um Estatuto do Trabalhador Transfronteiriço, além da melhoria urgente nas conexões ferroviárias, com a aposta no comboio de alta velocidade Vigo – Porto”.
O AECT considera que as especificidades das duas regiões não foram atendidas “nas últimas Cimeiras Ibéricas, de Viana do Castelo, novembro de 2022, e Lanzarote, março de 2023”, pelo que “o AECT está a desenvolver um grupo de trabalho com as diferentes entidades transfronteiriças para a próxima Cimeira Ibérica deste ano”.
O orçamento para 2024 do AECT visa também “implementar os nove projetos europeus em execução, após o repasso das principais atividades desenvolvidas em 2023”, dos quais destaca “o protocolo entre o AECT da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal e o Conselho Sindical Interregional Galiza – Norte de Portugal, para melhorar as condições laborais dos trabalhadores transfronteiriços”.
O AECT relembrou ainda o segundo Encontro das AECT Ibéricas, para avançar na cooperação transfronteiriça, e o primeiro Seminário de Diretores e Editores de Meios de Comunicação da Eurorregião, para debater a situação no setor e encontrar novas vias de colaboração.
Na aprovação do PAO para 2024, na sede do AECT em Vigo, estiveram presentes o diretor de relações exteriores da Junta da Galiza, Jesús Gamallo, a diretora-geral de Administração Local da Junta, Natalia Prieto, dos vice-presidentes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) Célia Ramos, Jorge Sobrado e Ana Lemos Gomes, e do diretor e subdiretor do AECT, respetivamente Nuno Almeida e Xosé Lago.
Paredes de Coura prepara-se para um fim de semana gastronómico, dias 15 e 16 de novembro, com destaque para o tradicional “Cozido à Moda de Coura”. O prato, símbolo da culinária local, poderá ser degustado em oito restaurantes do concelho: Barbaças, Romântica, Albergaria, Miquelina, Xisto, Os Mouras, Merendas e Renascer.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, a alteração ao regulamento do serviço público de transportes urbanos, que passa a incluir um passe único de 20 euros por mês para circular em todas as linhas do sistema TUViana. A nova medida integra ainda descontos e isenções para determinados grupos de passageiros.
A 14 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Diabetes, o lema lançado pela Federação Internacional da Diabetes (IDF) no triénio 2024-26 é “Diabetes e Bem Estar”. O foco é a promoção do Bem Estar da Pessoa com Diabetes em todas as suas vertentes por forma a melhorar a qualidade de vida das mesmas. A campanha deste ano foca-se, especificamente, na “Diabetes e o ambiente de trabalho”.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) comemorou esta segunda-feira 45 anos de atividade com uma sessão solene que reuniu estudantes, docentes, alumni e parceiros institucionais.
O Município de Ponte de Lima acolhe hoje 13 de novembro, às 18h30, a apresentação do livro “António Silva Monteiro: O homem, a casa e as suas circunstâncias (1822-1885)”, da autoria dos historiadores Gonçalo Maia Marques e José Augusto Maia Marques.
Um homem de 40 anos foi intercetado pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, ao início da tarde do passado domingo, 10 de novembro, na Rua de Santo António, na sequência de uma operação de combate aos crimes contra o património.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a acolher a tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro com abertura de portas às 23h00. O evento promete muita animação, surpresas e música, prolongando-se até às 06h00.