O Agrupamento de Cooperação Territorial (AECT) Galiza - Norte de Portugal aprovou hoje o seu Plano de Atividades e Orçamento (PAO) para 2024 focado nas mobilidades académica, científica, cultural, laboral e geográfica, segundo um comunicado.
De acordo com um comunicado hoje divulgado pelo AECT Galiza – Norte de Portugal, a sua Assembleia e o Conselho Superior aprovaram hoje o PAO para 2024, comprometendo-se a incentivar vários tipos de mobilidade, com quatro medidas principais.
A primeira visa “continuar a apoiar a mobilidade académica” através do programa Iacobus de cooperação entre as universidades, que celebra 10 anos em 2024, ampliando-se para uma “Rede Eurorregional de Conhecimento e Inovação”.
“Neste sentido, iremos lançar este ano novas convocatórias para Estadias de investigação, Publicações Científicas e Patentes”, refere o AECT Galiza – Norte de Portugal, presidido por Nuno Almeida.
Já a segunda medida tem como objetivo continuar a “incentivar o intercâmbio cultural na Eurorregião, através do programa Nortear, e a cooperação transfronteiriça noutros setores estratégicos para a Galiza e o Norte de Portugal, como o turismo, através do projecto Clustertur_GNP, que pretende a criação de um ‘cluster’ transfronteiriço na Eurorregião”.
O terceiro compromisso visa a cooperação “no setor aeroespacial, da energia verde e do agroindustrial, através de outros programas em execução pelo AECT”.
Já o quarto ponto tem como objetivo “fomentar a mobilidade geográfica e a cooperação de proximidade”, continuando o AECT envolvido “na reclamação de um Estatuto do Trabalhador Transfronteiriço, além da melhoria urgente nas conexões ferroviárias, com a aposta no comboio de alta velocidade Vigo – Porto”.
O AECT considera que as especificidades das duas regiões não foram atendidas “nas últimas Cimeiras Ibéricas, de Viana do Castelo, novembro de 2022, e Lanzarote, março de 2023”, pelo que “o AECT está a desenvolver um grupo de trabalho com as diferentes entidades transfronteiriças para a próxima Cimeira Ibérica deste ano”.
O orçamento para 2024 do AECT visa também “implementar os nove projetos europeus em execução, após o repasso das principais atividades desenvolvidas em 2023”, dos quais destaca “o protocolo entre o AECT da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal e o Conselho Sindical Interregional Galiza – Norte de Portugal, para melhorar as condições laborais dos trabalhadores transfronteiriços”.
O AECT relembrou ainda o segundo Encontro das AECT Ibéricas, para avançar na cooperação transfronteiriça, e o primeiro Seminário de Diretores e Editores de Meios de Comunicação da Eurorregião, para debater a situação no setor e encontrar novas vias de colaboração.
Na aprovação do PAO para 2024, na sede do AECT em Vigo, estiveram presentes o diretor de relações exteriores da Junta da Galiza, Jesús Gamallo, a diretora-geral de Administração Local da Junta, Natalia Prieto, dos vice-presidentes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) Célia Ramos, Jorge Sobrado e Ana Lemos Gomes, e do diretor e subdiretor do AECT, respetivamente Nuno Almeida e Xosé Lago.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.
A Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai finalmente avançar para uma intervenção profunda de conservação e valorização. A empreitada, no valor global de 480 mil euros, foi consignada esta terça-feira numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e do pároco local, Renato Oliveira.
A Juventude Viana prestou, esta sábado, uma homenagem especial ao atleta Joaquín Fernandez, reconhecendo a sua prestação de excelência no Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, onde representou a Seleção do Chile e alcançou uma conquista histórica para o país.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou, por unanimidade, a abertura da discussão pública da segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), cuja versão atual data de 2005.
Nos primeiros 11 meses deste ano, 72 pessoas perderam a vida em acidentes de viação, mais duas do que no mesmo período de 2024, segundo dados provisórios da Polícia de Segurança Pública (PSP). Das vítimas mortais, 32 morreram em colisões, 25 em despistes e 15 em atropelamentos.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.