Logo
Regional

AECT Galiza-Norte de Portugal aprova orçamento de 2024 focado nas mobilidades

13 Março, 2024 | 13:55
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Agrupamento de Cooperação Territorial (AECT) Galiza - Norte de Portugal aprovou hoje o seu Plano de Atividades e Orçamento (PAO) para 2024 focado nas mobilidades académica, científica, cultural, laboral e geográfica, segundo um comunicado.

De acordo com um comunicado hoje divulgado pelo AECT Galiza – Norte de Portugal, a sua Assembleia e o Conselho Superior aprovaram hoje o PAO para 2024, comprometendo-se a incentivar vários tipos de mobilidade, com quatro medidas principais.

A primeira visa “continuar a apoiar a mobilidade académica” através do programa Iacobus de cooperação entre as universidades, que celebra 10 anos em 2024, ampliando-se para uma “Rede Eurorregional de Conhecimento e Inovação”.

“Neste sentido, iremos lançar este ano novas convocatórias para Estadias de investigação, Publicações Científicas e Patentes”, refere o AECT Galiza – Norte de Portugal, presidido por Nuno Almeida.

Já a segunda medida tem como objetivo continuar a “incentivar o intercâmbio cultural na Eurorregião, através do programa Nortear, e a cooperação transfronteiriça noutros setores estratégicos para a Galiza e o Norte de Portugal, como o turismo, através do projecto Clustertur_GNP, que pretende a criação de um ‘cluster’ transfronteiriço na Eurorregião”.

O terceiro compromisso visa a cooperação “no setor aeroespacial, da energia verde e do agroindustrial, através de outros programas em execução pelo AECT”.

Já o quarto ponto tem como objetivo “fomentar a mobilidade geográfica e a cooperação de proximidade”, continuando o AECT envolvido “na reclamação de um Estatuto do Trabalhador Transfronteiriço, além da melhoria urgente nas conexões ferroviárias, com a aposta no comboio de alta velocidade Vigo – Porto”.

O AECT considera que as especificidades das duas regiões não foram atendidas “nas últimas Cimeiras Ibéricas, de Viana do Castelo, novembro de 2022, e Lanzarote, março de 2023”, pelo que “o AECT está a desenvolver um grupo de trabalho com as diferentes entidades transfronteiriças para a próxima Cimeira Ibérica deste ano”.

O orçamento para 2024 do AECT visa também “implementar os nove projetos europeus em execução, após o repasso das principais atividades desenvolvidas em 2023”, dos quais destaca “o protocolo entre o AECT da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal e o Conselho Sindical Interregional Galiza – Norte de Portugal, para melhorar as condições laborais dos trabalhadores transfronteiriços”.

O AECT relembrou ainda o segundo Encontro das AECT Ibéricas, para avançar na cooperação transfronteiriça, e o primeiro Seminário de Diretores e Editores de Meios de Comunicação da Eurorregião, para debater a situação no setor e encontrar novas vias de colaboração.

Na aprovação do PAO para 2024, na sede do AECT em Vigo, estiveram presentes o diretor de relações exteriores da Junta da Galiza, Jesús Gamallo, a diretora-geral de Administração Local da Junta, Natalia Prieto, dos vice-presidentes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) Célia Ramos, Jorge Sobrado e Ana Lemos Gomes, e do diretor e subdiretor do AECT, respetivamente Nuno Almeida e Xosé Lago.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 15 Dezembro, 2025

APPACDM de Viana do Castelo recebe Bandeira da Ética pelo Projeto “Náutica Para Todos”

A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Alto Minho recebe investimento de 747 mil euros para reforçar recolha seletiva de biorresíduos

O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe Roteiro para Descarbonização Naval

Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.

Regional 15 Dezembro, 2025

Jornal “A Aurora do Lima” celebra hoje 170 anos de história

O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Montenegro afasta regionalização nesta legislatura e reforça descentralização

No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.