O Agrupamento de Cooperação Territorial (AECT) Galiza - Norte de Portugal aprovou hoje o seu Plano de Atividades e Orçamento (PAO) para 2024 focado nas mobilidades académica, científica, cultural, laboral e geográfica, segundo um comunicado.
De acordo com um comunicado hoje divulgado pelo AECT Galiza – Norte de Portugal, a sua Assembleia e o Conselho Superior aprovaram hoje o PAO para 2024, comprometendo-se a incentivar vários tipos de mobilidade, com quatro medidas principais.
A primeira visa “continuar a apoiar a mobilidade académica” através do programa Iacobus de cooperação entre as universidades, que celebra 10 anos em 2024, ampliando-se para uma “Rede Eurorregional de Conhecimento e Inovação”.
“Neste sentido, iremos lançar este ano novas convocatórias para Estadias de investigação, Publicações Científicas e Patentes”, refere o AECT Galiza – Norte de Portugal, presidido por Nuno Almeida.
Já a segunda medida tem como objetivo continuar a “incentivar o intercâmbio cultural na Eurorregião, através do programa Nortear, e a cooperação transfronteiriça noutros setores estratégicos para a Galiza e o Norte de Portugal, como o turismo, através do projecto Clustertur_GNP, que pretende a criação de um ‘cluster’ transfronteiriço na Eurorregião”.
O terceiro compromisso visa a cooperação “no setor aeroespacial, da energia verde e do agroindustrial, através de outros programas em execução pelo AECT”.
Já o quarto ponto tem como objetivo “fomentar a mobilidade geográfica e a cooperação de proximidade”, continuando o AECT envolvido “na reclamação de um Estatuto do Trabalhador Transfronteiriço, além da melhoria urgente nas conexões ferroviárias, com a aposta no comboio de alta velocidade Vigo – Porto”.
O AECT considera que as especificidades das duas regiões não foram atendidas “nas últimas Cimeiras Ibéricas, de Viana do Castelo, novembro de 2022, e Lanzarote, março de 2023”, pelo que “o AECT está a desenvolver um grupo de trabalho com as diferentes entidades transfronteiriças para a próxima Cimeira Ibérica deste ano”.
O orçamento para 2024 do AECT visa também “implementar os nove projetos europeus em execução, após o repasso das principais atividades desenvolvidas em 2023”, dos quais destaca “o protocolo entre o AECT da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal e o Conselho Sindical Interregional Galiza – Norte de Portugal, para melhorar as condições laborais dos trabalhadores transfronteiriços”.
O AECT relembrou ainda o segundo Encontro das AECT Ibéricas, para avançar na cooperação transfronteiriça, e o primeiro Seminário de Diretores e Editores de Meios de Comunicação da Eurorregião, para debater a situação no setor e encontrar novas vias de colaboração.
Na aprovação do PAO para 2024, na sede do AECT em Vigo, estiveram presentes o diretor de relações exteriores da Junta da Galiza, Jesús Gamallo, a diretora-geral de Administração Local da Junta, Natalia Prieto, dos vice-presidentes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) Célia Ramos, Jorge Sobrado e Ana Lemos Gomes, e do diretor e subdiretor do AECT, respetivamente Nuno Almeida e Xosé Lago.
O Dia de São Valentim vai ser celebrado de forma única em Viana do Castelo com o workshop “Coração de Filigrana”, que se realiza no sábado, 14 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, no Hotel D. Aninhas. A iniciativa permite à comunidade aprender a arte da filigrana certificada, uma das expressões mais marcantes da Romaria d’Agonia.
O Santa Luzia FC vai defrontar o GD Árvore às 18h00 deste sábado, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal de futsal. O encontro coloca frente a frente duas equipas da Liga Feminina Placard e promete ser equilibrado e intenso.
A Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo (ACDSMP) convida toda a comunidade a participar numa noite de Carnaval inesquecível, que terá lugar no próximo dia 16 de fevereiro, a partir das 22h, na Casa do Povo local.
O Governo anunciou que o abono de família e outros subsídios sociais aumentam 2,2% a partir de hoje, 6 de fevereiro de 2026, com efeitos retroativos a 1 de janeiro. A atualização acompanha a inflação média dos últimos 12 meses.
Viana do Castelo atribuiu mais sete selos “Destino de Qualidade”, numa cerimónia realizada no Museu do Traje e presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre. Com esta nova distinção, sobe para 84 o número total de empresas do concelho certificadas com esta marca.
O candidato presidencial André Ventura defendeu o adiamento por uma semana da segunda volta das eleições presidenciais, alegando que o agravamento das condições meteorológicas impede a normal realização do ato eleitoral em várias zonas do país. Já o candidato António José Seguro manifestou oposição ao adiamento, sublinhando que as eleições devem realizar-se na data prevista e que apenas aceitará alterações dentro do enquadramento legal e constitucional.
O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.