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Internacional

AECT do Rio Minho cria comissão para exigir ação dos governos de Portugal e Espanha

10 Dezembro, 2025 | 10:55
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Pedro Xavier
1 min. leitura

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho vai criar uma comissão de trabalho para pressionar os governos de Portugal e Espanha a atuarem perante problemas que afetam gravemente o rio Minho, como o assoreamento, a perda de biodiversidade e a redução da segurança na navegação. 

A nova estrutura, integrada no Pacto Rio Minho, junta seis municípios — Salvaterra, Tui e O Rosal, na Galiza, e Melgaço, Valença e Caminha, em Portugal — e pretende reforçar a capacidade de influência política do território transfronteiriço. O objetivo é apresentar soluções conjuntas e criar uma frente comum que obrigue ambos os Estados a intervir.

“Não é apenas uma declaração de intenções. É um apelo firme à ação, à responsabilidade e à cooperação efetiva para que o Minho volte a ser um rio vivo, navegável e ambientalmente equilibrado”, afirmou o presidente da Câmara de Valença e atual líder do AECT, José Manuel Vaz Carpinteira.

A decisão foi tomada durante uma reunião em Monção, na qual o AECT aprovou também o orçamento para 2026, fixado em 713.550 euros — um crescimento de 24% face ao ano anterior. O agrupamento pretende, no próximo ano, aprofundar o trabalho com os 26 municípios que integra e avançar com projetos estratégicos que reforcem a gestão partilhada do território transfronteiriço.

Entre as prioridades estão a conclusão das Agendas Urbanas Transfronteiriças, o reforço do Observatório do Território e a insistência na colocação de temas como o 112 Transfronteiriço e a governação conjunta do rio Minho na agenda dos dois governos.

No setor do turismo, o AECT prepara a fase final do projeto Visit Rio Minho Plus, que reforça a promoção conjunta da região, dinamiza a oferta náutica e integra um congresso internacional de turismo com parceiros académicos dos dois lados da fronteira.

Ao nível das infraestruturas, o agrupamento mantém o compromisso de avançar com o projeto de execução da ponte pedonal As Neves–Monção e de iniciar o processo da travessia Friestas–Caldelas, reforçando as ligações entre margens ao longo do troço internacional do rio.

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