Logo
Desporto

Adruzilo Lopes voltou a ganhar Rali de Viana do Castelo

12 Novembro, 2023 | 20:13
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Depois de conquistado o título Promo de Ralis há uma mês, Adruzilo Lopes navegado por Vitor Hugo rubricou em Viana do Castelo uma atuação de altíssimo nível e levou o Mitsubishi Lancer Evo X ao triunfo na prova do Clube Automóvel de Santo Tirso que conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Com troços bastante traiçoeiros, mas ainda assim menos do que o esperado graças ao intervalo que a chuva deu à prova durante o dia de sábado, Adruzilo bateu-se com adversários melhor equipados. Apesar de uma penalização de 10 segundos por falsa partida na primeira classificativa do dia e de alguns problemas ao final da manhã no Mitsubishi, Adruzilo chegou à entrada da última classificativa a apenas 1,8s do Ford Fiesta R5 de André Cabeças e Bino Santos num final emocionante.

Nesse o último troço o então líder viu um pneu descolar da jante com o consequente furo e quase um minuto perdido nos 8,1km do troço de “Outeiro 2”. Estava encontrado o vencedor do 11º Rali de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023. À vitória na geral, Adruzilo Lopes somou o triunfo no Campeonato Promo de Ralis nacional e no Campeonato Promo Norte de Ralis

Marco Oliveira / Ricardo Sousa levaram o VW Polo N5 ao 2º posto a 13seg do vencedor, tendo liderado uma grande parte da prova mas sofrendo alguns problemas no carro na parte final do rali. Ernesto Cunha / Rui Raimundo estiveram em Viana do Castelo a estrear-se com o Citroen C3 Rally2 que utilizarão no Campeonato de Portugal de Ralis de 2024, e com o objetivo de chegar ao final e adaptar-se ao carro francês ocuparam o degrau mais baixo do pódio da geral a 43,5s do vencedor.

André Cabeças acabou por ter de se contentar com o 4º posto a 53,2s, e viu também adiada a possibilidade de conseguir a primeira vitória ao volante do Fiesta R5, ele que no passado já venceu por duas vezes o Rali de Viana do Castelo em 2018 e 2019 quando o lisboeta corria de Mitsubishi Lancer. Tiago Silva também esteve a estrear um novo carro em Viana, um Ford Fiesta R5, acabando o piloto, que teve Pedro Alves no banco do lado direito, por se posicionar no 5º posto da geral a 1m26,2s.

Vitória entre os GT para Jorge Perez e Unai Conde no Porsche 991 GT3 que ficou no 6º lugar da geral, depois de uma prova emocionante para o piloto espanhol que homenageou o seu irmão Angel Perez recentemente falecido, o qual tinha sido em Viana que tinha disputado o seu último rali no ano passado. Apesar deste triunfo entre os GT o título acabou por ficar nas mãos de Paulo Carvalheiro e Dércio Carvalheiro que completaram o rali no 24º lugar da geral.

Com o 7º lugar da geral e a vencer a classificação do Campeonato Start Norte de Ralis Jorge Carvalho e Fábio Reis no Peugeot 208 R2 deram o passo decisivo para o título do campeonato que ficou decidido este fim de semana. Mário Barbosa regressou aos ralis acompanhado por Valter Cardoso e selou o 8º lugar com o Citroen Saxo Kit Car.

Nuno Mateus e Francisca Mateus além do 9º lugar conseguido com o Mitsubishi Lancer Evo VI ainda foram os melhores dos Clássicos, um resultado que permitiu à dupla da Bairrada garantir o título do Campeonato de Portugal de Clássicos Ralis de 2023, o segundo título na carreira de Mateus. A fechar o “top ten” ficou Rui Borges com o Citroen C3 N5 a dar alguns problemas e que foi navegado por Luís Ribeiro. Com este resultado ascenderam à liderança do Campeonato Promo Norte de Ralis quando falta disputar apenas uma prova.

No que respeita ao FPAK Junior Team Pedro Pereira e João Aguiar dominaram a classificação particular desta competição, vencendo e conseguindo ainda registar o melhor tempo em sete dos nove classificativas do rali, o que somando os pontos da vitória e os pontos de vitórias em classificativas lhes deu o triunfo final neste troféu promovido pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Com este triunfo terão como prémio um carro da categoria Rally5 a disposição para disputar o Campeonato de Portugal de Ralis de 2024.

E terminou assim a edição de 2023 do Rali de Viana do Castelo, com títulos entregues e uma prova que teve bastante muito a assistir apesar do mau tempo que na maioria do dia de Sábado se ficou pelas ameaças.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Junho, 2024

Executivo de Caminha aprova criação de Taxa Municipal Turística

O Regulamento foi aprovado pelo Executivo Municipal esta quarta-feira, devendo agora ser submetido à apreciação e votação em Assembleia Municipal. Genericamente, a taxa aplica-se a pessoas de idade igual ou superior a 16 anos e até sete noites seguidas, mas estão previstas várias exclusões. Terá um valor diferenciado por épocas: 1,50 € (01 maio a 30 setembro) e 1,00 € (01 outubro a 30 abril).

Regional 23 Junho, 2024

Monção com investimento de 6,2 ME na rede de gás natural

Monção inaugurou a Unidade Autónoma de Gás, um investimento de 6,2 milhões de euros para abastecer indústria, serviços e cerca de três mil clientes domésticos.

Regional 23 Junho, 2024

14 trabalhos de estudantes conquistam Prémio Escolar António Manuel Couto Viana 

Foram este sábado distinguidos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo os 14 trabalhos vencedores da 14ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana, distribuídos pelas várias modalidade e anos de escolaridade.

Regional 23 Junho, 2024

Paredes de Coura investe cerca de 1 milhão de euros no Centro de Saúde

Com este investimento de 950 mil euros garantido junto da Administração Central do Sistema de Saúde, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do programa designado por "Cuidados de Saúde Primários com mais respostas", vai permitir ao Município de Paredes de Coura requalificar o seu Centro de Saúde ao nível da eficiência energética, bem como assegurar melhor acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais.

Internacional 23 Junho, 2024

CIM Alto Minho participou na primeira reunião de parceria do projeto europeu para redução de desperdício alimentar

Nos dias 18 e 19 de junho de 2024, na cidade de Sofia, Bulgária, decorreu a primeira reunião técnica do projeto CIBUS - Cutting food loss and waste in Europe, um projeto financiado pelo programa Interreg Europe, que tem como objetivo principal a redução da perda e do desperdício de alimentos em toda a Europa.

Regional 22 Junho, 2024

Coro Sementes de Deus vence concurso para criação do “Hino Jotas de Viana”

Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal nos ‘oitavos’ do Euro2024 após vitória frente à Turquia

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.