As admissões nas três urgências da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) diminuíram 12% nos primeiros três dias de funcionamento do projeto “Ligue antes, salve vidas”, entre quinta-feira e sábado.
“A Unidade Local de Saúde do Alto Minho registou uma redução de 12% na admissão de utentes nos serviços de urgência nas primeiras 72 horas da implementação do projeto ‘Ligue antes, salve vidas’, em comparação com a média acumulada até setembro de 2024”, destaca um comunicado enviado às redações.
O projeto entrou em funcionamento na última quinta-feira, nos serviços de urgência médico-cirúrgica, em Viana do Castelo, e nos dois serviços de urgência básica, em Monção e Ponte de Lima, bem como na urgência pediátrica.
Segundo a ULSAM, “a referenciação de utentes através da linha SNS 24 passou de 5,9% para 32%”.
“Dos perto de 700 contactos feitos diretamente com a linha 808 24 24 24, 35% dos utentes foram encaminhados para os cuidados de saúde primários ou tiveram indicação para ficar em autocuidados, evitando-se a permanência destes pacientes nos serviços de urgência hospitalares”, acrescenta.
A ULSAM realça ainda que “outra alteração significativa está relacionada com a origem dos utentes admitidos no serviço de urgência”.
“Desde o início do ano até setembro, apenas 5,9% dos utentes, em média, compareceu nas urgências depois de referenciados pela linha SNS 24. Nos primeiros três dias do projeto, a percentagem dos utentes que chegou depois de referenciado pelo 808 24 24 24 aumentou para 32%”, adianta.
De acordo com os dados da ULSAM, “o número de cidadãos que se deslocou pelos próprios meios ao hospital sem ter ligado previamente à linha de saúde tem também diminuído”.
Estes utentes “podem, no local, fazer contacto para as equipas de enfermagem do SNS 24 através de um telefone disponibilizado nos três serviços de urgência da ULSAM”.
O projeto “Ligue antes, salve vidas” visa reservar os serviços de urgência para “doentes efetivamente urgentes e reservar a capacidade instalada para esses doentes”.
Ao ligarem para o número 808 24 24 24 antes de se dirigirem ao hospital e conforme os casos, os utentes serão orientados para autocuidados, consulta no centro de saúde ou encaminhados para o serviço de urgência.
Com o início do projeto a ULSAM passou a disponibilizar 1.800 consultas por semana, agendadas quer através do SNS 24 quer dos serviços de urgência, que acrescem às consultas abertas que já existem nos centros de saúde.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.