Logo
Regional

Admissões nas urgências da ULS Alto Minho descem 12% em três dias

21 Novembro, 2024 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

As admissões nas três urgências da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) diminuíram 12% nos primeiros três dias de funcionamento do projeto “Ligue antes, salve vidas”, entre quinta-feira e sábado.

“A Unidade Local de Saúde do Alto Minho registou uma redução de 12% na admissão de utentes nos serviços de urgência nas primeiras 72 horas da implementação do projeto ‘Ligue antes, salve vidas’, em comparação com a média acumulada até setembro de 2024”, destaca um comunicado enviado às redações.

O projeto entrou em funcionamento na última quinta-feira, nos serviços de urgência médico-cirúrgica, em Viana do Castelo, e nos dois serviços de urgência básica, em Monção e Ponte de Lima, bem como na urgência pediátrica.

Segundo a ULSAM, “a referenciação de utentes através da linha SNS 24 passou de 5,9% para 32%”.

“Dos perto de 700 contactos feitos diretamente com a linha 808 24 24 24, 35% dos utentes foram encaminhados para os cuidados de saúde primários ou tiveram indicação para ficar em autocuidados, evitando-se a permanência destes pacientes nos serviços de urgência hospitalares”, acrescenta.

A ULSAM realça ainda que “outra alteração significativa está relacionada com a origem dos utentes admitidos no serviço de urgência”.

“Desde o início do ano até setembro, apenas 5,9% dos utentes, em média, compareceu nas urgências depois de referenciados pela linha SNS 24. Nos primeiros três dias do projeto, a percentagem dos utentes que chegou depois de referenciado pelo 808 24 24 24 aumentou para 32%”, adianta.

De acordo com os dados da ULSAM, “o número de cidadãos que se deslocou pelos próprios meios ao hospital sem ter ligado previamente à linha de saúde tem também diminuído”.

Estes utentes “podem, no local, fazer contacto para as equipas de enfermagem do SNS 24 através de um telefone disponibilizado nos três serviços de urgência da ULSAM”.

O projeto “Ligue antes, salve vidas” visa reservar os serviços de urgência para “doentes efetivamente urgentes e reservar a capacidade instalada para esses doentes”.

Ao ligarem para o número 808 24 24 24 antes de se dirigirem ao hospital e conforme os casos, os utentes serão orientados para autocuidados, consulta no centro de saúde ou encaminhados para o serviço de urgência.

Com o início do projeto a ULSAM passou a disponibilizar 1.800 consultas por semana, agendadas quer através do SNS 24 quer dos serviços de urgência, que acrescem às consultas abertas que já existem nos centros de saúde.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Dezembro, 2025

Mercado de Natal anima Vila Nova de Cerveira a partir de amanhã

O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.

Música 4 Dezembro, 2025

Noble atua em Paredes de Coura a 20 de dezembro com concerto intimista no Xapas

Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.

Cultura 4 Dezembro, 2025

Exposição sobre Amália e Bienal de Pintura marcam programação cultural do “Viana Coração do Natal”

O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.

Internacional 4 Dezembro, 2025

Viana STARTS reforça presença europeia em conferência sobre conservação sustentável na Irlanda

O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.

Regional 3 Dezembro, 2025

GNR de Viana do Castelo intensifica operações e regista 16 detenções em uma semana

Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.

Regional 3 Dezembro, 2025

Luís Nobre integra Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.