Logo
Regional

Admissões nas urgências da ULS Alto Minho descem 12% em três dias

21 Novembro, 2024 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

As admissões nas três urgências da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) diminuíram 12% nos primeiros três dias de funcionamento do projeto “Ligue antes, salve vidas”, entre quinta-feira e sábado.

“A Unidade Local de Saúde do Alto Minho registou uma redução de 12% na admissão de utentes nos serviços de urgência nas primeiras 72 horas da implementação do projeto ‘Ligue antes, salve vidas’, em comparação com a média acumulada até setembro de 2024”, destaca um comunicado enviado às redações.

O projeto entrou em funcionamento na última quinta-feira, nos serviços de urgência médico-cirúrgica, em Viana do Castelo, e nos dois serviços de urgência básica, em Monção e Ponte de Lima, bem como na urgência pediátrica.

Segundo a ULSAM, “a referenciação de utentes através da linha SNS 24 passou de 5,9% para 32%”.

“Dos perto de 700 contactos feitos diretamente com a linha 808 24 24 24, 35% dos utentes foram encaminhados para os cuidados de saúde primários ou tiveram indicação para ficar em autocuidados, evitando-se a permanência destes pacientes nos serviços de urgência hospitalares”, acrescenta.

A ULSAM realça ainda que “outra alteração significativa está relacionada com a origem dos utentes admitidos no serviço de urgência”.

“Desde o início do ano até setembro, apenas 5,9% dos utentes, em média, compareceu nas urgências depois de referenciados pela linha SNS 24. Nos primeiros três dias do projeto, a percentagem dos utentes que chegou depois de referenciado pelo 808 24 24 24 aumentou para 32%”, adianta.

De acordo com os dados da ULSAM, “o número de cidadãos que se deslocou pelos próprios meios ao hospital sem ter ligado previamente à linha de saúde tem também diminuído”.

Estes utentes “podem, no local, fazer contacto para as equipas de enfermagem do SNS 24 através de um telefone disponibilizado nos três serviços de urgência da ULSAM”.

O projeto “Ligue antes, salve vidas” visa reservar os serviços de urgência para “doentes efetivamente urgentes e reservar a capacidade instalada para esses doentes”.

Ao ligarem para o número 808 24 24 24 antes de se dirigirem ao hospital e conforme os casos, os utentes serão orientados para autocuidados, consulta no centro de saúde ou encaminhados para o serviço de urgência.

Com o início do projeto a ULSAM passou a disponibilizar 1.800 consultas por semana, agendadas quer através do SNS 24 quer dos serviços de urgência, que acrescem às consultas abertas que já existem nos centros de saúde.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Setembro, 2025

Vianense Flávio Cruz vence cinco prémios no Festival Internacional de Cinema de Turismo

O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi um dos grandes vencedores da 18.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu no Fundão. O cineasta arrecadou cinco prémios com três filmes distintos, em várias categorias das competições nacional e internacional.

Regional 18 Setembro, 2025

Viana do Castelo aprova investimento de 650 mil euros no transporte escolar para 390 alunos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, um investimento de 650.540,79 euros para o transporte escolar de 390 alunos do concelho no ano letivo 2025/2026.

Desporto 18 Setembro, 2025

Ciclista vianense Daniel Moreira convocado para o Mundial de Ciclismo no Ruanda

O jovem ciclista vianense Daniel Moreira foi convocado para integrar a Seleção Nacional de sub-23 que irá participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, a decorrer entre os dias 21 e 28 de setembro, no Ruanda.

Nacional 18 Setembro, 2025

Sistema informático do SNS já está a funcionar após falha nacional

O sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a funcionar normalmente após uma falha que afetou várias unidades hospitalares e centros de saúde em todo o país, incluindo a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

Regional 18 Setembro, 2025

Polícia Judiciária deteve incendiário de Viana do Castelo

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos a 21 de agosto deste ano, na freguesia de Chafé, concelho de Viana do Castelo, em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas e aglomerados habitacionais.

Desporto 18 Setembro, 2025

Ciclistas galegos e portugueses juntam-se no II BTT Transibérico da Eurocidade Cerveira-Tomiño

No dia 19 de outubro, decorre a II edição do BTT Transibérico, um percurso não competitivo que une ciclistas de Portugal e da Galiza para explorar a natureza, cultura e património da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável e o lazer ativo na região.

Regional 18 Setembro, 2025

União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmente dívida de 400 mil euros

A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.