As admissões nas três urgências da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) diminuíram 12% nos primeiros três dias de funcionamento do projeto “Ligue antes, salve vidas”, entre quinta-feira e sábado.
“A Unidade Local de Saúde do Alto Minho registou uma redução de 12% na admissão de utentes nos serviços de urgência nas primeiras 72 horas da implementação do projeto ‘Ligue antes, salve vidas’, em comparação com a média acumulada até setembro de 2024”, destaca um comunicado enviado às redações.
O projeto entrou em funcionamento na última quinta-feira, nos serviços de urgência médico-cirúrgica, em Viana do Castelo, e nos dois serviços de urgência básica, em Monção e Ponte de Lima, bem como na urgência pediátrica.
Segundo a ULSAM, “a referenciação de utentes através da linha SNS 24 passou de 5,9% para 32%”.
“Dos perto de 700 contactos feitos diretamente com a linha 808 24 24 24, 35% dos utentes foram encaminhados para os cuidados de saúde primários ou tiveram indicação para ficar em autocuidados, evitando-se a permanência destes pacientes nos serviços de urgência hospitalares”, acrescenta.
A ULSAM realça ainda que “outra alteração significativa está relacionada com a origem dos utentes admitidos no serviço de urgência”.
“Desde o início do ano até setembro, apenas 5,9% dos utentes, em média, compareceu nas urgências depois de referenciados pela linha SNS 24. Nos primeiros três dias do projeto, a percentagem dos utentes que chegou depois de referenciado pelo 808 24 24 24 aumentou para 32%”, adianta.
De acordo com os dados da ULSAM, “o número de cidadãos que se deslocou pelos próprios meios ao hospital sem ter ligado previamente à linha de saúde tem também diminuído”.
Estes utentes “podem, no local, fazer contacto para as equipas de enfermagem do SNS 24 através de um telefone disponibilizado nos três serviços de urgência da ULSAM”.
O projeto “Ligue antes, salve vidas” visa reservar os serviços de urgência para “doentes efetivamente urgentes e reservar a capacidade instalada para esses doentes”.
Ao ligarem para o número 808 24 24 24 antes de se dirigirem ao hospital e conforme os casos, os utentes serão orientados para autocuidados, consulta no centro de saúde ou encaminhados para o serviço de urgência.
Com o início do projeto a ULSAM passou a disponibilizar 1.800 consultas por semana, agendadas quer através do SNS 24 quer dos serviços de urgência, que acrescem às consultas abertas que já existem nos centros de saúde.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.