As admissões nas três urgências da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) diminuíram 12% nos primeiros três dias de funcionamento do projeto “Ligue antes, salve vidas”, entre quinta-feira e sábado.
“A Unidade Local de Saúde do Alto Minho registou uma redução de 12% na admissão de utentes nos serviços de urgência nas primeiras 72 horas da implementação do projeto ‘Ligue antes, salve vidas’, em comparação com a média acumulada até setembro de 2024”, destaca um comunicado enviado às redações.
O projeto entrou em funcionamento na última quinta-feira, nos serviços de urgência médico-cirúrgica, em Viana do Castelo, e nos dois serviços de urgência básica, em Monção e Ponte de Lima, bem como na urgência pediátrica.
Segundo a ULSAM, “a referenciação de utentes através da linha SNS 24 passou de 5,9% para 32%”.
“Dos perto de 700 contactos feitos diretamente com a linha 808 24 24 24, 35% dos utentes foram encaminhados para os cuidados de saúde primários ou tiveram indicação para ficar em autocuidados, evitando-se a permanência destes pacientes nos serviços de urgência hospitalares”, acrescenta.
A ULSAM realça ainda que “outra alteração significativa está relacionada com a origem dos utentes admitidos no serviço de urgência”.
“Desde o início do ano até setembro, apenas 5,9% dos utentes, em média, compareceu nas urgências depois de referenciados pela linha SNS 24. Nos primeiros três dias do projeto, a percentagem dos utentes que chegou depois de referenciado pelo 808 24 24 24 aumentou para 32%”, adianta.
De acordo com os dados da ULSAM, “o número de cidadãos que se deslocou pelos próprios meios ao hospital sem ter ligado previamente à linha de saúde tem também diminuído”.
Estes utentes “podem, no local, fazer contacto para as equipas de enfermagem do SNS 24 através de um telefone disponibilizado nos três serviços de urgência da ULSAM”.
O projeto “Ligue antes, salve vidas” visa reservar os serviços de urgência para “doentes efetivamente urgentes e reservar a capacidade instalada para esses doentes”.
Ao ligarem para o número 808 24 24 24 antes de se dirigirem ao hospital e conforme os casos, os utentes serão orientados para autocuidados, consulta no centro de saúde ou encaminhados para o serviço de urgência.
Com o início do projeto a ULSAM passou a disponibilizar 1.800 consultas por semana, agendadas quer através do SNS 24 quer dos serviços de urgência, que acrescem às consultas abertas que já existem nos centros de saúde.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.