Logo
Regional

Administração deixa ULS Alto Minho com melhores indicadores nos cuidados de saúde

10 Fevereiro, 2025 | 16:55
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) que cumpre hoje seu último dia em funções considera que, no último ano, “registou-se uma melhoria significativa dos indicadores de acesso e produtividade dos cuidados de saúde”.

Num comunicado interno dirigido aos trabalhadores da ULSAM, a que a agência Lusa teve acesso, o conselho de administração diz estar ciente de ter lançado “um vasto conjunto de projetos e iniciativas que irão projetar os resultados para níveis de excelência”.

De acordo com uma resolução do Conselho de Ministros hoje publicada em Diário da República (DR), é dissolvido, “por mera conveniência”, o atual conselho de administração da ULSAM, presidido por João Porfírio Oliveira.

O Governo justifica a decisão com “a necessidade de imprimir uma nova dinâmica à gestão ULSAM, sempre com o objetivo último de se alcançar uma efetiva melhoria no acesso aos cuidados de saúde”.

Na mensagem de despedida enviada hoje, a administração acrescenta ter abraçado “o desafio com muita energia, entrega e uma grande vontade de resolver os principais problemas” da região.

“Foi com esse espírito que, desde o primeiro dia, entendemos que era com os profissionais de saúde, com as autarquias e com todos os parceiros que em nós acreditaram que iríamos conseguir uma ULSAM mais próxima dos cidadãos e das comunidades”, sublinha.

Os administradores expressam “uma palavra de tremenda gratidão a todos os profissionais, pela disponibilidade constante na reflexão, na partilha de ideias e na vontade que sempre mostraram em participar no projeto iniciado há um ano e que tantos frutos deu”.

Para a administração, a “gratidão” estende-se “a todos os parceiros, nomeadamente as autarquias e demais atores locais, sem os quais não é possível construir uma plena integração de cuidados e com os quais foi possível estabelecer relações de trabalho que colocaram sempre os utentes em primeiro lugar”.

“O nosso caminho chega ao fim, mas não deixamos de acreditar no potencial e na capacidade de trabalho daqueles que todos os dias fazem da ULSAM o que é, nunca desistindo face dos desafios mais complexos. Desejamos à nova equipa de gestão muitos sucessos na construção de uma ULSAM para todos, com crescente qualidade assistencial e capaz de envolver toda a comunidade”, referem.

Na resolução do Conselho de Ministros de hoje, o Governo diz que, “apesar do esforço do atual conselho de administração (…) é necessário renovar a sua liderança, designando uma equipa que, de forma dialogante, cooperante e adaptativa, se revele mais ajustada ao novo desenho integrado de cuidados de saúde das unidades locais de saúde”.

“Com efeito, considera-se crucial que os novos membros da administração tenham a capacidade de enfrentar os desafios imediatos e operacionalizar as medidas estratégicas que se impõem, através de uma gestão sólida e eficaz, assegurando uma efetiva implementação da prestação de cuidados de saúde aos utentes, com qualidade e segurança”, acrescenta.

O novo conselho de administração foi aprovado em reunião do Conselho de Ministros a 30 de janeiro, um ano e um dia depois da tomada de posse da administração que hoje cessa funções.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Dezembro, 2025

Inauguração da Iluminação de Natal no Penedo do Castelo reúne a comunidade

Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.

Regional 14 Dezembro, 2025

Defensor Moura apresenta “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”

O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.

Música 14 Dezembro, 2025

Vianenses em destaque no novo projeto de Bárbara Bandeira

Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.

Regional 14 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Arrancou a betonagem da nova ponte entre Deocriste e Nogueira

A construção da nova ponte que vai ligar a Estrada Nacional 203, em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, Viana do Castelo, entrou numa fase decisiva com o início da betonagem da estrutura. O avanço dos trabalhos assinala mais um marco numa obra considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região.

Desporto 14 Dezembro, 2025

Vianense recebe Desportivo de Monção no Dr. José de Matos

O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.

Desporto 14 Dezembro, 2025

Santa Luzia FC perde em casa com o Nun`Alvares no regresso da Liga Placard

O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.

Nacional 14 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe Congresso da ANMP e elege Pedro Pimpão presidente

O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.