Logo
Regional

Administração deixa ULS Alto Minho com melhores indicadores nos cuidados de saúde

10 Fevereiro, 2025 | 16:55
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) que cumpre hoje seu último dia em funções considera que, no último ano, “registou-se uma melhoria significativa dos indicadores de acesso e produtividade dos cuidados de saúde”.

Num comunicado interno dirigido aos trabalhadores da ULSAM, a que a agência Lusa teve acesso, o conselho de administração diz estar ciente de ter lançado “um vasto conjunto de projetos e iniciativas que irão projetar os resultados para níveis de excelência”.

De acordo com uma resolução do Conselho de Ministros hoje publicada em Diário da República (DR), é dissolvido, “por mera conveniência”, o atual conselho de administração da ULSAM, presidido por João Porfírio Oliveira.

O Governo justifica a decisão com “a necessidade de imprimir uma nova dinâmica à gestão ULSAM, sempre com o objetivo último de se alcançar uma efetiva melhoria no acesso aos cuidados de saúde”.

Na mensagem de despedida enviada hoje, a administração acrescenta ter abraçado “o desafio com muita energia, entrega e uma grande vontade de resolver os principais problemas” da região.

“Foi com esse espírito que, desde o primeiro dia, entendemos que era com os profissionais de saúde, com as autarquias e com todos os parceiros que em nós acreditaram que iríamos conseguir uma ULSAM mais próxima dos cidadãos e das comunidades”, sublinha.

Os administradores expressam “uma palavra de tremenda gratidão a todos os profissionais, pela disponibilidade constante na reflexão, na partilha de ideias e na vontade que sempre mostraram em participar no projeto iniciado há um ano e que tantos frutos deu”.

Para a administração, a “gratidão” estende-se “a todos os parceiros, nomeadamente as autarquias e demais atores locais, sem os quais não é possível construir uma plena integração de cuidados e com os quais foi possível estabelecer relações de trabalho que colocaram sempre os utentes em primeiro lugar”.

“O nosso caminho chega ao fim, mas não deixamos de acreditar no potencial e na capacidade de trabalho daqueles que todos os dias fazem da ULSAM o que é, nunca desistindo face dos desafios mais complexos. Desejamos à nova equipa de gestão muitos sucessos na construção de uma ULSAM para todos, com crescente qualidade assistencial e capaz de envolver toda a comunidade”, referem.

Na resolução do Conselho de Ministros de hoje, o Governo diz que, “apesar do esforço do atual conselho de administração (…) é necessário renovar a sua liderança, designando uma equipa que, de forma dialogante, cooperante e adaptativa, se revele mais ajustada ao novo desenho integrado de cuidados de saúde das unidades locais de saúde”.

“Com efeito, considera-se crucial que os novos membros da administração tenham a capacidade de enfrentar os desafios imediatos e operacionalizar as medidas estratégicas que se impõem, através de uma gestão sólida e eficaz, assegurando uma efetiva implementação da prestação de cuidados de saúde aos utentes, com qualidade e segurança”, acrescenta.

O novo conselho de administração foi aprovado em reunião do Conselho de Ministros a 30 de janeiro, um ano e um dia depois da tomada de posse da administração que hoje cessa funções.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 9 Dezembro, 2025

Ponte de Lima avança para discussão pública da segunda revisão do PDM

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou, por unanimidade, a abertura da discussão pública da segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), cuja versão atual data de 2005.

Nacional 9 Dezembro, 2025

Aumentam mortes e feridos em acidentes rodoviários nos primeiros 11 meses do ano

Nos primeiros 11 meses deste ano, 72 pessoas perderam a vida em acidentes de viação, mais duas do que no mesmo período de 2024, segundo dados provisórios da Polícia de Segurança Pública (PSP). Das vítimas mortais, 32 morreram em colisões, 25 em despistes e 15 em atropelamentos.

Desporto 8 Dezembro, 2025

Távora goleia e reforça liderança da 2.ª Divisão Distrital da AFVC

O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.

Desporto 8 Dezembro, 2025

Iúri Leitão vence Madison nos 6 Dias de Roterdão em parceria com Yoeri Havik

O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.

Regional 8 Dezembro, 2025

Valença promove retiro micológico “Entre Fungos e Monges” na Quinta do Mosteiro de Sanfins

A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.

Regional 8 Dezembro, 2025

Ponte de Lima avança com oito apartamentos de habitação colaborativa

A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.

Internacional 8 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana participa em workshop europeu sobre graus conjuntos

O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.