A administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) que cumpre hoje seu último dia em funções considera que, no último ano, “registou-se uma melhoria significativa dos indicadores de acesso e produtividade dos cuidados de saúde”.
Num comunicado interno dirigido aos trabalhadores da ULSAM, a que a agência Lusa teve acesso, o conselho de administração diz estar ciente de ter lançado “um vasto conjunto de projetos e iniciativas que irão projetar os resultados para níveis de excelência”.
De acordo com uma resolução do Conselho de Ministros hoje publicada em Diário da República (DR), é dissolvido, “por mera conveniência”, o atual conselho de administração da ULSAM, presidido por João Porfírio Oliveira.
O Governo justifica a decisão com “a necessidade de imprimir uma nova dinâmica à gestão ULSAM, sempre com o objetivo último de se alcançar uma efetiva melhoria no acesso aos cuidados de saúde”.
Na mensagem de despedida enviada hoje, a administração acrescenta ter abraçado “o desafio com muita energia, entrega e uma grande vontade de resolver os principais problemas” da região.
“Foi com esse espírito que, desde o primeiro dia, entendemos que era com os profissionais de saúde, com as autarquias e com todos os parceiros que em nós acreditaram que iríamos conseguir uma ULSAM mais próxima dos cidadãos e das comunidades”, sublinha.
Os administradores expressam “uma palavra de tremenda gratidão a todos os profissionais, pela disponibilidade constante na reflexão, na partilha de ideias e na vontade que sempre mostraram em participar no projeto iniciado há um ano e que tantos frutos deu”.
Para a administração, a “gratidão” estende-se “a todos os parceiros, nomeadamente as autarquias e demais atores locais, sem os quais não é possível construir uma plena integração de cuidados e com os quais foi possível estabelecer relações de trabalho que colocaram sempre os utentes em primeiro lugar”.
“O nosso caminho chega ao fim, mas não deixamos de acreditar no potencial e na capacidade de trabalho daqueles que todos os dias fazem da ULSAM o que é, nunca desistindo face dos desafios mais complexos. Desejamos à nova equipa de gestão muitos sucessos na construção de uma ULSAM para todos, com crescente qualidade assistencial e capaz de envolver toda a comunidade”, referem.
Na resolução do Conselho de Ministros de hoje, o Governo diz que, “apesar do esforço do atual conselho de administração (…) é necessário renovar a sua liderança, designando uma equipa que, de forma dialogante, cooperante e adaptativa, se revele mais ajustada ao novo desenho integrado de cuidados de saúde das unidades locais de saúde”.
“Com efeito, considera-se crucial que os novos membros da administração tenham a capacidade de enfrentar os desafios imediatos e operacionalizar as medidas estratégicas que se impõem, através de uma gestão sólida e eficaz, assegurando uma efetiva implementação da prestação de cuidados de saúde aos utentes, com qualidade e segurança”, acrescenta.
O novo conselho de administração foi aprovado em reunião do Conselho de Ministros a 30 de janeiro, um ano e um dia depois da tomada de posse da administração que hoje cessa funções.
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.