A administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) que cumpre hoje seu último dia em funções considera que, no último ano, “registou-se uma melhoria significativa dos indicadores de acesso e produtividade dos cuidados de saúde”.

Num comunicado interno dirigido aos trabalhadores da ULSAM, a que a agência Lusa teve acesso, o conselho de administração diz estar ciente de ter lançado “um vasto conjunto de projetos e iniciativas que irão projetar os resultados para níveis de excelência”.
De acordo com uma resolução do Conselho de Ministros hoje publicada em Diário da República (DR), é dissolvido, “por mera conveniência”, o atual conselho de administração da ULSAM, presidido por João Porfírio Oliveira.
O Governo justifica a decisão com “a necessidade de imprimir uma nova dinâmica à gestão ULSAM, sempre com o objetivo último de se alcançar uma efetiva melhoria no acesso aos cuidados de saúde”.
Na mensagem de despedida enviada hoje, a administração acrescenta ter abraçado “o desafio com muita energia, entrega e uma grande vontade de resolver os principais problemas” da região.
“Foi com esse espírito que, desde o primeiro dia, entendemos que era com os profissionais de saúde, com as autarquias e com todos os parceiros que em nós acreditaram que iríamos conseguir uma ULSAM mais próxima dos cidadãos e das comunidades”, sublinha.
Os administradores expressam “uma palavra de tremenda gratidão a todos os profissionais, pela disponibilidade constante na reflexão, na partilha de ideias e na vontade que sempre mostraram em participar no projeto iniciado há um ano e que tantos frutos deu”.
Para a administração, a “gratidão” estende-se “a todos os parceiros, nomeadamente as autarquias e demais atores locais, sem os quais não é possível construir uma plena integração de cuidados e com os quais foi possível estabelecer relações de trabalho que colocaram sempre os utentes em primeiro lugar”.
“O nosso caminho chega ao fim, mas não deixamos de acreditar no potencial e na capacidade de trabalho daqueles que todos os dias fazem da ULSAM o que é, nunca desistindo face dos desafios mais complexos. Desejamos à nova equipa de gestão muitos sucessos na construção de uma ULSAM para todos, com crescente qualidade assistencial e capaz de envolver toda a comunidade”, referem.
Na resolução do Conselho de Ministros de hoje, o Governo diz que, “apesar do esforço do atual conselho de administração (…) é necessário renovar a sua liderança, designando uma equipa que, de forma dialogante, cooperante e adaptativa, se revele mais ajustada ao novo desenho integrado de cuidados de saúde das unidades locais de saúde”.
“Com efeito, considera-se crucial que os novos membros da administração tenham a capacidade de enfrentar os desafios imediatos e operacionalizar as medidas estratégicas que se impõem, através de uma gestão sólida e eficaz, assegurando uma efetiva implementação da prestação de cuidados de saúde aos utentes, com qualidade e segurança”, acrescenta.
O novo conselho de administração foi aprovado em reunião do Conselho de Ministros a 30 de janeiro, um ano e um dia depois da tomada de posse da administração que hoje cessa funções.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora recebe, no próximo dia 5 de julho, às 17h00, a estreia de "A Tentação de Santo António – Nem Dalí Nem Daqui", a mais recente produção do Laboratório Kriativo, projeto de teatro comunitário promovido pela Krisálida que volta a reunir participantes de várias freguesias do concelho de Caminha.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, participou como orador convidado na conferência internacional “A Territorial Approach to the SDGs”, realizada no Porto, onde defendeu o papel dos municípios na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
A Praça 1.º de Maio, em Viana do Castelo, acolhe até ao próximo dia 17 de julho uma exposição dedicada aos 40 anos da Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde, documento de referência mundial na área da saúde pública.
A Biblioteca Municipal de Valença recebe, na próxima sexta-feira, 26 de junho, pelas 21h00, mais uma edição das Sextas Literárias, desta vez dedicada à escritora e ativista galega Begonha Camanho, distinguida este ano pelo Dia das Letras Galegas.
Viana do Castelo recebe, entre os dias 27 de junho e 5 de julho, as comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, num programa que levará à cidade dezenas de iniciativas destinadas a aproximar a instituição da população e a dar a conhecer a sua missão.
A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) voltou a lançar o alerta para os riscos dos mergulhos em águas pouco profundas ou desconhecidas, numa altura em que milhares de portugueses procuram praias, rios e piscinas para enfrentar as temperaturas mais elevadas.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, está a representar a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) no Congresso da CGLU – Cimeira Mundial dos Líderes Locais e Regionais, que decorre em Tânger, Marrocos, reunindo mais de três mil responsáveis políticos, autarcas e representantes de instituições internacionais.