Logo
Regional

Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez é eleita “A Melhor Cooperativa” de 2022

17 Março, 2023 | 16:58
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

No ano que celebra 60 Anos, a Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez foi eleita como “Adega Cooperativa” do ano 2022.

Um dos prémios mais aguardados da noite, “A Melhor Cooperativa”, foi entregue à Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, precisamente no momento que está a celebrar os 60 anos da sua fundação.

A Adega Cooperativa Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, fundada em 1963, é reconhecida há décadas como um dos produtores mais “emblemáticos” dos Vinhos Verdes. Recorde-se que foi lançada recentemente a sua nova imagem corporativa e uma nova designação empresarial: “Barcos Wines”.

Este novo nome, vem reforçar a estratégia da empresa que, a partir de Ponte da Barca e dos Arcos de Valdevez, se virou para o mundo. Atualmente exportam 75% do seu volume de negócios, um crescimento notório nos últimos anos, batendo sucessivos recordes, onde em 2022 atingiu um recorde de 6 milhões de unidades produzidas, chegando os seus produtos a trinta e quatro países.

“Os pilares da empresa são hoje a responsabilidade social e a sustentabilidade integral do negócio. A sustentabilidade é uma prioridade estratégica, que se estende desde a vinha à adega, à utilização eficiente dos recursos naturais”, afirmou Rui Folha, presidente do Conselho de Administração, na cerimónia em que recebeu o galardão.“A preocupação ambiental e social está expressa em toda a cadeia de valor, tendo a Barcos Wines, cada vez mais, um forte impacto social e económico no meio rural que abrange, pois é uma importante fonte de rendimento para cerca de 850 famílias locais”. A qualidade crescente dos vinhos, resulta da paixão e dedicação na viticultura, que permitiu nos últimos anos reconverter mais de 500 hectares de vinha”.

Segundo José Oliveira, diretor geral e enólogo da cooperativa, o sucesso da empresa, que nos últimos 4 anos cresceu o seu volume de negócios em 175 %, para os 9.8 milhões de Euros, é consequência “da aposta na valorização das pessoas, do arrojo dos seus quadros na inovação e no empenho na produção de vinhos genuínos, que exprimem a essência das uvas autóctones, sobretudo o Loureiro, Alvarinho e Vinhão, que usufruem de recursos naturais únicos nos vales dos rios Lima e Vez assentes em solos graníticos”.

Este prémio vem reconhecer o aumento crescente da adega e dos seus vinhos, nomeadamente da coleção premium, designada “Reserva de Sócios”.

Em 2023, cinco novos produtos totalmente disruptivos, da casta Loureiro, Alvarinho, Vinhão e Espadeiro, vão ser lançados.

A Barcos Wines possui um vasto portfolio de vinhos, espumantes e aguardentes, vinhos em lata, cervejas artesanais de inspiração vínica e uma coleção de chocolates e trufas com recheios de vinho, aguardente e cerveja.

Os Prémios Grandes Escolhas, organizados pela revista Grandes Escolhas, vão já na sua sexta edição com a atual equipa. A gala que distingue e premeia os melhores vinhos, bem como empresas, profissionais e instituições na área de vinhos e gastronomia, em Portugal, contou com mais de 800 convidados, que se no reuniram C.A.R. – Centro de Alto Rendimento (Velódromo), em Sangalhos para uma noite dedicada aos Melhores do Ano.

De acordo com Luís Lopes, diretor da revista, “nesta edição, reuniram-se inúmeros protagonistas do mundo dos vinhos e da restauração/gastronomia, que são a prova viva que o nosso país se destaca nestes setores. Para a nossa equipa foi um enorme prazer premiar os melhores de 2022 sejam eles produtores de vinho, chefs de cozinha, enólogos, viticólogos, sommeliers, comerciais, proprietários de restaurantes e outros profissionais da área, se bem que esta tarefa vai sendo cada vez mais difícil tendo em conta a qualidade dos projetos. Mas diria que os vinhos portugueses estão de parabéns, e que o setor está cada vez mais consistente e mais forte para se impor também no mercado internacional”.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 5 Março, 2024

Explicador de Matemática de Viana do Castelo volta a abusar de menores e é preso pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 48 anos de idade, residente no concelho de Viana do Castelo, suspeito da prática de crimes de abuso sexual de menores dependentes ou em situação vulnerável.

Nacional 5 Março, 2024

Portugal regista o 2.º maior consumo do mundo de fármaco para insónias

Portugal registou em 2022 o segundo maior consumo do mundo do fármaco de combate à insónia zolpidem, e um dos maiores do anestésico e sedativo cetamina, segundo o relatório do Conselho Internacional para o Controlo de Narcóticos (INCB).

Desporto 5 Março, 2024

Atleta da APPACDM conquista medalha de bronze no primeiro dia do “Virtus European Winter Games”

Jorge Miguel Sousa, atleta da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo, está a representar Portugal no Campeonato do Mundo e da Europa de Remo Indoor VIRTUS, tendo conquistado já uma medalha de bronze esta segunda-feira. A competição decorre até esta sexta-feira, 8 de março, em Zakopane, na Polónia. 

Nacional 5 Março, 2024

5G: Tecnologia em todos os concelhos e 69% das freguesias no final de dezembro

A tecnologia 5G chegava "a todos os concelhos" de Portugal e a "69% das freguesias" no final do ano passado, de acordo com dados hoje divulgados pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Nacional 5 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo na quinta-feira

Viana do Castelo está entre os dez distritos do continente sob aviso amarelo, a partir de quinta-feira, 7 de março, devido à previsão de agitação marítima. A informação foi avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Regional 5 Março, 2024

Plano de salvaguarda de branda em Monção vai para discussão pública

O Plano de Pormenor de Salvaguarda da branda de Santo António de Vale de Poldros, Riba de Mouro, Monção, entra em consulta pública, na próxima terça-feira, por 20 dias úteis, segundo o aviso hoje publicado em Diário da República.

Regional 4 Março, 2024

Município de Viana planta mais de meia centena de árvores em Cardielos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo através do Gabinete Florestal e do Horto Municipal apoiou a União de Freguesias de Cardielos e Serreleis no fornecimento e plantação de cerca de 60 árvores junto ao parque de merendas de Cardielos, contíguo ao rio Lima.