Logo
Regional

Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez é eleita “A Melhor Cooperativa” de 2022

17 Março, 2023 | 16:58
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

No ano que celebra 60 Anos, a Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez foi eleita como “Adega Cooperativa” do ano 2022.

Um dos prémios mais aguardados da noite, “A Melhor Cooperativa”, foi entregue à Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, precisamente no momento que está a celebrar os 60 anos da sua fundação.

A Adega Cooperativa Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, fundada em 1963, é reconhecida há décadas como um dos produtores mais “emblemáticos” dos Vinhos Verdes. Recorde-se que foi lançada recentemente a sua nova imagem corporativa e uma nova designação empresarial: “Barcos Wines”.

Este novo nome, vem reforçar a estratégia da empresa que, a partir de Ponte da Barca e dos Arcos de Valdevez, se virou para o mundo. Atualmente exportam 75% do seu volume de negócios, um crescimento notório nos últimos anos, batendo sucessivos recordes, onde em 2022 atingiu um recorde de 6 milhões de unidades produzidas, chegando os seus produtos a trinta e quatro países.

“Os pilares da empresa são hoje a responsabilidade social e a sustentabilidade integral do negócio. A sustentabilidade é uma prioridade estratégica, que se estende desde a vinha à adega, à utilização eficiente dos recursos naturais”, afirmou Rui Folha, presidente do Conselho de Administração, na cerimónia em que recebeu o galardão.“A preocupação ambiental e social está expressa em toda a cadeia de valor, tendo a Barcos Wines, cada vez mais, um forte impacto social e económico no meio rural que abrange, pois é uma importante fonte de rendimento para cerca de 850 famílias locais”. A qualidade crescente dos vinhos, resulta da paixão e dedicação na viticultura, que permitiu nos últimos anos reconverter mais de 500 hectares de vinha”.

Segundo José Oliveira, diretor geral e enólogo da cooperativa, o sucesso da empresa, que nos últimos 4 anos cresceu o seu volume de negócios em 175 %, para os 9.8 milhões de Euros, é consequência “da aposta na valorização das pessoas, do arrojo dos seus quadros na inovação e no empenho na produção de vinhos genuínos, que exprimem a essência das uvas autóctones, sobretudo o Loureiro, Alvarinho e Vinhão, que usufruem de recursos naturais únicos nos vales dos rios Lima e Vez assentes em solos graníticos”.

Este prémio vem reconhecer o aumento crescente da adega e dos seus vinhos, nomeadamente da coleção premium, designada “Reserva de Sócios”.

Em 2023, cinco novos produtos totalmente disruptivos, da casta Loureiro, Alvarinho, Vinhão e Espadeiro, vão ser lançados.

A Barcos Wines possui um vasto portfolio de vinhos, espumantes e aguardentes, vinhos em lata, cervejas artesanais de inspiração vínica e uma coleção de chocolates e trufas com recheios de vinho, aguardente e cerveja.

Os Prémios Grandes Escolhas, organizados pela revista Grandes Escolhas, vão já na sua sexta edição com a atual equipa. A gala que distingue e premeia os melhores vinhos, bem como empresas, profissionais e instituições na área de vinhos e gastronomia, em Portugal, contou com mais de 800 convidados, que se no reuniram C.A.R. – Centro de Alto Rendimento (Velódromo), em Sangalhos para uma noite dedicada aos Melhores do Ano.

De acordo com Luís Lopes, diretor da revista, “nesta edição, reuniram-se inúmeros protagonistas do mundo dos vinhos e da restauração/gastronomia, que são a prova viva que o nosso país se destaca nestes setores. Para a nossa equipa foi um enorme prazer premiar os melhores de 2022 sejam eles produtores de vinho, chefs de cozinha, enólogos, viticólogos, sommeliers, comerciais, proprietários de restaurantes e outros profissionais da área, se bem que esta tarefa vai sendo cada vez mais difícil tendo em conta a qualidade dos projetos. Mas diria que os vinhos portugueses estão de parabéns, e que o setor está cada vez mais consistente e mais forte para se impor também no mercado internacional”.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Junho, 2024

CIM Alto Minho promove sessão de esclarecimento sobre apoios na área da inovação social

Decorreu em Viana do Castelo, uma sessão de esclarecimento dedicada ao Aviso NORTE2030-2024-8 "Parcerias para a Inovação Social", aberto no âmbito do Norte 2030 – Programa Operacional Regional do Norte 2021-2027, para apoiar projetos inovadores com impactos sociais positivos.

Regional 14 Junho, 2024

Projeto para demolir habitações em risco na costa de Esposende concluído até dezembro

O projeto de execução para demolição das construções em risco em Cedovém, em Esposende, cuja conclusão esteve prevista para final de 2023, vai avançar, após aval do novo Governo, prevendo-se a sua conclusão até dezembro, foi hoje revelado.

Regional 14 Junho, 2024

APA defende interesse público de linha de Alta Tensão contestada por autarcas do Alto Minho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que invocou em tribunal o interesse público para impedir o adiamento do licenciamento e avanço da linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza), contestada por autarcas do Alto Minho.

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.

Nacional 13 Junho, 2024

Governo vai auditar conselhos de administração dos hospitais

O Governo vai criar uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais, anunciou a ministra da Saúde, que considerou esta medida importante para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.