Logo
Política

AD e CDU chegam a acordo para formar executivo na União de Freguesias de Viana do Castelo e Meadela

30 Outubro, 2025 | 14:37
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A coligação AD (PSD/CDS-PP) anunciou, esta quinta-feira, ter chegado a um acordo com a CDU para a formação do executivo da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela.

A informação foi avançada em conferência de imprensa pelo candidato da AD, Victor Fernandes, após a assembleia de freguesia realizada na passada segunda-feira.

“A AD e a CDU chegaram a um entendimento legítimo e democrático, sempre a pensar nas pessoas e a construir soluções para os vianenses”, afirmou Victor Fernandes. O candidato adiantou ainda que “esta solução pode ser diferente do habitual”, remetendo mais detalhes para a nova assembleia marcada para sábado, 1 de novembro, às 17h00.

O acordo entre as duas forças políticas deverá permitir a viabilização do executivo da maior freguesia do Alto Minho, após semanas de negociações subsequentes às eleições autárquicas.

A aprovação formal da nova solução governativa será apreciada na próxima Assembleia de Freguesia, onde deverá ser votada a composição final do executivo.

Contatada pela Viana TV, Claudia Marinho (CDU), a Presidente da União de Freguesias eleita no passado dia 12 de outubro, confirmou o acordo com os sociais democratas.

Nas ultimas autárquicas (12 de outubro), a CDU foi a força mais votada, com 27,36% dos votos (3.595 votos, 6 mandatos), seguida pelo PS, 26,32% (3.459 votos, 6 mandatos)AD (PSD/CDS), 24,02% (3.157 votos, 5 mandatos), e Chega, 11,40% (1.498 votos, 2 mandatos).

A União de Freguesias de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela é a maior freguesia do Alto Minho, pelo que o desfecho do impasse determinará a governação local.

FOTO: Noticias de Viana

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 6 Novembro, 2025

Joel Ricardo Santos apresenta “OVERBOOKING” em Esposende

O humorista Joel Ricardo Santos sobe ao palco do Auditório Municipal de Esposende no próximo dia 20 de novembro para apresentar o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “OVERBOOKING”, uma iniciativa promovida pela CLAP.

Nacional 6 Novembro, 2025

Programa “Já Chegámos” ensina segurança rodoviária a alunos de Viana do Castelo

Alunos do 1.º ciclo de várias escolas do distrito de Viana do Castelo vão participar no programa “Já Chegámos”, uma iniciativa do Grupo Brisa que pretende ensinar, de forma divertida, as principais regras de segurança rodoviária e mobilidade sustentável.

Desporto 6 Novembro, 2025

Árbitra valenciana Filipa Cunha nomeada para jogos internacionais

A árbitra internacional Filipa Cunha, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi nomeada pela UEFA para dirigir dois encontros da fase de grupos da Ronda 1 de qualificação do Campeonato da Europa Sub-17 Feminino 2025/26.

Cultura 6 Novembro, 2025

Governo cria grupo de trabalho após encerramento de várias salas de cinema em todo o país

A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.

Desporto 5 Novembro, 2025

Benfica perde frente ao Bayer Leverkusen e continua sem pontuar na Liga dos Campeões

O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.

Regional 5 Novembro, 2025

Câmara de Viana do Castelo arranca com novo ano letivo das Aulas de Português para Migrantes

A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.

Desporto 5 Novembro, 2025

Âncora Praia Futebol Clube já exibe novo relvado sintético

O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.