A coligação AD (PSD/CDS-PP) anunciou, esta quinta-feira, ter chegado a um acordo com a CDU para a formação do executivo da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela.
A informação foi avançada em conferência de imprensa pelo candidato da AD, Victor Fernandes, após a assembleia de freguesia realizada na passada segunda-feira.
“A AD e a CDU chegaram a um entendimento legítimo e democrático, sempre a pensar nas pessoas e a construir soluções para os vianenses”, afirmou Victor Fernandes. O candidato adiantou ainda que “esta solução pode ser diferente do habitual”, remetendo mais detalhes para a nova assembleia marcada para sábado, 1 de novembro, às 17h00.
O acordo entre as duas forças políticas deverá permitir a viabilização do executivo da maior freguesia do Alto Minho, após semanas de negociações subsequentes às eleições autárquicas.
A aprovação formal da nova solução governativa será apreciada na próxima Assembleia de Freguesia, onde deverá ser votada a composição final do executivo.
Contatada pela Viana TV, Claudia Marinho (CDU), a Presidente da União de Freguesias eleita no passado dia 12 de outubro, confirmou o acordo com os sociais democratas.
Nas ultimas autárquicas (12 de outubro), a CDU foi a força mais votada, com 27,36% dos votos (3.595 votos, 6 mandatos), seguida pelo PS, 26,32% (3.459 votos, 6 mandatos), AD (PSD/CDS), 24,02% (3.157 votos, 5 mandatos), e Chega, 11,40% (1.498 votos, 2 mandatos).
A União de Freguesias de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela é a maior freguesia do Alto Minho, pelo que o desfecho do impasse determinará a governação local.
FOTO: Noticias de Viana
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.