A construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo continua sem interrupções, apesar da descoberta de vestígios arqueológicos do antigo Convento de São Bento, encontrados no terreno onde existia o prédio Coutinho.
O presidente da Câmara, Luís Nobre, reeleito nas eleições de 12 de outubro, explicou que as obras decorrem em várias frentes e que tarefas como a instalação e reconstrução de infraestruturas podem avançar em paralelo com as escavações arqueológicas, realizadas em articulação com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).
Os achados foram localizados à superfície no parque de estacionamento que existia nas traseiras do prédio Coutinho, demolido em 2022 para dar lugar ao novo mercado. Segundo Luís Nobre, era esperado que surgissem vestígios arqueológicos, dado que a obra ocorre no coração do centro histórico.
Os serviços municipais e da CCDRN têm registado os achados e esta semana regressam ao local para definir a estratégia a adotar, decidindo se será necessário proteger os vestígios ou apenas documentá-los.
A empreitada, avaliada em 13,376 milhões de euros e a cargo da Arlo S.A., começou em 29 de setembro. O projeto inclui a construção do edifício do mercado e a requalificação do espaço envolvente, com o objetivo de revitalizar o centro histórico, atrair população, dinamizar a economia local e reforçar a oferta cultural e turística da cidade.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.
As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).