Até 5 de agosto decorre a 1.ª fase de candidaturas ao Concurso Nacional de Acesso (CNA) e há mais de 1.500 oportunidades de escolha para os candidatos só no Politécnico de Viana do Castelo.
Na verdade, são 1.512 as vagas disponíveis para os estudantes que ambicionam frequentar um curso de licenciatura no IPVC já no próximo ano letivo.
As candidaturas devem se efetuadas na página da DGES.
Mas há mais oportunidades para quem acabou de terminar o ensino secundário e deseja uma qualificação superior. Além dos cursos de licenciatura, o Politécnico de Viana do Castelo tem também 550 vagas para um dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP). Neste caso, as candidaturas decorrem no portal do Politécnico de Viana do Castelo até 21 de agosto.
Na soma, são mais de duas mil as vagas disponíveis para o próximo ano letivo, distribuídas por 27 cursos de licenciaturas e 20 CTeSP, em áreas que vão desde a Educação às Artes, da Gerontologia ao Cinema Digital, passando pela Agronomia, a Biotecnologia, a Gestão de Empresas Agrícolas e a Engenharia do Ambiente e Geoinformática. Mas há mais: Enfermagem Veterinária, Design, Engenharias (Alimentar, Informática, Mecânica, Mecatrónica, Redes e Sistemas de Computadores, Computação Gráfica e Multimédia, Civil e Ambiente), Gestão, Turismo, Gastronomia e Artes Culinárias ou Gestão Hoteleira.
No entanto, a oferta formativa do Politécnico de Viana do Castelo não fica por aqui: o IPVC oferece formação superior também nas áreas da Contabilidade e Fiscalidade, Marketing e Comunicação Empresarial e Marketing Digital e E-Commerce, Organização e Gestão Empresariais, Distribuição e Logística, Enfermagem, Termalismo e Bem-Estar, Treino Desportivo ou Desporto e Lazer.
Ao todo, são quase meia centena de opções, entre licenciaturas e CTeSP, para escolheres o IPVC como o teu Ponto de Partida!
Acede aos links e conhece ao pormenor todas as LICENCIATURAS e os CTeSP do IPVC.
Mais bolsas e apoios para 2024/25
No campo das bolsas e apoios, o IPVC criou as Bolsas de Mérito IPVC, disponíveis para estudantes de CTeSP, licenciatura ou mestrado, e oferece bolsas exclusivas no âmbito do PRR: Bolsas de Igualdade de Género, Bolsa para a Melhor PAP na área das TIC, Bolsas para Estudantes Internacionais, Bolsas de Deslocação para Estágio e Bolsa PRR Com.Sigo+ para apoio à aquisição de materiais pedagógicos.
De salientar que o Politécnico de Viana do Castelo é uma das poucas instituições de Ensino Superior Público que tem ao dispor dos seus estudantes o Programa + Superior, que corresponde a uma bolsa atribuída pela DGES, como forma de incentivar e apoiar a frequência no ensino superior em regiões do país com menor expressão demográfica.
A par das bolsas de Apoio Social do IPVC e das bolsas e apoios por mérito, o Politécnico conta, ainda, com as Bolsas Fundação José Neves, destinadas a estudantes de CTeSP, mestrados e pós-graduações. Neste caso, a Fundação assegura o pagamento das propinas a estudantes, valor que só será retribuído por este quando e se tiver condições para o fazer de forma sustentada.
Mobilidade sustentável
O Politécnico de Viana do Castelo tem também ao dispor dos seus estudantes a Bira IPVC – bicicleta elétrica ou convencional cedida gratuitamente, mediante candidatura, à comunidade académica, mas também a docentes e pessoal não docente.
Os estudantes do IPVC beneficiam, ainda, do Bus Académico, um transporte escolar, de baixo custo, que faz a ligação entre as seis Escolas Superiores do Politécnico.
Fica aqui a conhecer com mais detalhe outras bolsas às quais te podes candidatar.
Gabinete de Acesso já está em funcionamento
Entretanto, já se encontra em funcionamento o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior do Politécnico de Viana do Castelo (GAES-IPVC). O GAES | IPVC integra a rede de Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior, coordenada pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES), e assegura o apoio a candidaturas a todo o sistema de Ensino Superior português – Concurso Nacional de Acesso, Regimes e contingentes Especiais.
O GAES | IPVC encontra-se disponível para todos os candidatos residentes no distrito de Viana do Castelo e está localizado no edifício dos Serviços Centrais do IPVC. Ao contrário do que acontecia até então, este ano, não se realizam marcações prévias. Os interessados terão de se dirigir ao Gabinete e aguardar a sua vez para o atendimento.
Dúvidas e pedidos de esclarecimentos podem ser remetidos para o e-mail: gabineteacesso@ipvc.pt. Está ainda disponível uma linha telefónica direta, igualmente para apoio e esclarecimentos aos candidatos: Tel.: 258 819 797 (direto) | WhatsApp: 969 366 400.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens e uma mulher suspeitos de integrarem um grupo organizado responsável por várias dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, com especial incidência em distritos do Norte e Centro do país, incluindo Viana do Castelo.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.