A ACCIONA foi adjudicada com a operação e manutenção de doze estações de tratamento de águas residuais (ETAR) no Alto Minho Interior, num contrato de 11,78 milhões de euros com duração de sete anos, com possibilidade de prorrogação por mais três.
 
 As instalações, localizadas nos concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Melgaço, Monção, Valença e Paredes de Coura, servem mais de 108 mil habitantes e incluem 66 estações elevatórias e 144 quilómetros de condutas.
Entre as melhorias previstas estão ações de sustentabilidade que visam reduzir resíduos, consumo de reagentes químicos e energia, bem como medidas para aumentar a fiabilidade das estações e minimizar os impactos ambientais da operação.
Algumas das ETAR incluídas no contrato, como as de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Barbeita, foram construídas pela própria ACCIONA. Este é o primeiro contrato da empresa com a Águas do Norte na operação e manutenção das suas infraestruturas, após ter sido recentemente adjudicada com projetos no Algarve e em Mafra.
A ACCIONA conta com vasta experiência em Portugal, tendo participado na construção de mais de 70 projetos, incluindo a Estação do Oriente, a ponte Infante D. Henrique e a barragem do Alqueva. No setor da água, a empresa já construiu mais de 30 ETAR e estações de água potável, destacando-se projetos como a ETAR de Alcantarilha, Sul-Ílhavo, Faro-Olhão, Companheira e Ermidas do Sado.
 
  Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro. O termo tem origem na expressão em inglês “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos), pois é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro.
 
  O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será palco este sábado, às 17h00, de um dos jogos mais aguardados da 9.ª jornada da Liga Feminina Placard, com o Santa Luzia FC a receber o SL Benfica. A partida terá transmissão em direto no Canal 11.
 
  A Câmara Municipal de Viana do Castelo esclareceu hoje dúvidas sobre o acesso do público e da comunicação social às reuniões do órgão municipal, após declarações recentes do vereador eleito pelo CHEGA, Eduardo Teixeira.
 
  Três nomes históricos da Associação de Futebol de Viana do Castelo foram homenageados numa cerimónia marcada pela emoção e gratidão. Jorge Sárria, antigo presidente da AFVC, e Fernando Costa Lima e Gomes Ribeiro receberam distinções especiais pelo contributo de uma vida dedicada à causa associativa.
 
  Docentes e estudantes do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) estiveram esta sexta-feira em várias escolas do Alto Minho para promover a literacia financeira junto de jovens do ensino básico e secundário.
 
  O Município de Caminha reforçou a sua aposta na gestão sustentável de resíduos com a aquisição de uma nova viatura elétrica dedicada à recolha de biorresíduos, num investimento de 68 mil euros (acrescido de IVA). Esta aquisição surge no âmbito do programa RecolhaBio, do Fundo Ambiental, ao qual o município apresentou uma candidatura bem-sucedida.
 
  A ACCIONA foi adjudicada com a operação e manutenção de doze estações de tratamento de águas residuais (ETAR) no Alto Minho Interior, num contrato de 11,78 milhões de euros com duração de sete anos, com possibilidade de prorrogação por mais três.