O Município de Caminha em articulação com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Conselho Diretivo dos Baldios de Arga de Baixo (ICNF) promoveu mais uma ação de fogo controlado no âmbito do Mecanismo de Apoio à Realização de Queimadas (MARQ). O objetivo principal era dar resposta à solicitação de pastores e criadores de gado, mas também reduzir a carga do combustível. A área intervencionada foi de 20 hectares.
A atividade contou com a participação, além do ICNF, do Gabinete Técnico Florestal do Município, dos bombeiros da corporação de Caminha, da equipa de Sapadores Florestais do concelho e do Corpo Nacional de Agentes Florestais.

Este tipo de ações é desenvolvido regularmente, mas integra também um conjunto de atividades previstas no âmbito da iniciativa “março, mês do ambiente e da sustentabilidade”. Neste contexto, decorre ainda, esta semana, o corte de invasoras – limpeza de percursos pedestres e cicláveis em Dem, Caminha, Vilarelho, Moledo e Cristelo e Venade e Azevedo. A organização está a cargo do Município de Caminha em parceria com os Sapadores Florestais.
A Associação Sócio Cultural de Moradores do Núcleo Habitacional da Abelheira esteve na Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde deu voz à tradição das janeiras, levando música, alegria e votos de um Feliz 2026 ao executivo municipal.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu um concurso para a atribuição de 32 habitações sociais, em regime de arrendamento apoiado, distribuídas pelas freguesias de Alvarães, Areosa, Barroselas e Darque. O período de apresentação de candidaturas decorre entre 2 e 27 de fevereiro de 2026.
A Juventude Viana manifestou publicamente a sua total solidariedade e apoio ao Sporting Clube Marinhense, na sequência da destruição do Pavilhão da Embra, na Marinha Grande, provocada pela passagem da Depressão Kristin.
O Comando Territorial da GNR em Viana do Castelo acolheu uma apresentação dedicada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental, organizada pelo Centro Clínico da GNR.
O Centro de Saúde de Melgaço está a passar por obras de reabilitação e ampliação, numa intervenção que visa modernizar as instalações e melhorar a capacidade de atendimento à população do concelho.
Viana do Castelo vai viver um fim de semana dedicado à dança com o Festival de Dança de Viana do Castelo, que decorre entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro. Os bilhetes estão disponíveis no Teatro Municipal Sá de Miranda, no Centro Cultural de Viana do Castelo (nos dias de espetáculo) e na plataforma bol.pt.
A Câmara Municipal de Monção lança uma nova iniciativa dedicada à promoção de hábitos saudáveis e à prática regular de exercício físico: o projeto “Caminhar Ativo”.