Direcionada para maiores de 50 anos a Academia Sénior CER, em Viana do Castelo, que visa a promoção e formação ao longo da vida já abriu as inscrições para o próximo ano letivo.
Criada em 2004, no âmbito da atividade de associação cultural, a Academia Sénior/CER tem apresentado uma oferta formativa diversificada, com currículos e horários flexíveis orientada por formadores habilitados.
Alicerçada numa rede de parceiros institucionais e entidades privadas, a Academia Sénior/CER promove sessões de formação formal em diferentes áreas do conhecimento, dinamizando diversos clubes, oficinas e ateliês.Visitas de estudo, viagens e convívios abertos a toda a comunidade também estão contemplados nesta Academia Sénior.
Desde 2009 que esta associação é membro da Rede de Universidades da Terceira Idade (Rutis) e está integrada na Rede de Excelência das Universidades e Academias Seniores.
Também estão abertas inscrições para o Clube de Leitura, Clube de Charadismo e Cruzadismo, Inglês, Alemão, Dança, Canto Coral, Oficina de Bordados em Papel, Upcycling e Ateliê de Pintura.
Os interessados devem dirigir-se até ao dia 11 de setembro, quarta-feira, à sede da associação (Largo do Instituto Histórico do Minho, junto à Sé Catedral de Viana do Castelo), entre as 10h30 e as 12h00 e/ou das 14h00 às 17h00.
Para conhecer as finalidades e a história deste projeto, consulte a página: https://cer.pt/academia-senior/.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.
No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.