A terceira edição da IPVC Power UP arrancou esta segunda-feira e prolonga-se até sábado. Ao longo destes seis dias, o Politécnico de Viana do Castelo recebe 25 estudantes do ensino secundário, oriundos de diversas instituições de ensino de norte a sul do país.
As Academias de Verão do IPVC, financiadas pelo PRR, são uma oportunidade para os estudantes conhecerem a oferta formativa do IPVC e visitarem a região do Alto Minho.
“Andar, Aprender e Amar”. São estes os três ingredientes fundamentais para uma vida saudável e plena. E foram estas as bandeiras para o primeiro dia da IPVC Power UP, a primeira Academia de Verão deste ano no Politécnico de Viana do Castelo.
Oriundos de norte a sul do país, 25 estudantes rumaram até Viana do Castelo e será no Alto Minho que vão passar os próximos dias. De hoje e até sábado, os estudantes do ensino secundário vão poder conhecer as seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo, visitar alguns dos principais locais da região e viver um sem número de experiências.
Esta tarde, na Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), durante a cerimónia de receção aos estudantes, a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, destacou as Academias de Verão do IPVC como uma oportunidade “de excelência” para os jovens alunos conhecerem a região e a oferta formativa do IPVC.
“As Academias de Verão do IPVC afiguram-se como uma ocasião para os estudantes poderem conhecer in loco a instituição e as suas seis Escolas, de forma a tomarem escolhas mais informadas e conscientes. Queremos que conheçam toda a nossa oferta formativa, percebam o que aqui podem aprender e que, na hora de apresentarem a candidatura ao ensino superior, possam tomar uma decisão informada.”
Do Algarve a Lisboa, de Santarém à Lourinhã, do Porto a Évora, passando pelos concelhos mais próximos como Braga, Esposende, Guimarães, Porto ou Gaia. Estes são os concelhos “mais representados” na edição deste ano da IPVC Power UP: “Estamos com muita expectativa para os próximos dias. Optámos pelo Politécnico de Viana do Castelo porque não conhecemos a região e vimos nesta uma oportunidade para conhecer a Instituição e a região”, foram destacando os estudantes nos primeiros momentos após chegar à Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), onde passaram o primeiro dia.
A terceira edição do IPVC Power UP é um projeto cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia | Impulso Jovem-BAITS.
A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta terça-feira 64 pessoas, numa megaoperação contra um grupo criminoso transnacional dedicado a burlas informáticas, branqueamento de capitais e fraude bancária. A investigação envolve perdas superiores a 14 milhões de euros.
O presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, foi distinguido com o Machado de Honra pela Liga dos Bombeiros Portugueses. A homenagem, atribuída como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da proteção civil e dos bombeiros, decorreu numa cerimónia marcada por palavras de gratidão e emoção.
Viana do Castelo volta a ser palco de uma das mais emblemáticas competições de pré-temporada no hóquei em patins nacional. Nos dias 19 e 20 de setembro, o Pavilhão José Natário acolhe o Torneio Zé Natário – Cidade de Viana do Castelo, uma iniciativa que, além da vertente desportiva, presta homenagem a um dos fundadores da Associação Juventude de Viana, José Natário.
Nesta quarta-feira, 18 de setembro, assinalam-se cinco anos desde o falecimento de D. Anacleto Oliveira, que serviu como 4.º Bispo da Diocese de Viana do Castelo entre 2010 e 2020. Para marcar esta data, será celebrada uma Missa de sufrágio pelas 18:00 horas, na Sé Catedral de Viana do Castelo.
Viana do Castelo vai contar, a partir da próxima terça-feira, 23 de setembro, com um novo sistema de transportes urbanos. Designado TuViana, o serviço representa uma reestruturação profunda da mobilidade no concelho, com o alargamento da rede, introdução de novas linhas e reforço da cobertura em áreas urbanas e escolares.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a levar a cabo, até 22 de setembro, uma operação nacional de fiscalização e sensibilização rodoviária direcionada para os comportamentos de risco associados à condução agressiva, com especial enfoque nos utilizadores de veículos de duas rodas a motor, como motociclos e ciclomotores.