A terceira edição da IPVC Power UP arrancou esta segunda-feira e prolonga-se até sábado. Ao longo destes seis dias, o Politécnico de Viana do Castelo recebe 25 estudantes do ensino secundário, oriundos de diversas instituições de ensino de norte a sul do país.
As Academias de Verão do IPVC, financiadas pelo PRR, são uma oportunidade para os estudantes conhecerem a oferta formativa do IPVC e visitarem a região do Alto Minho.
“Andar, Aprender e Amar”. São estes os três ingredientes fundamentais para uma vida saudável e plena. E foram estas as bandeiras para o primeiro dia da IPVC Power UP, a primeira Academia de Verão deste ano no Politécnico de Viana do Castelo.
Oriundos de norte a sul do país, 25 estudantes rumaram até Viana do Castelo e será no Alto Minho que vão passar os próximos dias. De hoje e até sábado, os estudantes do ensino secundário vão poder conhecer as seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo, visitar alguns dos principais locais da região e viver um sem número de experiências.
Esta tarde, na Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), durante a cerimónia de receção aos estudantes, a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, destacou as Academias de Verão do IPVC como uma oportunidade “de excelência” para os jovens alunos conhecerem a região e a oferta formativa do IPVC.
“As Academias de Verão do IPVC afiguram-se como uma ocasião para os estudantes poderem conhecer in loco a instituição e as suas seis Escolas, de forma a tomarem escolhas mais informadas e conscientes. Queremos que conheçam toda a nossa oferta formativa, percebam o que aqui podem aprender e que, na hora de apresentarem a candidatura ao ensino superior, possam tomar uma decisão informada.”
Do Algarve a Lisboa, de Santarém à Lourinhã, do Porto a Évora, passando pelos concelhos mais próximos como Braga, Esposende, Guimarães, Porto ou Gaia. Estes são os concelhos “mais representados” na edição deste ano da IPVC Power UP: “Estamos com muita expectativa para os próximos dias. Optámos pelo Politécnico de Viana do Castelo porque não conhecemos a região e vimos nesta uma oportunidade para conhecer a Instituição e a região”, foram destacando os estudantes nos primeiros momentos após chegar à Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), onde passaram o primeiro dia.
A terceira edição do IPVC Power UP é um projeto cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia | Impulso Jovem-BAITS.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.