A terceira edição da IPVC Power UP arrancou esta segunda-feira e prolonga-se até sábado. Ao longo destes seis dias, o Politécnico de Viana do Castelo recebe 25 estudantes do ensino secundário, oriundos de diversas instituições de ensino de norte a sul do país.
As Academias de Verão do IPVC, financiadas pelo PRR, são uma oportunidade para os estudantes conhecerem a oferta formativa do IPVC e visitarem a região do Alto Minho.
“Andar, Aprender e Amar”. São estes os três ingredientes fundamentais para uma vida saudável e plena. E foram estas as bandeiras para o primeiro dia da IPVC Power UP, a primeira Academia de Verão deste ano no Politécnico de Viana do Castelo.
Oriundos de norte a sul do país, 25 estudantes rumaram até Viana do Castelo e será no Alto Minho que vão passar os próximos dias. De hoje e até sábado, os estudantes do ensino secundário vão poder conhecer as seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo, visitar alguns dos principais locais da região e viver um sem número de experiências.
Esta tarde, na Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), durante a cerimónia de receção aos estudantes, a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, destacou as Academias de Verão do IPVC como uma oportunidade “de excelência” para os jovens alunos conhecerem a região e a oferta formativa do IPVC.
“As Academias de Verão do IPVC afiguram-se como uma ocasião para os estudantes poderem conhecer in loco a instituição e as suas seis Escolas, de forma a tomarem escolhas mais informadas e conscientes. Queremos que conheçam toda a nossa oferta formativa, percebam o que aqui podem aprender e que, na hora de apresentarem a candidatura ao ensino superior, possam tomar uma decisão informada.”
Do Algarve a Lisboa, de Santarém à Lourinhã, do Porto a Évora, passando pelos concelhos mais próximos como Braga, Esposende, Guimarães, Porto ou Gaia. Estes são os concelhos “mais representados” na edição deste ano da IPVC Power UP: “Estamos com muita expectativa para os próximos dias. Optámos pelo Politécnico de Viana do Castelo porque não conhecemos a região e vimos nesta uma oportunidade para conhecer a Instituição e a região”, foram destacando os estudantes nos primeiros momentos após chegar à Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), onde passaram o primeiro dia.
A terceira edição do IPVC Power UP é um projeto cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia | Impulso Jovem-BAITS.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.
Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.
A Juventude Viana desloca-se este sábado a Espinho, às 21h30, para enfrentar a Associação Académica de Espinho na 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
O Município de Ponte da Barca está a dar um passo importante na aproximação aos munícipes com a reestruturação e modernização do seu portal institucional. O objetivo é tornar a comunicação mais eficiente e melhorar o acesso aos serviços municipais.
Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.