A terceira edição da IPVC Power UP arrancou esta segunda-feira e prolonga-se até sábado. Ao longo destes seis dias, o Politécnico de Viana do Castelo recebe 25 estudantes do ensino secundário, oriundos de diversas instituições de ensino de norte a sul do país.
As Academias de Verão do IPVC, financiadas pelo PRR, são uma oportunidade para os estudantes conhecerem a oferta formativa do IPVC e visitarem a região do Alto Minho.
“Andar, Aprender e Amar”. São estes os três ingredientes fundamentais para uma vida saudável e plena. E foram estas as bandeiras para o primeiro dia da IPVC Power UP, a primeira Academia de Verão deste ano no Politécnico de Viana do Castelo.
Oriundos de norte a sul do país, 25 estudantes rumaram até Viana do Castelo e será no Alto Minho que vão passar os próximos dias. De hoje e até sábado, os estudantes do ensino secundário vão poder conhecer as seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo, visitar alguns dos principais locais da região e viver um sem número de experiências.
Esta tarde, na Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), durante a cerimónia de receção aos estudantes, a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, destacou as Academias de Verão do IPVC como uma oportunidade “de excelência” para os jovens alunos conhecerem a região e a oferta formativa do IPVC.
“As Academias de Verão do IPVC afiguram-se como uma ocasião para os estudantes poderem conhecer in loco a instituição e as suas seis Escolas, de forma a tomarem escolhas mais informadas e conscientes. Queremos que conheçam toda a nossa oferta formativa, percebam o que aqui podem aprender e que, na hora de apresentarem a candidatura ao ensino superior, possam tomar uma decisão informada.”
Do Algarve a Lisboa, de Santarém à Lourinhã, do Porto a Évora, passando pelos concelhos mais próximos como Braga, Esposende, Guimarães, Porto ou Gaia. Estes são os concelhos “mais representados” na edição deste ano da IPVC Power UP: “Estamos com muita expectativa para os próximos dias. Optámos pelo Politécnico de Viana do Castelo porque não conhecemos a região e vimos nesta uma oportunidade para conhecer a Instituição e a região”, foram destacando os estudantes nos primeiros momentos após chegar à Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), onde passaram o primeiro dia.
A terceira edição do IPVC Power UP é um projeto cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia | Impulso Jovem-BAITS.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.