O Município de Valença já inaugurou as novas instalações da Academia de Música Fortaleza de Valença (AMFV), no edifício do Bloco B, na Avenida da Juventude. A obra de reconversão do edifício implicou um investimento de aproximadamente 300 mil euros.
A intervenção, da Câmara Municipal de Valença, incidiu, sobretudo, no interior, com a reformulação dos espaços para novas funções.
“A partir de hoje, a Academia de Música da Fortaleza de Valença dispõe de umas instalações condizentes com a sua valia educativa, artística e cultural, com salas preparadas para aulas individuais ou de grupo; um auditório acusticamente preparado para as suas audições e espetáculos; e salas adequadas para professores, alunos e serviços administrativos”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, no ato da inauguração.
“Este é mais um equipamento ao dispor da comunidade valenciana e dos jovens, em particular, continuando o Município empenhado na concretização de novos equipamentos, que contribuam para o bem-estar da nossa população”, completou.

As novas instalações da AMFV constam de dois pisos. O piso superior dispõe de sete salas de formação musical e de instrumentos e o rés do chão conta com um auditório, recepção, sala de professores, sala de alunos, serviços administrativos, além de espaços de arrumação e instalações sanitárias.


A Academia de Música da Fortaleza de Valença é um estabelecimento de ensino especializado da música, integrado no ensino particular e cooperativo homologada, pelo Ministério da Educação e Ciência, em 2014. Atualmente, tem cerca de 300 alunos, 29 professores e quatro funcionários.
Da oferta da Academia constam o Curso de Iniciação em Música, o Curso Básico de Música, o Curso Secundário de Música e o Curso Livre de Instrumento. Para além destes cursos a Academia desenvolve uma intensa atividade cultural e formativa, em Valença, com projetos como as Oficinas de Música e o Projeto Fora da Pauta.
A Floresta Encantada da Porta do Mezio, em Arcos de Valdevez, voltou a superar expectativas e recebeu mais de 80 mil visitantes entre 28 de novembro de 2025 e 11 de janeiro de 2026. O evento, integrado na programação municipal Magia de Natal, tem-se destacado como um dos principais atrativos turísticos do concelho, gerando impacto significativo na restauração, alojamento e comércio local.
O sorteio das meias-finais da Taça de Portugal, realizado esta quinta-feira na Cidade do Futebol, garantiu desde já um dado histórico: a final da prova rainha contará obrigatoriamente com Fafe ou Torreense, duas equipas que nunca conquistaram o troféu e que asseguram uma final inédita no Estádio Nacional do Jamor.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, foi consagrado Campeão FIA Historic do Portugal Rally Series 2025, distinção atribuída na cerimónia de entrega de prémios realizada no passado 10 de janeiro, no Museu do Rali, em Fafe.
Vila Nova de Cerveira voltou a estar no centro das atenções do setor náutico nacional. O Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, visitou a Unidade Industrial de Barcos de Recreio da Brunswick Portugal, localizada no Polo I da Zona Industrial, acompanhado de dirigentes da empresa e do Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira.
Cerca de 50 crianças da Santa Casa da Misericórdia de Monção passaram pelo Edifício do Loreto para cantar os Reis ao executivo municipal e aos funcionários da Câmara Municipal, numa iniciativa que voltou a dar voz a uma das tradições mais enraizadas da região.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular apresentou esta manhã, em Viana do Castelo, o Relatório Socioeconómico Anual 2024, num encontro que decorreu na Biblioteca Municipal e que reuniu autarcas, técnicos e representantes de entidades económicas e sociais da região.
O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo promoveu uma ação de sensibilização contra o bullying na Escola Básica n.º 1 da Abelheira, em Viana do Castelo, no âmbito das iniciativas de proximidade desenvolvidas junto da comunidade escolar.