A Academia de Marinha e o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam, a 16 de maio, o colóquio "O Mar: Tradições e Desafios", uma iniciativa integrada nas Comemorações do Dia da Marinha, que, em 2025, ocorrem em Viana do Castelo, e no âmbito do PRR BDA – Blue Design Alliance, projeto que visa dinamizar a economia azul através da inovação, da tecnologia e da preservação dos recursos oceânicos.
A iniciativa vai decorrer na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), reunindo especialistas, investigadores, decisores e líderes institucionais num debate abrangente sobre o passado, o presente e o futuro do mar.
A sessão de abertura, marcada para as 9h30, irá contar com a presença do presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, do chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Jorge Nobre de Sousa, e do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, evidenciando a importância estratégica do mar para o desenvolvimento regional e nacional.
Uma agenda que cruza tecnologia, sustentabilidade, história marítima e património marítimo
Ao longo do dia, os participantes serão convidados a refletir sobre temáticas estruturantes, divididas por quatro painéis:
Entre os oradores convidados destacam-se investigadores da Marinha, da Academia de Marinha, do Instituto Hidrográfico, da Fundação Gil Eannes e do IPVC, como João Abrantes (coordenador da Unidade de Investigação proMetheus-IPVC) e Diogo Moreira (responsável pelo programa IPVC Ocean), que darão a conhecer o trabalho de ponta que está a ser desenvolvido na área das tecnologias oceânicas e da formação especializada para novas competências.
IPVC: uma instituição que aposta no mar como vetor de futuro
O colóquio afigura-se, ainda, como uma oportunidade para dar visibilidade aos vários projetos que o Politécnico de Viana do Castelo coordena no domínio da sustentabilidade marítima:
Estas iniciativas afirmam o IPVC como um protagonista incontornável no fortalecimento da economia azul, reforçando o seu compromisso com a valorização dos recursos marinhos, a inovação tecnológica e a coesão territorial.
O programa culmina com uma atuação do Quinteto Clássico da Banda da Armada e com uma visita ao Navio Gil Eannes, símbolo da tradição marítima de Viana do Castelo e exemplo vivo da ligação histórica de Portugal ao oceano.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.