A Academia de Marinha e o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam, a 16 de maio, o colóquio "O Mar: Tradições e Desafios", uma iniciativa integrada nas Comemorações do Dia da Marinha, que, em 2025, ocorrem em Viana do Castelo, e no âmbito do PRR BDA – Blue Design Alliance, projeto que visa dinamizar a economia azul através da inovação, da tecnologia e da preservação dos recursos oceânicos.
A iniciativa vai decorrer na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), reunindo especialistas, investigadores, decisores e líderes institucionais num debate abrangente sobre o passado, o presente e o futuro do mar.
A sessão de abertura, marcada para as 9h30, irá contar com a presença do presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, do chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Jorge Nobre de Sousa, e do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, evidenciando a importância estratégica do mar para o desenvolvimento regional e nacional.
Uma agenda que cruza tecnologia, sustentabilidade, história marítima e património marítimo
Ao longo do dia, os participantes serão convidados a refletir sobre temáticas estruturantes, divididas por quatro painéis:
Entre os oradores convidados destacam-se investigadores da Marinha, da Academia de Marinha, do Instituto Hidrográfico, da Fundação Gil Eannes e do IPVC, como João Abrantes (coordenador da Unidade de Investigação proMetheus-IPVC) e Diogo Moreira (responsável pelo programa IPVC Ocean), que darão a conhecer o trabalho de ponta que está a ser desenvolvido na área das tecnologias oceânicas e da formação especializada para novas competências.
IPVC: uma instituição que aposta no mar como vetor de futuro
O colóquio afigura-se, ainda, como uma oportunidade para dar visibilidade aos vários projetos que o Politécnico de Viana do Castelo coordena no domínio da sustentabilidade marítima:
Estas iniciativas afirmam o IPVC como um protagonista incontornável no fortalecimento da economia azul, reforçando o seu compromisso com a valorização dos recursos marinhos, a inovação tecnológica e a coesão territorial.
O programa culmina com uma atuação do Quinteto Clássico da Banda da Armada e com uma visita ao Navio Gil Eannes, símbolo da tradição marítima de Viana do Castelo e exemplo vivo da ligação histórica de Portugal ao oceano.
A edição de 2025 da Rampa do Monte do Faro coroa, com sucesso, um fim de semana que consagrou esta rampa, entre pilotos e aficionados do desporto automóvel de Portugal e Espanha.
José Albano anunciado, em 2024, como candidato do PSD à Câmara de Melgaço, vai concorrer nas eleições autárquicas deste ano pela coligação com o CDS-PP, a Aliança Democrática (AD), focado na atração de investimento privado para estancar “sangria populacional”.
Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.
De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.
O presidente da Câmara de Ponte da Barca apelou ao Governo para reverter a decisão de deslocalizar o segundo meio aéreo do Alto Minho para Portalegre, “para garantir a maior e melhor resposta no combate aos incêndios”.
Os 23 motoristas e quatro administrativos da Transcunha, atual concessionária dos transportes urbanos de Viana do Castelo, vão decidir em plenário se avançam para a greve para reclamar a sua integração no serviço que a câmara assume em setembro.
O Boavista, campeão nacional em 2000/01 e emblema histórico do futebol português, foi despromovido à II Liga em 2024/25 e falhou a inscrição nas provas profissionais, enfrentando agora uma queda administrativa para a Liga 3.