A Loja do Sol, loja solidária situada na Rua João Pinho, a poucos metros da Igreja Matriz, é o primeiro projeto do Rotaract Club de Monção, criado no passado mês de junho, sendo planeada e desenvolvida em colaboração com o Interact Club de Monção e o Rotary Club de Monção.
Inaugurada no dia 11 de setembro, tem como objetivo a angariação de fundos para o Projeto “Aldeia Feliz”, o qual consiste na construção de 6 salas de aula em Moçambique. O Vice-Presidente da CMM, João Oliveira, e a Vereadora da Educação da CMM, Daniela Fernandes, estiveram presentes na abertura.
Na Loja do Sol, podem-se encontrar artigos tão variados como peças de roupa para várias faixas etárias e géneros, livros, jogos para crianças, bijuterias etc. Naquele espaço, estará em exposição, mensalmente, uma pintura de um artista monçanense. Em setembro, está patente ao público um quadro de Ricardo de Campos.
O trabalho artístico encontra-se disponível para aquisição, sendo o respetivo montante revertido para o Projeto “Aldeia Feliz”. A Loja do Sol está aberta aos fins de semana: sábado, das 14h30 às 18h30, e domingo, das 10h00 às 12h00.
A Loja do Sol irradia solidariedade com a comunidade moçambicana de Matsinho, que poderá ver concretizada a construção das salas de aula, e com a comunidade monçanense, que poderá aceder a diversos bens, com preço simbólico e em bom estado de utilização. Denota, também, preocupação ambiental, uma vez que dará uma nova vida a artigos usados.
O Rotaract Club de Monção junta jovens, a partir de 18 anos, para trocarem ideias, ajudarem o próximo e divertirem-se ao longo do processo, vindo alargar a família do Rotary em Monção, que já contava com o Interact, constituído por jovens dos 12 aos 18 anos.
Horário | Sábado, das 14h30 às 18h30, e domingo, das 10h00 às 12h00.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.
No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.
Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.
Viana do Castelo vai ganhar um novo espaço cultural e educativo com a reabilitação da antiga residência feminina de estudantes, na Avenida Conde da Carreira, nº 20.
Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.