A Loja do Sol, loja solidária situada na Rua João Pinho, a poucos metros da Igreja Matriz, é o primeiro projeto do Rotaract Club de Monção, criado no passado mês de junho, sendo planeada e desenvolvida em colaboração com o Interact Club de Monção e o Rotary Club de Monção.
Inaugurada no dia 11 de setembro, tem como objetivo a angariação de fundos para o Projeto “Aldeia Feliz”, o qual consiste na construção de 6 salas de aula em Moçambique. O Vice-Presidente da CMM, João Oliveira, e a Vereadora da Educação da CMM, Daniela Fernandes, estiveram presentes na abertura.
Na Loja do Sol, podem-se encontrar artigos tão variados como peças de roupa para várias faixas etárias e géneros, livros, jogos para crianças, bijuterias etc. Naquele espaço, estará em exposição, mensalmente, uma pintura de um artista monçanense. Em setembro, está patente ao público um quadro de Ricardo de Campos.
O trabalho artístico encontra-se disponível para aquisição, sendo o respetivo montante revertido para o Projeto “Aldeia Feliz”. A Loja do Sol está aberta aos fins de semana: sábado, das 14h30 às 18h30, e domingo, das 10h00 às 12h00.
A Loja do Sol irradia solidariedade com a comunidade moçambicana de Matsinho, que poderá ver concretizada a construção das salas de aula, e com a comunidade monçanense, que poderá aceder a diversos bens, com preço simbólico e em bom estado de utilização. Denota, também, preocupação ambiental, uma vez que dará uma nova vida a artigos usados.
O Rotaract Club de Monção junta jovens, a partir de 18 anos, para trocarem ideias, ajudarem o próximo e divertirem-se ao longo do processo, vindo alargar a família do Rotary em Monção, que já contava com o Interact, constituído por jovens dos 12 aos 18 anos.
Horário | Sábado, das 14h30 às 18h30, e domingo, das 10h00 às 12h00.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.