O festival de música de Vilar de Mouros vai ter um museu que a Câmara de Caminha espera ter concluído e aberto ao público até maio de 2026, revelou o presidente da autarquia.
“No próximo ano, por esta altura, pode ser que já tenhamos aqui o museu”, avançou Rui Lages, presidente daquela Câmara do distrito de Viana do Castelo, na conferência de imprensa de apresentação do cartaz para 2025.
A Casa do Barrocas, adquirida pela Junta de Freguesia de Vilar de Mouros “há mais de 20 anos” vai acolher o museu, “um espaço de arte, cultura e vivências, dinâmico”, pensado para “honrar os 60 anos do festival”, afirmou.
“O espólio foi sendo reunido pela comunidade. Mas esperamos que este seja também um museu do futuro”, observou o autarca.
O museu vai ter como curador Fernando Zamith, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e a autarquia desafia “quem possa ter espólio do festival para o entregar à Câmara ou à junta de freguesia”.
Sobre o valor do investimento no museu, o presidente da Junta de Freguesia de Vilar de Mouros, Carlos Alves, disse apenas que “o edifício foi adquirido há mais de 20 anos, graças ao festival”, sem referir o montante envolvido.
Vilar de Mouros é o nome da aldeia minhota do concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo, que acolhe o “decano dos festivais de música na Península Ibérica”, segundo a organização.
O primeiro festival de música do país, lançado pelo médico António Barge, aconteceu em 1965 e começou por ser um evento de divulgação da música popular do Alto Minho e Galiza.
A edição de 1971, que lhe deu a fama de ‘Woodstock à portuguesa’, contou com a presença, entre outros, de Elton John e Manfred Mann.
De 15 a 22 de novembro, Viana do Castelo acolhe a 9.ª edição do Festival de Teatro, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento, que tem como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reúne este ano vários espetáculos de destaque nacional e internacional, reforçando o papel da cidade como referência no panorama cultural português.
A Juventude Viana continua a sua série de jogos em casa no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins e recebe este sábado, dia 15 de novembro, o Sobreira, no Pavilhão José Natário, às 21h30. O jogo será transmitido em direto pela Viana TV.
A Rádio Valdevez informou que a emissão na frequência 100.8 FM está temporariamente indisponível devido a problemas elétricos provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir na região.
O Festival de Teatro de Viana do Castelo inicia-se hoje, 15 de novembro, às 21h00, com o espetáculo “Ruy, a História Devida”, protagonizado por Ruy de Carvalho. Com texto de Paulo Coelho e encenação de Paulo Sousa Costa, a produção marca a homenagem a uma das figuras mais emblemáticas do teatro português.
O Município de Viana do Castelo vai aplicar vários condicionamentos de trânsito no centro da cidade ao longo da quadra natalícia, num conjunto de medidas que se prolonga até 11 de janeiro de 2026. As restrições visam garantir a segurança e o normal decorrer das iniciativas previstas no âmbito da animação de Natal.
De 17 a 23 de novembro, o Município de Ponte de Lima vai celebrar a Semana da Floresta Autóctone com um vasto programa de atividades dedicadas à valorização e preservação do património florestal do concelho.
A dupla de humoristas Quim Roscas & Zeca Estacionâncio apresenta-se esta noite, sábado, dia 15, no Centro Cultural de Viana do Castelo, para mais um espetáculo integrado na tour que tem percorrido vários pontos do país.