A Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria Maior de Viana do Castelo abriu esta terça-feira concurso público, pelo preço base de 1,1 milhões de euros, para recuperação da igreja de Santo António, em avançado estado de degradação.
De acordo com o anúncio publicado em Diário da República (DR), a empreitada de valorização, conservação e restauro da igreja de Santo António tem um prazo de execução de 420 dias.
O prazo para apresentação das propostas termina às 17h00 do dia 11 de julho, sendo que os concorrentes são obrigados a mantê-las durante 66 dias a contar daquela data.
Em risco de colapso há vários anos, a também conhecida como igreja do Convento de Santo António foi construída em 1625, sendo considerada um exemplar único da época, descrito pelos especialistas como possuindo “características arquitetónicas muito importantes“, apesar do seu avançado estado de degradação.
Por precaução, o templo, que era propriedade da Câmara de Viana do Castelo e foi cedido à Fábrica da Igreja de Santa Maria Maior, está fechado há mais década e meia.
Em 2012, um relatório do extinto Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR) apontava para o risco de “derrocada” ao nível da parede norte e dos telhados daquele templo. Posteriormente foram realizadas intervenções para evitar o colapso.
Em 2013, a Direção-Geral do Património Cultural iniciou o processo de classificação do templo.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para prestar homenagem ao jovem futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, recentemente consagrado Campeão do Mundo Sub-17 pela Seleção Nacional. A iniciativa reconhece o percurso do atleta, a sua dedicação ao desporto e o mérito alcançado ao mais alto nível do futebol internacional.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.