A Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago, em colaboração com diversos Municípios, está a preparar uma peregrinação coletiva por etapas a Santiago de Compostela através do Caminho Português de Santiago Central - Porto e Norte, com partida na Sé do Porto, a acontecer durante o mês de outubro de 2024.
As duas fases da peregrinação que envolvem o Município de Ponte de Lima e atravessam o território limiano realizam-se nos seguintes dias:
19 de outubro de 2024 (sábado) – Etapa de Barcelos a Ponte de Lima (30km)
26 de outubro de 2024 (sábado) – Etapa de Ponte de Lima a Valença (38km)
As inscrições são gratuitas e está assegurado o transporte dos peregrinos no final de cada etapa até ao local de partida.
O período de inscrições termina a 14 de outubro (para a etapa Barcelos-Ponte de Lima) e a 21 de outubro (para a etapa Ponte de Lima-Valença).
As inscrições já estão abertas e devem ser submetidas através do formulário disponível em https://forms.gle/chctzCbny2Jr6QW39
O número de lugares disponíveis é limitado e as inscrições serão analisadas por ordem de chegada. Como tal, os interessados deverão aguardar resposta, pela mesma via, sobre o resultado da sua inscrição.
Para mais informações, ver com a Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago:
Facebook da AACPS: https://www.facebook.com/AACPSantiago
Facebook do evento: https://www.facebook.com/events/414977534945579/?ref=newsfeed
e-Mail: acps@caminhoportuguesdesantiago.com
Telefone: (+351) 258 931 161 (chamada para rede fixa nacional)
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, recebe este sábado, às 21h30, um dos jogos mais aguardados dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. A Juventude Viana defronta o Sporting Clube de Tomar, num encontro que promete grande intensidade e forte apoio das bancadas.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
O Aquamuseu do Rio Minho abriu uma nova exposição dedicada à lampreia, espécie emblemática da região e valorizada na gastronomia minhota. “A Pesca da Lampreia Marinha no Rio Minho” estará em exibição até 31 de março.
O presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Pedro Dominguinhos, visitou em dezembro passado as obras das residências académicas do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), um investimento histórico superior a 20 milhões de euros que permitirá disponibilizar cerca de mil camas a estudantes já no ano letivo 2026/27.
A Câmara Municipal de Monção iniciou a instalação de uma nova sinalética urbana no centro histórico da vila, apostando numa imagem mais moderna, atrativa e uniforme, alinhada com a Marca Monção. A intervenção integra-se no plano de requalificação do espaço público e visa atualizar e otimizar a informação existente, reforçando a imagem de modernidade e sustentabilidade do concelho.
O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Polícia Marítima (PM) receberam seis novas motas de salvamento marítimo, numa cerimónia realizada na Casa da Balança, nas Instalações Centrais da Marinha, em Lisboa.
O Politécnico de Viana do Castelo inaugura um mestrado pioneiro em Enfermagem Veterinária Médico-Cirúrgica, oferecendo, pela primeira vez em Portugal, uma formação que integra a intervenção clínica em diversas espécies: pecuária, equinos, animais de companhia, selvagens e exóticos.