Logo
Regional

Abertas candidaturas para obras originais de jovens do Norte de Portugal e Galiza

29 Fevereiro, 2024 | 12:20
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A 10.ª edição do prémio Nortear arrancou hoje e até 19 de julho está aberta às candidaturas de jovens dos 16 aos 36 anos da eurorregião Galiza-Norte de Portugal com uma obra original escrita em português ou galego.

“A edição de 2024 tem uma dotação financeira de 3.000 euros para o vencedor e a publicação da obra em português e em galego”, revelou hoje o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal (GNP), numa iniciativa conjunta com a Consellería de Cultura, Educación, Formación Profesional e Universidades da Junta da Galiza e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Norte, I.P.

Podem participar “jovens entre os 16 e 36 anos de idade, nascidos ou residentes na Galiza ou no Norte de Portugal”, acrescenta.

As obras devem ser escritas em português, “segundo o novo acordo ortográfico”, ou em língua galega, “segundo a normativa ortográfica vigente publicada pela Real Academia Galega”, no género do relato curto.

A obra original a apresentar deve ter entre cinco mil a oito mil palavras.

Para o AECT, “10 anos despois, o premio Nortear é um exemplo destacado de espaço cultural único na Eurorregião, além de ser uma plataforma de lançamento para os jovens escritores da Eurorregião”.

O prémio distingue anualmente obras literárias originais e visa “incentivar a criatividade literária entre os residentes na Galiza e no Norte de Portugal e promover internacionalmente a distribuição de obras literárias”.

“Nas nove edições de êxito do prémio Nortear realizadas até à data, apresentaram-se cerca de 400 obras de jovens dos dois territórios”, indica o AECT.

Os nove vencedores das anteriores edições do prémio Nortear foram: Lara Dopazo, Rui Cerqueira Coelho, Cecília Santomé, Sara Brandão, Sabela Varela, Célia Fraga, Pedro Rodríguez Villar, Marta Pais de Oliveira e Vicente Vázquez.

O projeto Nortear “é um polo cultural de referência na Europa no âmbito da cooperação transfronteiriça”, sendo co-financiado pelo Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP).

O AECT-GNP, a Consellería de Cultura, Educación, Formación Profesional e Universidades da Junta da Galicia e a CCDR-Norte I.P. “colaboram de forma continuada, promovendo diferentes atividades com o objetivo do conhecimento mútuo da cultura, a literatura e a criação artística em geral, em ambos os territórios”, explica o AECT.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 21 Julho, 2024

Jovem limiano reforça equipa masculina de sub-19 do Sporting

Limiano Rodrigo Quintiães, de 17 anos, é o novo reforço da equipa de Sub-19 do Sporting Clube de Portugal.

Cultura 21 Julho, 2024

Feira do Livro de Ponte de Lima termina hoje

A XVIII Feira do Livro de Ponte de Lima, a decorrer na Expolima, termina hoje.

Música 20 Julho, 2024

Banda vianense estreia-se na Casa da Música

A banda Coisa Mansa, com músicos de Viana do Castelo, vai estar no Porto, na Casa da Música, no evento "Verão da Casa", iniciativa que, até setembro, dá palco a dezenas de propostas musicais em diferentes formatos.

Desporto 20 Julho, 2024

Ponte de Lima homenageia Fernando Pimenta e Hélio Lucas com mural de Arte Urbana

O Município de Ponte de Lima promoveu a execução de um mural de Arte Urbana em homenagem a Fernando Pimenta e Hélio Lucas, num dos pilares da Ponte Nossa Senhora da Guia.

Nacional 20 Julho, 2024

Tribunal decreta serviços mínimos para greve na CP dias 22 e 24 de julho

O Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos de 20% para a greve na CP - Comboios de Portugal, convocada por vários sindicatos, entre as 00h00 e as 24h00 dos dias 22 e 24 de julho.

Regional 20 Julho, 2024

Mulher de 30 anos residente em Mazarefes foi detida pela PSP por suspeitas dos crimes de burla

Uma mulher de 30 anos, desempregada, residente na freguesia de Mazarefes, em Viana do Castelo, foi detida pela PSP, na sexta-feira, por suspeitas dos crimes de burla, furto, abuso de confiança, abuso de cartão de garantia ou dados de pagamento e falsidade informática.

Desporto 20 Julho, 2024

Portugal joga com Azerbaijão nos play-offs de acesso ao Euro2025 feminino

A seleção portuguesa feminina de futebol vai defrontar o Azerbaijão na primeira ronda dos play-offs de acesso ao Campeonato da Europa de 2025, ditou o sorteio realizado na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça.