Logo
Regional

Abertas candidaturas para a 10ª edição do prémio Nortear

16 Março, 2024 | 9:25
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A 10.ª edição do prémio Nortear já arrancou e até 19 de julho estão abertas às candidaturas, de jovens dos 16 aos 36 anos da eurorregião Galiza-Norte de Portugal, com uma obra original escrita em português ou galego.

“A edição de 2024 tem uma dotação financeira de 3.000 euros para o vencedor e a publicação da obra em português e em galego”, revelou hoje o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal (GNP), numa iniciativa conjunta com a Consellería de Cultura, Educación, Formación Profesional e Universidades da Junta da Galiza e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Norte, I.P.

Podem participar “jovens entre os 16 e 36 anos de idade, nascidos ou residentes na Galiza ou no Norte de Portugal”, acrescenta.

As obras devem ser escritas em português, “segundo o novo acordo ortográfico”, ou em língua galega, “segundo a normativa ortográfica vigente publicada pela Real Academia Galega”, no género do relato curto.

A obra original a apresentar deve ter entre cinco mil a oito mil palavras.

Para o AECT, “10 anos despois, o premio Nortear é um exemplo destacado de espaço cultural único na Eurorregião, além de ser uma plataforma de lançamento para os jovens escritores da Eurorregião”.

O prémio distingue anualmente obras literárias originais e visa “incentivar a criatividade literária entre os residentes na Galiza e no Norte de Portugal e promover internacionalmente a distribuição de obras literárias”.

“Nas nove edições de êxito do prémio Nortear realizadas até à data, apresentaram-se cerca de 400 obras de jovens dos dois territórios”, indica o AECT.

Os nove vencedores das anteriores edições do prémio Nortear foram: Lara Dopazo, Rui Cerqueira Coelho, Cecília Santomé, Sara Brandão, Sabela Varela, Célia Fraga, Pedro Rodríguez Villar, Marta Pais de Oliveira e Vicente Vázquez.

O projeto Nortear “é um polo cultural de referência na Europa no âmbito da cooperação transfronteiriça”, sendo co-financiado pelo Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP).

O AECT-GNP, a Consellería de Cultura, Educación, Formación Profesional e Universidades da Junta da Galicia e a CCDR-Norte I.P. “colaboram de forma continuada, promovendo diferentes atividades com o objetivo do conhecimento mútuo da cultura, a literatura e a criação artística em geral, em ambos os territórios”, explica o AECT.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Junho, 2024

Coro Sementes de Deus vence concurso para criação do “Hino Jotas de Viana”

Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal nos ‘oitavos’ do Euro2024 após vitória frente à Turquia

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.

Regional 22 Junho, 2024

Marcha da Ribeira atua este sábado no Largo Maestro José Pedro em Viana do Castelo

A União das Freguesias de Viana do Castelo, Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela está a organizar as XXXI Jornadas de Arte Popular, que decorrem, até 3 de agosto.

Nacional 22 Junho, 2024

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria fechadas no domingo

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria estarão fechadas no domingo no país, o dia com o maior número desses serviços encerrados, de acordo com a escala até à próxima quinta-feira divulgada pelo Ministério da Saúde.

Internacional 22 Junho, 2024

Escola de Monserrate solidária com São Tomé e Príncipe

O Agrupamento de Monserrate acedeu ao desafio lançado pela professora Elisabete Freixo e colaborou ativamente na doação de flautas musicais e material escolar para a “Casa Fiz do Mundo – São Tomé”.

Nacional 22 Junho, 2024

Parlamento aprova fim de portagens nas ex-SCUT

O parlamento aprovou em votação final global a proposta do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT e nos troços "onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança".

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal luta hoje com a Turquia pela passagem aos oitavos de final do Euro2024

Portugal pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024, na Alemanha, se vencer a Turquia que, tal como a equipa lusa, qualifica-se ganhando.