O Centro Cultural de Paredes de Coura em parceria com o Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, promove uma chamada aberta para apoiar a criação e circulação na área do circo contemporâneo. O prazo de candidaturas foi prolongado até 3 de abril.
O prolongamento do prazo das candidaturas foi anunciado pelo Município de Paredes de Coura através das redes sociais.
A parceria visa a cocriação de um espetáculo de circo contemporâneo que terá estreia nos dois equipamentos culturais em novembro de 2024, com a expetativa de integrar a rede de programação internacional de La Nuit du Cirque, bem como no contexto dos festivais Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira — e O Mundo ao Contrário, em Paredes de Coura, ambos em 2025.
Esta chamada aberta de circo contemporâneo desafia artistas e companhias, nacionais, a apresentar projetos direcionados ao público geral, com facilidade de circulação para apresentação em contextos interior e exterior. O projeto selecionado receberá uma retribuição financeira de apoio à criação e dois períodos de residência artística: um em Santa Maria da Feira e outro em Paredes de Coura. O projeto usufrui de mentoria artística de João Paulo Santos.
Não existe limite de elementos envolvidos em cada proposta, no entanto, é salvaguardado um valor orçamental máximo para implementação do projeto selecionado, o qual deverá ter ainda em consideração as características físicas e técnicas dos referidos equipamentos culturais.
As candidaturas deverão ser submetidas até ao dia 3 de abril através do preenchimento do formulário disponível em https://cineteatro.cm-feira.pt/ e em www.paredesdecoura.pt/locais/centro-cultural. As candidaturas deverão ser enviadas por email para noitedocirco@gmail.com.
Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.
De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.
O presidente da Câmara de Ponte da Barca apelou ao Governo para reverter a decisão de deslocalizar o segundo meio aéreo do Alto Minho para Portalegre, “para garantir a maior e melhor resposta no combate aos incêndios”.
Os 23 motoristas e quatro administrativos da Transcunha, atual concessionária dos transportes urbanos de Viana do Castelo, vão decidir em plenário se avançam para a greve para reclamar a sua integração no serviço que a câmara assume em setembro.
O Boavista, campeão nacional em 2000/01 e emblema histórico do futebol português, foi despromovido à II Liga em 2024/25 e falhou a inscrição nas provas profissionais, enfrentando agora uma queda administrativa para a Liga 3.
O Benfica sagrou-se campeão português de futsal pela nona vez, ao vencer o Sporting, no quinto e decisivo jogo da final do campeonato, por 4-3, quebrando o ciclo de quatro títulos dos rivais.
O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), Manoel Batista, participou no evento de apresentação pública do projeto "Gerês-Xurés Mais Sustentável", que decorreu na cidade de Ourense, Galiza.