Na qualidade de parceiro do projeto europeu "ENVIRONMENTAL CULTURE" - Mobilidade Jovem, o Município de Vila Nova de Cerveira tem a decorrer o processo de candidatura para a participação de uma jovem cerveirense (sexo feminino), entre os 18 e 25 anos, no intercâmbio de jovens agendado para a Sardenha (Itália), de 20 a 26 de maio. Trata-se de uma segunda fase de recrutamento, após um dos jovens já selecionados ter manifestado incompatibilidade com a nova data do evento, inicialmente previsto para outubro passado.
Durante este encontro internacional, 30 jovens de 5 países europeus são desafiados a analisar e a debater temas emergentes relacionados com a sustentabilidade ambiental, a relação dos jovens com a natureza e as suas raízes culturais. Sendo uma oportunidade única para a interligação e cooperação entre jovens de diferentes nacionalidades, está estipulado que as competências adquiridas pelos jovens participantes sejam validadas através dos instrumentos de certificação do programa ERASMUS +: Youth pass e Europass Curriculum Vitae.
De acordo com as novas Normas de Participação, aprovadas em reunião de câmara desta terça-feira, são destinatários elegíveis para participar neste concurso, jovens do sexo feminino residentes e/ou naturais em/de Vila Nova de Cerveira com idade mínima de 18 anos (a 29 de fevereiro do corrente ano) e máxima de 25 anos. O recrutamento e seleção de apenas uma jovem do sexo feminino visa dar cumprimento às regras de equidade do género estipuladas em candidatura.
O período de candidaturas decorre entre esta sexta-feira, 1 de março e as 23h59 do dia 08 de março, remetendo os documentos necessários para investimento.adl@cm-vncerveira.pt
Aprovado em 2023, o projeto “ENVIRONMENTAL CULTURE” (2023-1-IT03-KA152-YOU-000148860) é financiado pela Agência Italiana da Juventude, enquadrado no programa ERASMUS +, com um consórcio composto pelo Município de Vila Nova de Cerveira, pela Comune di Tramatza – Itália (coordenador do projeto), Ayuntamiento de Montserrat – Espanha, Asociatia Se Poate – Roménia e Associação Green Art (Turquia).
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.