Na qualidade de parceiro do projeto europeu "ENVIRONMENTAL CULTURE" - Mobilidade Jovem, o Município de Vila Nova de Cerveira tem a decorrer o processo de candidatura para a participação de uma jovem cerveirense (sexo feminino), entre os 18 e 25 anos, no intercâmbio de jovens agendado para a Sardenha (Itália), de 20 a 26 de maio. Trata-se de uma segunda fase de recrutamento, após um dos jovens já selecionados ter manifestado incompatibilidade com a nova data do evento, inicialmente previsto para outubro passado.
Durante este encontro internacional, 30 jovens de 5 países europeus são desafiados a analisar e a debater temas emergentes relacionados com a sustentabilidade ambiental, a relação dos jovens com a natureza e as suas raízes culturais. Sendo uma oportunidade única para a interligação e cooperação entre jovens de diferentes nacionalidades, está estipulado que as competências adquiridas pelos jovens participantes sejam validadas através dos instrumentos de certificação do programa ERASMUS +: Youth pass e Europass Curriculum Vitae.
De acordo com as novas Normas de Participação, aprovadas em reunião de câmara desta terça-feira, são destinatários elegíveis para participar neste concurso, jovens do sexo feminino residentes e/ou naturais em/de Vila Nova de Cerveira com idade mínima de 18 anos (a 29 de fevereiro do corrente ano) e máxima de 25 anos. O recrutamento e seleção de apenas uma jovem do sexo feminino visa dar cumprimento às regras de equidade do género estipuladas em candidatura.
O período de candidaturas decorre entre esta sexta-feira, 1 de março e as 23h59 do dia 08 de março, remetendo os documentos necessários para investimento.adl@cm-vncerveira.pt
Aprovado em 2023, o projeto “ENVIRONMENTAL CULTURE” (2023-1-IT03-KA152-YOU-000148860) é financiado pela Agência Italiana da Juventude, enquadrado no programa ERASMUS +, com um consórcio composto pelo Município de Vila Nova de Cerveira, pela Comune di Tramatza – Itália (coordenador do projeto), Ayuntamiento de Montserrat – Espanha, Asociatia Se Poate – Roménia e Associação Green Art (Turquia).
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.