A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela) vai promover a realização do concurso “Maio Florido”.
1. Âmbito do concurso:
O Concurso “Maio Florido” abrange toda a área geográfica da União das Freguesias de Viana do Castelo e realiza-se no dia 1 de Maio de 2023;
2. Concorrentes:
Podem candidatar-se ao concurso todas as entidades mencionadas nos números seguintes:
a) Todos os Estabelecimentos de Ensino;
b) Todas as Instituições, Associações;
c) Todas as Casas Comerciais e Particulares.
3. Colocação das Coroas: As coroas (Maias) deverão ser confecionadas e colocadas
na noite de 30 de Abril de 2023, na janela, porta, varanda, ou na entrada principal
do edifício;
4. Prazo de inscrição:
Os concorrentes podem fazer a sua inscrição na sede e polos da União das Freguesias (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, ou por email, até às 17:00 horas do dia 27 de Abril;
5. Normas:
A coroa tem obrigatoriamente de ser confecionada em giestas, cobertas de flores naturais preferencialmente campestres, rematadas com laços de tecido, papel ou crepe, não sendo permitido o uso de materiais plásticos ou seus sucedâneos.
6. As coroas que não respeitarem os materiais previstos no nº 5 do presente regulamento serão liminarmente desclassificadas;
7. Composição do júri:
O júri será constituído por elementos, do executivo da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela;
8. Avaliação:
Tendo em vista permitir ao júri avaliar com maior rigor e justiça, serão fotografadas todas as coroas na presença do júri.
9. Decisão:
Posteriormente o júri reunirá para proceder à seleção e decisão das coroas tendo em consideração o sentido estético e a originalidade.
Prémios: Serão atribuídos prémios aos três melhores classificados participantes dos Estabelecimentos de Ensino e Associações e três melhores particulares.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.