A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela) vai promover a realização do concurso “Maio Florido”.
1. Âmbito do concurso:
O Concurso “Maio Florido” abrange toda a área geográfica da União das Freguesias de Viana do Castelo e realiza-se no dia 1 de Maio de 2023;
2. Concorrentes:
Podem candidatar-se ao concurso todas as entidades mencionadas nos números seguintes:
a) Todos os Estabelecimentos de Ensino;
b) Todas as Instituições, Associações;
c) Todas as Casas Comerciais e Particulares.
3. Colocação das Coroas: As coroas (Maias) deverão ser confecionadas e colocadas
na noite de 30 de Abril de 2023, na janela, porta, varanda, ou na entrada principal
do edifício;
4. Prazo de inscrição:
Os concorrentes podem fazer a sua inscrição na sede e polos da União das Freguesias (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, ou por email, até às 17:00 horas do dia 27 de Abril;
5. Normas:
A coroa tem obrigatoriamente de ser confecionada em giestas, cobertas de flores naturais preferencialmente campestres, rematadas com laços de tecido, papel ou crepe, não sendo permitido o uso de materiais plásticos ou seus sucedâneos.
6. As coroas que não respeitarem os materiais previstos no nº 5 do presente regulamento serão liminarmente desclassificadas;
7. Composição do júri:
O júri será constituído por elementos, do executivo da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela;
8. Avaliação:
Tendo em vista permitir ao júri avaliar com maior rigor e justiça, serão fotografadas todas as coroas na presença do júri.
9. Decisão:
Posteriormente o júri reunirá para proceder à seleção e decisão das coroas tendo em consideração o sentido estético e a originalidade.
Prémios: Serão atribuídos prémios aos três melhores classificados participantes dos Estabelecimentos de Ensino e Associações e três melhores particulares.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.