A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela) vai promover a realização do concurso “Maio Florido”.
1. Âmbito do concurso:
O Concurso “Maio Florido” abrange toda a área geográfica da União das Freguesias de Viana do Castelo e realiza-se no dia 1 de Maio de 2023;
2. Concorrentes:
Podem candidatar-se ao concurso todas as entidades mencionadas nos números seguintes:
a) Todos os Estabelecimentos de Ensino;
b) Todas as Instituições, Associações;
c) Todas as Casas Comerciais e Particulares.
3. Colocação das Coroas: As coroas (Maias) deverão ser confecionadas e colocadas
na noite de 30 de Abril de 2023, na janela, porta, varanda, ou na entrada principal
do edifício;
4. Prazo de inscrição:
Os concorrentes podem fazer a sua inscrição na sede e polos da União das Freguesias (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, ou por email, até às 17:00 horas do dia 27 de Abril;
5. Normas:
A coroa tem obrigatoriamente de ser confecionada em giestas, cobertas de flores naturais preferencialmente campestres, rematadas com laços de tecido, papel ou crepe, não sendo permitido o uso de materiais plásticos ou seus sucedâneos.
6. As coroas que não respeitarem os materiais previstos no nº 5 do presente regulamento serão liminarmente desclassificadas;
7. Composição do júri:
O júri será constituído por elementos, do executivo da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela;
8. Avaliação:
Tendo em vista permitir ao júri avaliar com maior rigor e justiça, serão fotografadas todas as coroas na presença do júri.
9. Decisão:
Posteriormente o júri reunirá para proceder à seleção e decisão das coroas tendo em consideração o sentido estético e a originalidade.
Prémios: Serão atribuídos prémios aos três melhores classificados participantes dos Estabelecimentos de Ensino e Associações e três melhores particulares.
As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.