A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela) vai promover a realização do concurso “Maio Florido”.
1. Âmbito do concurso:
O Concurso “Maio Florido” abrange toda a área geográfica da União das Freguesias de Viana do Castelo e realiza-se no dia 1 de Maio de 2023;
2. Concorrentes:
Podem candidatar-se ao concurso todas as entidades mencionadas nos números seguintes:
a) Todos os Estabelecimentos de Ensino;
b) Todas as Instituições, Associações;
c) Todas as Casas Comerciais e Particulares.
3. Colocação das Coroas: As coroas (Maias) deverão ser confecionadas e colocadas
na noite de 30 de Abril de 2023, na janela, porta, varanda, ou na entrada principal
do edifício;
4. Prazo de inscrição:
Os concorrentes podem fazer a sua inscrição na sede e polos da União das Freguesias (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, ou por email, até às 17:00 horas do dia 27 de Abril;
5. Normas:
A coroa tem obrigatoriamente de ser confecionada em giestas, cobertas de flores naturais preferencialmente campestres, rematadas com laços de tecido, papel ou crepe, não sendo permitido o uso de materiais plásticos ou seus sucedâneos.
6. As coroas que não respeitarem os materiais previstos no nº 5 do presente regulamento serão liminarmente desclassificadas;
7. Composição do júri:
O júri será constituído por elementos, do executivo da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela;
8. Avaliação:
Tendo em vista permitir ao júri avaliar com maior rigor e justiça, serão fotografadas todas as coroas na presença do júri.
9. Decisão:
Posteriormente o júri reunirá para proceder à seleção e decisão das coroas tendo em consideração o sentido estético e a originalidade.
Prémios: Serão atribuídos prémios aos três melhores classificados participantes dos Estabelecimentos de Ensino e Associações e três melhores particulares.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.