Logo
Regional

A Romaria d’Agonia vai realizar-se, pela primeira vez, em nove dias de festa

15 Fevereiro, 2023 | 15:15
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A Romaria d’Agonia vai realizar-se em 2023, pela primeira vez, em nove dias de festa, de 14 a 22 de agosto, face à cada vez maior afluência, distribuindo os vários quadros já emblemáticos, e como forma de potenciar a atração turística de Viana do Castelo.

“A festa já se tornou tão grande que justifica mais dias, para podermos dedicar mais atenção aos quadros
principais e evitar dias de concentração de vários eventos e até de sobreposição. Espaçando esses quadros será possível dar-lhes mais visibilidade e ao mesmo tempo permitir a quem nos visita poder também usufruir de Viana do Castelo”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia.

O arranque da festa em 2023 será dado a 05 de agosto, sábado, pelas 16h00, com a abertura da XXI edição da Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia. O programa oficial de nove dias começa a 14 de agosto, segunda-feira, com a Praça da Música, na Praça da Liberdade, pelas 22h00.

Nos dias 15 e 16 de agosto os destaques vão, respetivamente para o Festival Folclórico, na Praça da Liberdade, e para a Festa do Traje, no Centro Cultural de Viana do Castelo. “A festa já antes se vivia, nos dias anteriores e prolongava-se além do calendário oficial. Ao alargamos os dias, estamos criar mais condições de segurança e de comodidade, que são também ajustadas à grandeza que a Romaria alcançou em cerca de 250 anos de história”, justifica António Cruz.

No dia 17 de agosto, quinta-feira, pelas 08h30, acontece a primeira Alvorada na Praça da República, seguindo- se concertos musicais na cidade. Às 11h00 terá lugar a apresentação de cumprimentos ao Executivo Municipal e, pelas 12h00, a primeira revista de gigantones e cabeçudos. Ainda no mesmo dia, o destaque principal vai para o Desfile da Mordomia pelas ruas de Viana do Castelo, com saída prevista as 16h00 do Palácio dos Cunhas; e à noite, o espetáculo musical com “Sons do Minho”, na Praça da Liberdade, pelas 22h00, e a primeira sessão de fogo-de-artifício, pelas 24h00, no Campo d’Agonia.

No dia 18 de agosto, sexta-feira, estão previstas as habituais alvoradas e revistas de gigantones e cabeçudos, além de concertos musicais na cidade. Da parte da tarde realiza-se a tradicional Procissão Solene com saída do Santuário de Nossa Senhora d’Agonia, pelas 16h00, do Desfile “Vamos para o Festival”, pelas 21h00, seguido do Festival Folclórico no Palco da Praça da Liberdade e à meia-noite nova sessão de fogo-de-artifício no Jardim Marginal.

O dia 19 de agosto, sábado, é marcado, por um dos momentos emblemáticos da Romaria, o Cortejo Histórico- Etnográfico, com saída às 16h00. À noite teremos o desfile de grupos de bombos e cabeçudos na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, e o espetáculo musical com “Augusto Canário e Amigos”, no Campo da Senhora d’Agonia, às 22h00. Durante a noite inicia-se a confeção dos “Tapetes Floridos” nas ruas da Ribeira, e terá lugar nova sessão de fogo-de-artifício, pelas 24h00, designado por Fogo do Meio ou da Santa, a partir do Campo d’Agonia.

O dia 20 de agosto, domingo, dia da padroeira, a manhã é dedicado à visita às ruas da Ribeira para admirar os “Tapetes Floridos”, cuidadosamente preparados durante toda a noite e que serão percorridos durante a tarde no regresso dos andores a terra após a Procissão ao Mar. O dia termina com mais um Festival Folclórico na Praça da Liberdade seguido da tradicional “Serenata” no rio Lima.

A extensão do programa oficial prevê ainda mais atividades no dia 21 de agosto, segunda-feira, e o encerramento oficial da XXI “Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia” no dia 22 de agosto, terça-feira, pelas 22h00 com um concerto musical.

A devoção à Senhora d’Agonia iniciou-se em 1751, com a entrada da imagem na Capela do Bom Jesus. Em 1783, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu faculdade e licença para todos os anos se celebrar nesta capela, no dia 20 de agosto, uma Missa Solene, data que a cidade de Viana elegeu como Feriado Municipal e que se comemora desde então.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Nacional 18 Abril, 2024

Ministra avalia dificuldades na aquisição de vacinas pelas Unidades Locais de Saúde

A ministra da Saúde disse, esta quarta-feira, desconhecer formalmente a existência de ruturas de vacinas, mas espera que a Direção Executiva forneça a “informação necessária” para avaliar dificuldades que Unidades Locais de Saúde possam estar a ter para as adquirir.

Desporto 17 Abril, 2024

FC Porto volta a vencer Guimarães e vai disputar final da Taça de Portugal com o Sporting

O FC Porto avançou para a final da Taça da Portugal em futebol, ao vencer o Vitória de Guimarães, por 3-1, na segunda mão das ‘meias’, indo defender frente ao Sporting o troféu conquistado nas duas últimas edições.

Regional 17 Abril, 2024

Colisão envolvendo autocarro e táxi fere 5 crianças e um adulto em Viana do Castelo

Uma colisão que envolveu um autocarro e um táxi hoje, em Darque, Viana do Castelo, provocou ferimentos ligeiros em cinco crianças e um adulto, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários.

Regional 17 Abril, 2024

Trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente em “fase bastante adiantada”

Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.

Nacional 17 Abril, 2024

Desmantelada em Portugal e Espanha rede de narcotráfico e branqueamento

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Regional 17 Abril, 2024

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho. 

Regional 17 Abril, 2024

Ponte de Lima: Museu dos Terceiros expõe festa e procissão de Nossa Senhora das Dores

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, inaugura, esta sexta-feira, pelas 18h00, a exposição "A Festa e Procissão de Nossa Senhora das Dores em Ponte de Lima" que “põe em evidência a devoção” do concelho àquela santa, foi hoje divulgado.