Para o próximo ano letivo, o Politécnico de Viana do Castelo tem abertas mais de duas mil vagas, distribuídas por 27 licenciaturas e 24 CTeSP. A primeira fase de candidaturas termina hoje e existem 2.179 razões para entrar no Politécnico de Viana do Castelo
A juntar a uma oferta formativa diversificada e desenhada em articulação com o tecido empresarial, o IPVC tem, ainda, um conjunto de bolsas e apoios aos quais os estudantes também já se podem candidatar. Não percas esta
oportunidade de ingressar no ensino superior público!
São 2.179 as oportunidades para ingressar no Politécnico de Viana do Castelo já no próximo ano letivo. Trata-se do número de vagas que o IPVC tem ao dispor em licenciaturas e CTeSP.
As candidaturas estão a decorrer e, no caso das licenciaturas, essas são feitas na página da DGES até ao dia de hoje. Quanto ao CTeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais, as candidaturas decorrem no portal do Politécnico de Viana do Castelo até 21 de agosto.
Para o ano letivo 2023/24, o Politécnico de Viana do Castelo tem ao dispor dos estudantes 27 licenciaturas e 24 CTeSP, em áreas que vão desde a Educação, às Artes, à Gerontologia e ao Cinema Digital, passando pela Agronomia, a Biotecnologia e a Enfermagem Veterinária, sem esquecer o Design, as Engenharias, a Gestão e o Turismo.
Mas a oferta formativa do Politécnico não fica por aqui: o IPVC oferece formação superior também nas áreas da Contabilidade e Fiscalidade, Marketing, Enfermagem e Desporto e Lazer.
A juntar a um leque diversificados de cursos, Artes e Cinema Digital e Gastronomia e Artes Culinárias, nas licenciaturas, e Artes e Fabricação Digital, Impressão 3D e Maquinação Automática, Sistemas Elétricos de Energia, Marketing Digital e E-Commerce, nos CTeSP, são as novas formações do IPVC para as quais já te podes candidatar.
Ao todo, são mais de meia centena de opções, entre licenciaturas e CTeSP, para escolheres o IPVC como o teu Ponto de Partida! E todas essas opções foram trabalhadas e construídas em estreita articulação com
o tecido empresarial, visando dar resposta, através da formação de mão de obra qualificada, aos principais anseios dos empregadores.
Mas as novidades para 2023/24 não ficam por aqui. O novo ano letivo arranca com bolsas e apoios para os estudantes do Politécnico de Viana do Castelo. Trata-se de bolsas de incentivo atribuídas no âmbito do
Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que se traduzem num apoio financeiro para comparticipação de encargos com deslocações para estágios e propinas, mas também para premiar o estudante do Alto Minho
a ingressar no IPVC com a melhor PAP na área das TIC.
Dentro das bolsas de incentivo encontram-se também as Bolsas de Igualdade, atribuídas a alunas que ingressem em cursos mais frequentados por alunos e vice-versa.
Mas há muitas outras razões para escolheres o IPVC. O Politécnico de Viana do Castelo é uma das poucas instituições de Ensino Superior Público que tem ao dispor dos seus estudantes o Programa + Superior,
bolsa atribuída pela DGES, que visa incentivar e apoiar a frequência no ensino superior em regiões do país com menor expressão demográfica.
A par das bolsas de Apoio Social do IPVC e das bolsas e apoios por mérito, o Politécnico conta, ainda, com as Bolsas Fundação José Neves, destinadas a estudantes de CTeSP, mestrados e pós-graduações. Neste caso, a Fundação assegura o pagamento das propinas a estudantes, valor que só será retribuído por este quando e se tiver condições para o fazer de forma sustentada.
O Politécnico de Viana do Castelo tem também ao dispor dos seus estudantes a Bira IPVC – bicicleta elétrica ou convencional cedida gratuitamente, mediante candidatura, à comunidade académica, mas também a docentes e pessoal não docente.
Os estudantes do IPVC beneficiam, ainda, do Bus Académico, um transporte escolar, de baixo custo, que faz a ligação entre as seis Escolas Superiores do Politécnico.
A jovem futebolista Matilde Silva, natural de Viana do Castelo, deu um importante passo na sua carreira desportiva ao assinar contrato de formação com o Sport Lisboa e Benfica, integrando oficialmente o plantel Sub-15 feminino do clube encarnado.
O mês de novembro chega a Paredes de Coura com o sabor e o aconchego do tradicional “Cozido à Moda de Coura”, mas também com um vasto programa cultural que promete aquecer os dias frios de outono.
A Juventude Viana volta este sábado a entrar em ação no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins. A equipa vianense recebe, no Pavilhão José Natário, o Famalicense AC, num encontro agendado para as 21h30, com transmissão em direto na Viana TV.
Ontem, dia em que o mundo celebra a cooperação entre comunidades e o compromisso com um futuro mais sustentável, inclusivo e resiliente, realizou-se a reunião do Steering Committee do Viana STARTS.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima inaugura no dia 3 de novembro a mostra documental “Livros com cheiro a Natal”, que estará aberta ao público até 25 de dezembro de 2025. A iniciativa pretende aproximar a comunidade da leitura e celebrar o espírito natalício através de uma seleção de obras que exploram diferentes universos literários.
O espetáculo "Ouve-me de Perto como se Te Tocasse", da Companhia de Teatro Comédias do Minho, está hoje em cena em Valença, propondo ao público uma experiência teatral fora do habitual.
O Pavilhão José Natário recebe esta tarde, às 17h00, um dos jogos de maior destaque da 9.ª jornada da Liga Feminina Placard, com o Santa Luzia FC a enfrentar o SL Benfica, líder isolado e invicto da competição.