Para o próximo ano letivo, o Politécnico de Viana do Castelo tem abertas mais de duas mil vagas, distribuídas por 27 licenciaturas e 24 CTeSP. A primeira fase de candidaturas termina hoje e existem 2.179 razões para entrar no Politécnico de Viana do Castelo
A juntar a uma oferta formativa diversificada e desenhada em articulação com o tecido empresarial, o IPVC tem, ainda, um conjunto de bolsas e apoios aos quais os estudantes também já se podem candidatar. Não percas esta
oportunidade de ingressar no ensino superior público!
São 2.179 as oportunidades para ingressar no Politécnico de Viana do Castelo já no próximo ano letivo. Trata-se do número de vagas que o IPVC tem ao dispor em licenciaturas e CTeSP.
As candidaturas estão a decorrer e, no caso das licenciaturas, essas são feitas na página da DGES até ao dia de hoje. Quanto ao CTeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais, as candidaturas decorrem no portal do Politécnico de Viana do Castelo até 21 de agosto.
Para o ano letivo 2023/24, o Politécnico de Viana do Castelo tem ao dispor dos estudantes 27 licenciaturas e 24 CTeSP, em áreas que vão desde a Educação, às Artes, à Gerontologia e ao Cinema Digital, passando pela Agronomia, a Biotecnologia e a Enfermagem Veterinária, sem esquecer o Design, as Engenharias, a Gestão e o Turismo.
Mas a oferta formativa do Politécnico não fica por aqui: o IPVC oferece formação superior também nas áreas da Contabilidade e Fiscalidade, Marketing, Enfermagem e Desporto e Lazer.
A juntar a um leque diversificados de cursos, Artes e Cinema Digital e Gastronomia e Artes Culinárias, nas licenciaturas, e Artes e Fabricação Digital, Impressão 3D e Maquinação Automática, Sistemas Elétricos de Energia, Marketing Digital e E-Commerce, nos CTeSP, são as novas formações do IPVC para as quais já te podes candidatar.
Ao todo, são mais de meia centena de opções, entre licenciaturas e CTeSP, para escolheres o IPVC como o teu Ponto de Partida! E todas essas opções foram trabalhadas e construídas em estreita articulação com
o tecido empresarial, visando dar resposta, através da formação de mão de obra qualificada, aos principais anseios dos empregadores.
Mas as novidades para 2023/24 não ficam por aqui. O novo ano letivo arranca com bolsas e apoios para os estudantes do Politécnico de Viana do Castelo. Trata-se de bolsas de incentivo atribuídas no âmbito do
Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que se traduzem num apoio financeiro para comparticipação de encargos com deslocações para estágios e propinas, mas também para premiar o estudante do Alto Minho
a ingressar no IPVC com a melhor PAP na área das TIC.
Dentro das bolsas de incentivo encontram-se também as Bolsas de Igualdade, atribuídas a alunas que ingressem em cursos mais frequentados por alunos e vice-versa.
Mas há muitas outras razões para escolheres o IPVC. O Politécnico de Viana do Castelo é uma das poucas instituições de Ensino Superior Público que tem ao dispor dos seus estudantes o Programa + Superior,
bolsa atribuída pela DGES, que visa incentivar e apoiar a frequência no ensino superior em regiões do país com menor expressão demográfica.
A par das bolsas de Apoio Social do IPVC e das bolsas e apoios por mérito, o Politécnico conta, ainda, com as Bolsas Fundação José Neves, destinadas a estudantes de CTeSP, mestrados e pós-graduações. Neste caso, a Fundação assegura o pagamento das propinas a estudantes, valor que só será retribuído por este quando e se tiver condições para o fazer de forma sustentada.
O Politécnico de Viana do Castelo tem também ao dispor dos seus estudantes a Bira IPVC – bicicleta elétrica ou convencional cedida gratuitamente, mediante candidatura, à comunidade académica, mas também a docentes e pessoal não docente.
Os estudantes do IPVC beneficiam, ainda, do Bus Académico, um transporte escolar, de baixo custo, que faz a ligação entre as seis Escolas Superiores do Politécnico.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.