Logo
Regional

A primeira fase de candidaturas ao Ensino Superior Público termina hoje

7 Agosto, 2023 | 10:49
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Para o próximo ano letivo, o Politécnico de Viana do Castelo tem abertas mais de duas mil vagas, distribuídas por 27 licenciaturas e 24 CTeSP. A primeira fase de candidaturas termina hoje e existem 2.179 razões para entrar no Politécnico de Viana do Castelo

A juntar a uma oferta formativa diversificada e desenhada em articulação com o tecido empresarial, o IPVC tem, ainda, um conjunto de bolsas e apoios aos quais os estudantes também já se podem candidatar. Não percas esta
oportunidade de ingressar no ensino superior público!

São 2.179 as oportunidades para ingressar no Politécnico de Viana do Castelo já no próximo ano letivo. Trata-se do número de vagas que o IPVC tem ao dispor em licenciaturas e CTeSP.

As candidaturas estão a decorrer e, no caso das licenciaturas, essas são feitas na página da DGES até ao dia de hoje. Quanto ao CTeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais, as candidaturas decorrem no portal do Politécnico de Viana do Castelo até 21 de agosto.

Para o ano letivo 2023/24, o Politécnico de Viana do Castelo tem ao dispor dos estudantes 27 licenciaturas e 24 CTeSP, em áreas que vão desde a Educação, às Artes, à Gerontologia e ao Cinema Digital, passando pela Agronomia, a Biotecnologia e a Enfermagem Veterinária, sem esquecer o Design, as Engenharias, a Gestão e o Turismo.

Mas a oferta formativa do Politécnico não fica por aqui: o IPVC oferece formação superior também nas áreas da Contabilidade e Fiscalidade, Marketing, Enfermagem e Desporto e Lazer.

A juntar a um leque diversificados de cursos, Artes e Cinema Digital e Gastronomia e Artes Culinárias, nas licenciaturas, e Artes e Fabricação Digital, Impressão 3D e Maquinação Automática, Sistemas Elétricos de Energia, Marketing Digital e E-Commerce, nos CTeSP, são as novas formações do IPVC para as quais já te podes candidatar.

Ao todo, são mais de meia centena de opções, entre licenciaturas e CTeSP, para escolheres o IPVC como o teu Ponto de Partida! E todas essas opções foram trabalhadas e construídas em estreita articulação com
o tecido empresarial, visando dar resposta, através da formação de mão de obra qualificada, aos principais anseios dos empregadores.

Mas as novidades para 2023/24 não ficam por aqui. O novo ano letivo arranca com bolsas e apoios para os estudantes do Politécnico de Viana do Castelo. Trata-se de bolsas de incentivo atribuídas no âmbito do
Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que se traduzem num apoio financeiro para comparticipação de encargos com deslocações para estágios e propinas, mas também para premiar o estudante do Alto Minho
a ingressar no IPVC com a melhor PAP na área das TIC.

Dentro das bolsas de incentivo encontram-se também as Bolsas de Igualdade, atribuídas a alunas que ingressem em cursos mais frequentados por alunos e vice-versa.

Mas há muitas outras razões para escolheres o IPVC. O Politécnico de Viana do Castelo é uma das poucas instituições de Ensino Superior Público que tem ao dispor dos seus estudantes o Programa + Superior,
bolsa atribuída pela DGES, que visa incentivar e apoiar a frequência no ensino superior em regiões do país com menor expressão demográfica.

A par das bolsas de Apoio Social do IPVC e das bolsas e apoios por mérito, o Politécnico conta, ainda, com as Bolsas Fundação José Neves, destinadas a estudantes de CTeSP, mestrados e pós-graduações. Neste caso, a Fundação assegura o pagamento das propinas a estudantes, valor que só será retribuído por este quando e se tiver condições para o fazer de forma sustentada.

O Politécnico de Viana do Castelo tem também ao dispor dos seus estudantes a Bira IPVC – bicicleta elétrica ou convencional cedida gratuitamente, mediante candidatura, à comunidade académica, mas também a docentes e pessoal não docente.

Os estudantes do IPVC beneficiam, ainda, do Bus Académico, um transporte escolar, de baixo custo, que faz a ligação entre as seis Escolas Superiores do Politécnico.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Fevereiro, 2026

Mercado imobiliário em Viana do Castelo dispara 16,8% em um ano

Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança campanha solidária para apoiar vítimas da tempestade Kristin

O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Paredes de Coura celebra fevereiro com cultura, teatro e tradições do Entrudo

Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo: Reunião camarária aborda revisão orçamental, mobilidade e protocolos sociais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.

Cultura 2 Fevereiro, 2026

Viana Jazz entre os 10 melhores festivais ibéricos

O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Valença desafia casais a eternizar o amor em concurso de fotografia

Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Escuteiros de Viana do Castelo apoiam populações afetadas pela depressão Kristin

A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.